MercadoÚltimas Notícias

Cresce a busca por profissões do segmento turístico

Interesse nas carreiras acompanha tendência positiva do setor, que vem gerando vagas de emprego

O segmento do turismo vem apresentando crescimento no Brasil. Ao longo de 2023, de acordo com a Embratur, o país registrou alta de 7,5% no índice de atividades turísticas em relação ao ano anterior. Para 2024, a previsão também é de crescimento, com os números já se mostrando positivos, apresentando aumento de 9% no número de turistas que vieram passar a virada de ano no país.

Publicidade
Ameris

Com o aquecimento do setor, todas as áreas relacionadas acabam crescendo, incluindo a geração de empregos e a valorização das profissões do segmento. Em 2023, o turismo foi responsável pela criação de mais de 214 mil vagas de trabalho formal no Brasil, segundo dados do Ministério do Turismo. Em consonância com a tendência, houve um aumento nas buscas do Google relacionadas às profissões e aos cursos de aprimoramento na área. Ao longo do trimestre, as buscas por “curso de hotelaria” aumentaram em 123% e as por “curso técnico de turismo” cresceram em 52%. Outras profissões essenciais para o setor tiveram destaque, como a procura por “curso de piloto de avião” e por “curso de comissário de bordo” crescendo em 86% e em 83% respectivamente.

Publicidade
Harus

Os números foram levantados pela Onlinecurriculo, plataforma especializada em currículos online, que buscou entender o movimento dos profissionais do segmento e a tendência de crescimento do setor. Com o destaque do ramo de turismo e o aumento da oferta de vagas, cresce o interesse pela área, com oportunidades para quem tem interesse em atuar no segmento ou se especializar para ter uma melhor colocação no mercado.

Um pouco sobre as profissões

As buscas no Google por “hotelaria” tiveram um crescimento de 83% ao longo do último ano, considerando o período de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024. A remuneração da carreira hoteleira também atraiu pesquisas, com o termo “hotelaria salário” chegando a 171% de crescimento durante o ano. O hoteleiro será o responsável por liderar a equipe do estabelecimento, sendo encarregado pela contratação, orientação e supervisão dos colaboradores. Também é quem administra as questões financeiras do local, organizando questões como compras e manutenção, para que tudo se mantenha em funcionamento. Desta forma, na sua atuação, o hoteleiro se relaciona com serviços de acomodação, alimentação, recreação e lazer.

O técnico de turismo, ou guia turístico, é a pessoa que acompanha grupos em passeios, viagens e excursões, podendo essas serem nacionais ou internacionais. A partir de um roteiro criado previamente, o guia deve orientar os visitantes pelo local a ser conhecido, apresentando os detalhes dos pontos turísticos e trazendo informações históricas sobre os locais visitados. Também pode atuar como agente de viagens, auxiliando as pessoas que pretendem viajar a criar um roteiro para seus destinos. A procura por “técnico de turismo” alcançou crescimento de 27% durante os últimos doze meses e de 100% ao longo do trimestre. Buscas relacionadas também tiveram expressão, com a pesquisa por “curso para guia de turismo” crescendo em 85% e “técnico em guia de turismo” aumentando em 57% durante os últimos doze meses.

Publicidade
Clima ao Vivo

Diferentemente do que se possa pensar, um comissário de bordo faz mais do que estar presente no voo servindo e orientando os passageiros. O comissário de bordo é essencial para a segurança do voo, precisando estar sempre preparado para qualquer situação de emergência, incluindo dominar técnicas de primeiros socorros, além de garantir o cumprimento das normas do voo e de auxiliar o comandante do avião. O interesse pela carreira de comissário de bordo também cresceu durante o ano, com as buscas pela profissão aumentando em 50% nos últimos doze meses. Em relação à remuneração, a procura por “comissário de bordo quando ganha” cresceu em 83% no ano e 124% no trimestre.

Já a carreira de piloto de avião exige mais investimento, mas que também promete um bom retorno financeiro. Por sua escassez, os pilotos de avião são cobiçados e, de forma geral, são rapidamente recrutados após concluírem o curso de pilotagem. Mesmo com as barreiras financeiras, a procura por “piloto de avião” teve aumento de 22% no último ano e a busca por “piloto de avião salário” cresceu em 50%. Os pilotos podem trabalhar para voos particulares ou para companhias aéreas, pilotando grandes aeronaves, o que exige ainda mais estudo por parte do profissional.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Para todas as carreiras citadas acima, é fundamental que os profissionais dominem outros idiomas, especialmente o inglês, já que em muitos momentos será preciso se comunicar com pessoas de diversos países. Estar atento às tendências do mercado é uma boa estratégia para quem está em busca de emprego ou planeja mudar de área. Com o aquecimento e as boas previsões para o segmento do turismo, as profissões relacionadas ao setor podem se mostrar como boas oportunidades de colocação. Quem visa essas oportunidades, deve, sempre que possível, buscar se especializar na área, pois maiores são as chances de entrada e permanência no mercado de trabalho com uma maior qualificação.

Publicidade
Desbravador

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA