Trade

Foz do Iguaçu obtém a melhor nota entre destinos fora de capitais

A cidade de Foz do Iguaçu, obteve a melhor nota entre todos os 38 destinos turísticos indutores fora das capitais. O anúncio ocorreu ontem (13/06), na entrega do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, durante a 3ª Assembleia Geral Ordinária da Anseditur – Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores, evento que precedeu a abertura do Fit/Cataratas – Festival Internacional de Turismo.

A avaliação foi realizada pelo Mtur – Ministério do Turismo, FGV – Fundação Getúlio Vargas e o Sebrae – Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas. No total 65 destinos foram analisados entre capitais e não capitais. Entre as capitais, São Paulo e Recife empataram na primeira colocação.

O desempenho das cidades foi medido através de 13 aspectos: infraestrutura, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais, políticas públicas, cooperação regional, economia local e monitoramento.

Desta premiação será elaborado um estudo, fornecendo um diagnóstico do turismo brasileiro, o que permitirá ações planejadas do Ministério do Turismo no grupo de destinos importantes para a atividade econômica no país.

O prêmio foi recebido pelo secretário de Turismo, Felipe Gonzalez. Na opinião dele, o desempenho comprova o bom momento do turismo iguaçuense no cenário nacional e coroa o trabalho da Gestão Integrada, que promove ações conjuntas entre a iniciativa privada e o setor público.

O executivo destaca também que a cidade está demonstrando o potencial turístico dentro do cenário nacional. “A premiação é um reconhecimento ao trabalho da Gestão Integrada do turismo, que desde a sua implantação, conseguiu brilhantes resultados como: aumento da malha aérea, aumento nas taxas de visitação através da promoção do destino em vários países, a conquista do título de uma das Sete Maravilhas da Natureza, a captação do X Games 2013 e inúmeros investimentos públicos e privados, que transformaram a cidade em um dos melhores locais para atender os visitantes”, comentou Gonzalez.

O presidente do Comtur – Conselho Municipal de Turismo, Jaime Nascimento, lembrou que  “a premiação representa um desafio, pois Foz do Iguaçu dá mais um passo para se consolidar como  vitrine turística mundial, o que também vai exigir ainda mais avanços na infraestrutura e no atendimento aos turistas”.

O coordenador de Regionalização do Ministério do Turismo, Philippe Figueiredo, fez questão de esclarecer que o índice não se trata apenas de um ranking, mas sim uma auto-análise dos destinos, para reconhecerem as ações que precisam ser intensificadas e onde há os maiores aspectos positivos. “Foz do Iguaçu é um ‘peso pesado’ no turismo”, finaliza o executivo.

 

Se você estivesse nos seguindo pelo twitter teria recebido esta informação em tempo real. Venha nos seguir, acesse www.twitter.com/revistahoteis ou então pelo Facebook acessando nossa página através do link http://migre.me/4G5ac . Conheça também nossa página no Flickr acessando o link http://migre.me/4DT8x e no Tribt http://tribt.net/profile/revistahoteis

Publicidade
Fispal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA