Publicidade
Trofeu fornecedor

Expedição Fartura chega ao Ceará em parceria com o Senac

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 2 minutos

O Projeto Fartura – Gastronomia do Brasil, que realiza festivais em todo o país, tem seu ponto de partida em expedições de pesquisa, nas quais curadores vão em busca de ingredientes, produtos, personagens e, principalmente, histórias. E até o dia 7 de novembro, a Expedição Fartura estará no Ceará a fim de dar visibilidade a tradições da gastronomia local.

Publicidade
Altenburg

Em parceria com o Senac Ceará, e sob o comando da curadora Carolina Daher e dos chefs João Lima e Ivan Prado, o objetivo desta viagem é mostrar em âmbito nacional os valores culturais do Estado por meio da gastronomia, apresentar os processos produtivos dos ingredientes, dos pratos regionais e contar as histórias dos personagens envolvidos. Todo o processo é registrado em vídeo e se transformará em uma websérie a ser transmitida nos canais digitais do projeto. “O Ceará tem feito um trabalho muito bonito dentro do resgate e da valorização da gastronomia local, existem vários projetos incentivando este setor”, conta a curadora Carolina Daher.

Expedição fartura chega ao Ceará em parceria com o Senac

Projeto desbrava cidades em busca de ingredientes, personagens e histórias – Foto: Carolina Daher

Publicidade
Harus 1

Para mostrar a fundo cultura alimentar do Ceará, a Expedição Fartura vai a lugares que mantêm essa tradição e desembarca em Mungulu para conhecer o café do Sítio São Roque; passa pela fazenda Cogumelos Guaramiranga, pra saber mais do shimeji nativo; a parada seguinte é a Quixeramobim, onde visita a produção do Queijo do Tonho. Seguindo viagem, a comitiva vai até Juazeiro do Norte e Santana do Cariri para conhecer a Festa da Renovação. Os bastidores são mostrados nas redes sociais do Projeto Fartura e, em breve, o público poderá conferir a websérie sobre as descobertas da Expedição Fartura no Ceará.

Publicidade
Onity

Sobre a Plataforma Fartura – Gastronomia Do Brasil

A Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil tem o objetivo de mapear o caminho do ingrediente, da sua origem até o prato, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia. A Plataforma Fartura consiste em:

Expedições Fartura: viagens que já percorreram mais de 90,5 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas.

Conteúdo gastronômico: o conhecimento é disponibilizado no site e redes sociais, premiados vídeos e livros, programas de rádio e em projetos customizados.

Festivais Fartura: a celebração do projeto são os festivais, nos quais há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Os eventos acontecem em nove cidades: Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e Lisboa.

Publicidade
Soluções RH

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA