Trade

Copa: Cresce o número de turistas estrangeiros em São Paulo

Desde o início da Copa do Mundo FIFA 2014, a cidade de São Paulo vem recebendo a visita de milhares de turistas, boa parte deles de outros países. É o que mostram os relatórios da Sala de Monitoramento do Atendimento ao Turista da Copa do Mundo em São Paulo, iniciativa da SPTuris – São Paulo Turismo, empresa municipal de turismo e eventos da cidade, vinculada a Secretaria Especial para Assuntos de Turismo.

De acordo com a apuração diária do órgão, feita pelo Observatório do Turismo (núcleo de pesquisas da SPTuris), os principais pontos turísticos da cidade e restaurantes tiveram aumento na frequência, sobretudo de estrangeiros. Só no dia 11 de junho, véspera da abertura da Copa, mais de dois mil visitantes internacionais passaram pelo Museu do Futebol.


O mesmo foi registrado nas Centrais de Informação Turística (CITs) da capital paulista, administradas pela SPTuris. O movimento nas CITs aumentou cerca de 150%, sendo que 55% das pessoas são de outros países. No dia 11 de junho, mais 90% do público que procurou as centrais era formado por estrangeiros. Em dias normais, a frequência de turistas internacionais nas CITs é de cerca de 21,7%.


Cresceu ainda em 50% a procura por passeios na cidade (city tours) em algumas das principais agências de turismo receptivo de São Paulo, assim como no SP Free Walking Tour, que dobrou o número de turistas atendidos na semana passada. Também houve aumento no número de desembarques em São Paulo. No Terminal Tietê, houve um aumento de 10% no fluxo de passageiros para o período e no Aeroporto de Congonhas o número de desembarques foi 3,5 vezes maior em 12 de junho, dia da Abertura da Copa em São Paulo, na comparação com os três dias anteriores. 


Para o secretário municipal para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, Wilson Poit, os relatórios da Sala de Monitoramento, além de ser um termômetro para o turismo paulistano durante a Copa, está servindo para melhorar o atendimento aos visitantes. “Se percebemos um aumento de turistas em determinadas regiões, como a Paulista, levamos nossa Central de Atendimento ao Turista móvel para lá. Se temos mais procura por passeios em agências, reforçamos o fornecimento de guias e mapas”, explica. 

Publicidade
Tramontina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA