HOME Matérias Aconteceu Conotel 2018 tem início em Fortaleza (CE)

Conotel 2018 tem início em Fortaleza (CE)

Com edição itinerante, evento promovido pela ABIH Nacional e do Ceará acontece em paralelo à feira Equipotel Regional

449
0
SHARE
Cerca de 700 pessoas participaram da abertura do CONOTEL 2018

Direto de Fortaleza (CE) – Com cerimônia cheia de tradicionalidades e acompanhado pela banda da Polícia Militar no desfile das bandeiras de cada estado da federação, o Conotel 2018 – Congresso Nacional de Hotéis – teve início na tarde desta quarta-feira (16), no Centro de Eventos do Ceará, na capital do estado. O evento é promovido pela ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – e voltou acontecer este ano de forma itinerante.

Junto ao evento acontece a feira Equipotel Regional, que também será realizada cada ano em uma cidade diferente. Ambos eventos acontecem sob organização da Reed Exhibitions Alcantara Machado e Prática Eventos. Compuseram a mesa ao lado do presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, uma série de autoridades dos segmentos turístico e político da região. Depois da apresentação da mesa, Manoel Cardoso Linhares declarou aberto o Conotel 2018.

Várias autoridades estiveram prestigiando a abertura do CONOTEL 2018

O Presidente da ABIH-CE, Antônio Eliseu de Barros Junior destacou em seu discurso o crescimento do segmento no estado, que movimenta hoje cerca de 50 setores da economia, como entretenimento e turismo. “O poder público desempenhou seu papel, agora cabe ao poder privado arregaçar as mangas e fazer o seu melhor. Vamos trabalhar com afinco para alcançar o crescimento econômico que almejamos”, declarou.

O Vereador Salmito Filho, Presidente da Câmara de Fortaleza homenageou o presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares

A Câmara Municipal de Fortaleza homenageou ainda Manoel Cardoso Linhares, entregando à ele o título de cidadão da capital cearense pelas mãos do Vereador Salmito Filho, Presidente da Câmara de Fortaleza. “Reconhecemos o que agora é, de fato, um conterrâneo líder nesse estado. Isso ocorre em um momento muito mágico para a economia do turismo, com novos voos diretos internacionais e novas operações domésticas. Estou diante de um público que tem uma influência em um potencial muito grande, que é o turismo. Cabe ao poder público brasileiro, como faz o estadual e municipal, estimular e apoiar para o ganho de todos, especialmente a população. Por isso, reconhecemos com esse título o presidente da ABIH”, declarou o vereador.

Acordo e homenagens

Em seguida, houve a assinatura do termo de cooperação técnica entre a ABIH e a Cruz Vermelha para ministração de cursos em todo o Brasil. A entidade também concedeu a comenda Benfeitor Humanitário a Manoel Cardoso Linhares, uma das maiores honrarias do estado do Ceará. A ABIH Ceará e Nacional também conferiram ao Presidente da Cruz Vermelha, Júlio Cals, um reconhecimento pelos serviços prestados. Arialdo Pinho, Secretário de Turismo do Ceará, também foi homenageado.

Manoel Cardoso Linhares assinando o termo de cooperação técnica entre a ABIH e a Cruz Vermelha para ministração de cursos em todo o Brasil

A ABIH também reconheceu Alexandre Sampaio (FBHA), Dilson Jatahy Fonseca Junior (ex-Presidente da ABIH Nacional), Edilson Baldez das Neves (Fiema), Magdala Castro (fundadora da Equipotel, representada por Alessandra Castro Leite) e Sergio Junqueira Arantes. Secretário de estado do turismo, Arialdo Pinho reiterou a importância do acréscimo de 160 voos de Fortaleza para cidades brasileiras  e + 15 novos voos diretos diários que passam a impulsionar o fluxo de visitantes no estado e região.

Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA foi um dos homenageados no Conotel 2018



Pronunciamento

Manoel Cardoso Linhares declarou que o turismo é um importante segmento do turismo, e o papel das entidades é apresentar soluções para preencher os gargalos. “Os desafios devem estimular as ousadias. Em toda história da humanidade, as dificuldades fizeram parte das conquistas. É na crise que se descobrem as oportunidades. Nosso setor tem apostado em novos investimentos, pagando a maior carga tributária e assimilando as novas leis trabalhistas. Há quatro meses, assumi a presidência da entidade e tenho trabalhado para melhorar o setor”, disse.

Manoel Cardoso Linhares em discurso destacou que os desafios devem estimular as ousadias

Linhares também mencionou que ao percorrer grande parte do território nacional para promover o evento, pode constatar hoje que muitos atenderam seu convite. “Queremos o Brasil dos que trabalham pelo seu progresso e desenvolvimento. Unimos o mesmo desejo de trabalhar pelo turismo e retomada dessa atividade depois da recessão de 2013 a 2016. Este é o primeiro setor a entrar na crise e o primeiro a sair”, comemorou o Presidente da associação.

A reportagem da Revista Hotéis viaja a convite da Reed Exhitions Alcantara Machado e ABIH Nacional para fazer a  cobertura do Conotel 2018 e se hospeda no Hotel Mareiro.

Confira a seguir mais alguns dos momentos da abertura do CONOTEL 2018.