Comportamento do turista é debatido no Power Breakfast em Recife (PE)
Direto do Recife (PE) – Este foi o tema da palestra da executiva Ana Luiza Masagão, Diretora de Experiência Marketing e Vendas do Grupo Rio Quente e que encerrou o evento que aconteceu na manhã de hoje no Mercure Recife Mar Hotel Conventions. Ana Luiza começou sua palestra destacando que o cliente mudou muito nos últimos anos e apresentou uma pesquisa do Google elaborada pelo Ipsos Media CTO, chamada Jornada do Viajante Brasileiro. Esta pesquisa demonstra o comportamento do turista de lazer e corporativo antes, durante e depois da viagem. “Esta pesquisa é muito importante para compreender o comportamento dos clientes e acompanhar as tendências para a tomada de decisões. Hoje o viajante utiliza a internet em absolutamente todas etapas da jornada: inspiração, pesquisa, planejamento, viagem e pós viagem”, explicou Ana Luiza.
Segunda ela, numa primeira etapa, o viajante ainda não decidiu pelo destino, mas busca inspiração na internet: 65% dos turistas de lazer e 69% dos turistas de negócios recorrem à web. A internet também é a principal fonte para o planejamento da viagem, sendo utilizada por praticamente 80% dos viajantes negócios e lazer. E as ferramentas tecnológicas tem uma função importante, pois 67% turistas de lazer utilizam o smartphone e 78% turistas de negócios usam seus celulares para pesquisar e comprar serviços turísticos”, apresentou Ana Luiza destacando que: nesta pesquisa apresentada os viajantes estão cada vez mais indecisos em relação às diferenças das marcas e menos fiéis a elas, inclusive os turistas de negócios.
Segundo Ana Luiza, no segmento aéreo existe uma consciência maior da aquisição antecipada da passagem, sendo 45% de desconto dependendo da antecipação. Nos hotéis a pesquisar começa bem antes, mas geralmente a aquisição é feita bem próxima a hospedagem. Ainda temos muitas reserva off line, mas isto está mudando, assim como existe uma insegurança em não comprar via OTA´s, mas não podemos negar que 80% do tráfego on line das vendas é das OTAs”, lembrou Ana Luiza.
E ela deixou algumas dicas preciosas para os participantes. “Façam uma gestão do mix de negócios; OTA´s é uma aliada e não inimiga; pulverize a distribuição; utilize a conectividade; invista mais em site; tenha agilidade e facilidade, faça foco, conheça e dê assistência no cliente para que ele possa comprar sempre”, concluiu Ana Luiza.
A reportagem da Revista Hotéis viaja a Recife a convite da HSMAI. Voa de Avianca e se hospedou no Golden Tulip Recife.