Federação de Convention & Visitors Bureaux do Rio fundam nova entidade
No dia 15 de setembro com o nome de Caminhos dos Jesuitas C&VB, a FC&VBRJ – Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro, fundou junto com empresários locais da região, o 22°Convention do estado que contemplará 6 cidades; Mangaratiba, Itaguaí, Seropédica, Paracambi, Rio Claro e Piraí, fortalecendo ainda mais o turismo do estado.
Nesta região todos os municípios envolvidos, tem o turismo histórico e cultural baseado primariamente, na história e no caminho dos Jesuítas, através das inúmeras fazendas e marcos históricos existentes. A nova entidade nasce com o objetivo de representar a classe da região, analisar, propor inovações, estruturar, fortalecer e aumentar a representatividade do segmento de turismo. Além das questões históricas, a região também oferece, com riqueza de possibilidades, natureza em abundância, ecoturismo, turismo de aventura e turismo rural através da agricultura familiar, além da própria Represa de Ribeirão das Lajes e sua vasta possibilidade de exploração turística. “A intenção agora é convocarmos uma reunião de diretoria para estabelecermos, em conjunto, os primeiros passos para desenvolver as estratégias necessárias para a sustentabilidade financeira, além dos planos operacionais, comerciais e de marketing, e assim acessar e propor as devidas parcerias, convênios e associações com os trades turísticos municipais, estaduais e nacional.” afirma Akira Taguti, Presidente do Caminhos dos Jesuitas C&VB.
O estado do Rio de Janeiro concentra o maior número de entidades atuantes voltados para o turismo no Brasil. “Nós estamos seguindo o que está no estatuto, ampliar a rede de C&VB, trazendo empresas de turismo para estarem associadas. Estamos levando conhecimento, expertise, desenvolvimento e trabalho para região.” afirma Marco Navega, presidente da FC&VBRJ. Os Convention & Visitors Bureaux são entidades privadas, sem fins lucrativos, que têm o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social das cidades onde são instalados, através do incentivo, promoção, divulgação e capacitação à atividade turística.