Responsabilidade socioambiental

Grupo Accor lançou novo programa de desenvolvimento sustentável

O Grupo hoteleiro francês Accor apresentou recentemente no Rio de Janeiro um novo programa de desenvolvimento sustentável, “Planet 21”, que remete aos desafios urgentes que devem ser abordados pela Rede durante este século, bem como a necessidade de mudar métodos de produção e consumo para preservar a humanidade e o ecossistema. O programa é composto por 21 compromissos, integrados em sete pilares, cada um com três objetivos quantificáveis, adotados pela Accor para 2015, como treinamento de funcionários sobre a prevenção de doenças em 95% dos hotéis, promoção de pratos equilibrados em 80% dos estabelecimentos, uso de produtos com rótulo ecológico em 85% dos hotéis e redução do uso da água e energia em hotéis próprios e alugados de 15% e 10%, respectivamente.

 O Chairman e CEO do Grupo Accor, Denis Hennequin, explica que no exato momento em que o Grupo passa por uma forte expansão, com o objetivo de se tornar referência na indústria hoteleira, nós reafirmamos nossa escolha por um crescimento responsável, capaz de gerar valor agregado para todos. “Com o ‘Planet 21’, nós colocamos a ‘hospitalidade sustentável’ no centro da estratégia, desenvolvimento e inovação de nosso Grupo. Eu estou convencido de que o desenvolvimento sustentável nos guiará para um novo modelo de negócios. O programa fortalece a competitividade de nossas marcas, serve de atrativo para nossos clientes e aumenta o engajamento de nossos colaboradores”, completou Hennequin.

Desde 1994, quando criou o departamento de meio ambiente, a Accor adota diversas medidas para contribuir  com o desenvolvimento das comunidades locais e reduzir o consumo de água, energia e o impacto ambiental de seus hotéis. Com este programa, a Rede reafirma o papel estratégico do desenvolvimento sustentável em seu negócio. “Para atingir os 21 compromissos assumidos pelo Grupo, é essencial envolver nossos clientes com o objetivo de avançar ainda mais rápido e multiplicar nossos resultados”, destacou o CEO da Accor para a América Latina, Roland de Bonadona.

O programa tem o intuito de incentivar os clientes a fazer parte das ações e realizações dos empreendimentos, prevendo assim um programa de comunicação, que ocorrerá desde o momento da reserva de quartos, até o serviço de restaurantes, onde os hóspedes receberão uma série de mensagens com linguagem amigável sobre o programa, com a proposta de motivar e contribuir ativamente com as ações do hotel com gestos simples, por meio de sugestões amigáveis que estimulem a participação.

Para garantir a credibilidade do programa, só os hotéis que estão em conformidade com determinado nível de desempenho em termos de desenvolvimento sustentável poderão usar as mensagens do Planet 21. Estes hotéis serão avaliados através de uma lista de 65 pontos de controle ou de reconhecidas certificações externas.

Sendo atualmente impossível tratar as questões de desenvolvimento sustentável de uma maneira puramente intuitiva, a Accor coordenou duas pesquisas internacionais, sem precedentes, procurando obter informações completas e objetivas. Assim, em 2011, o Grupo realizou um estudo sobre sua pegada ambiental que permite medir com precisão o impacto ambiental de sua operação, definir as ações prioritárias e os novos desafios. Esse trabalho foi precedido por uma pesquisa sobre as expectativas dos clientes internacionais do hotel em relação ao assunto, e demonstrou que o desenvolvimento sustentável é um critério de escolha cada vez maior para clientes turísticos e comerciais.

A Vice-presidente sênior de Desenvolvimento sustentável e academias da Accor, Sophie Flak, ressalta que 70% das principais contas corporativas ligadas ao grupo, incluem o desenvolvimento sustentável em sua política de escolha de fornecedores e um a cada dois clientes diz levar em consideração dito critério na hora de escolher o hotel. “Usamos esses resultados para a implementação do Planet 21: um programa social e ambiental com metas específicas que une os nossos funcionários e oferece aos nossos clientes a oportunidade de participação”, finalizou a executiva.

 

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