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Como evolução tecnológica revolucionou a experiência do hóspede

Do self-check-in à personalização avançada, descubra como as inovações tecnológicas estão moldando a indústria hoteleira

O impacto da tecnologia na experiência do hóspede tem revolucionado a indústria hoteleira, proporcionando uma série de benefícios que vão desde a eficiência das reservas online até uma comunicação aprimorada com os hóspedes. Com a evolução das plataformas digitais, os hotéis têm sido capazes de oferecer uma experiência excepcional, tornando a estadia dos hóspedes mais conveniente e memorável.

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Nos dias de hoje, os hóspedes podem reservar quartos de hotel em poucos cliques, através de aplicativos e sites especializados. Isso elimina a necessidade de ligações demoradas ou reservas feitas por agências de viagens. A tecnologia consegue comparar hotéis com rapidez, fornecendo tanto preço quanto avaliações, para que o hóspede possa tomar sua decisão com mais clareza.

Agilidade e precisão

A tecnologia também contribui para uma equipe bem organizada. Com sistemas de gerenciamento de propriedade e softwares específicos, os funcionários podem acessar as informações com mais agilidade e precisão. Isso permite um atendimento personalizado, já que os hóspedes se sentem valorizados com suas necessidades antecipadas, via tecnologia. A comunicação interna também é facilitada, agilizando processos e garantindo um serviço eficiente.

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Jovens turistas planejando uma viagem online. Créditos: iStock
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Outro fator essencial da tecnologia é visto através da presença nas redes sociais. Os hotéis têm várias plataformas ao seu dispor e podem utilizar Instagram, Facebook, Twitter e até TikTok para compartilhar informações quanto a promoções, cardápios, lazer e outras atividades que ocorram no hotel ou até mesmo na cidade.

Isso faz com que os hóspedes tenham uma visão abrangente das opções disponíveis antes mesmo de chegar ao hotel e possam se programar antecipadamente. As redes sociais também proporcionam um canal direto de comunicação com os hóspedes. Eles podem assim tirar dúvidas, fazer solicitações e compartilhar feedbacks.

Também podem ser usados serviços de comunicação instantânea como o WhatsApp e o chat do site do hotel. Utilizando essas formas de comunicação, os hóspedes conseguem se comunicar de forma rápida e precisa, sem precisar ligar ou enviar e-mails. A comunicação instantânea reduz o tempo de resposta e melhora a satisfação dos hóspedes.

Oferecer serviços especiais como locação de veículos e tours histórico-culturais é outro trunfo que pode impactar a experiência dos hóspedes. Isso faz com que o hóspede tenha tudo facilmente ao seu alcance sem grandes esforços e reforça a experiência única e memorável de se estar no lugar. É preciso que fique satisfeito desde a reserva até o check-out.

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Pesquisa de satisfação ou experiência do hóspede. Créditos: iStock
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APP da Revista Hoteis
Experiência do hóspede

É possível fazer o uso da tecnologia para a reserva de serviços adicionais como esses, e assim os hotéis se adaptam às necessidades dos hóspedes modernos, proporcionando conveniência e personalização. A facilidade da contratação desses serviços extras é de suma importância para enriquecer a experiência do hóspede.

O setor hoteleiro incorpora cada vez mais inovações em sua rotina. No Japão, os robôs já fazem o atendimento na recepção de alguns hotéis. Eles conseguem receber os hóspedes, fornecer informações sobre o hotel e fazer o check-in. Uma das vantagens do robô é que ele pode responder a perguntas em diversos idiomas.

Além dos robôs, o self-check-in já está disponível em hotéis pelo mundo, sem a necessidade de interação com funcionários da recepção. Essa forma de check-in é geralmente realizada por meio de quiosques de autoatendimento ou aplicativos. É interessante oferecer essa opção para hóspedes mais independentes, que preferem agilidade no atendimento.

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Quarto de hotel inteligente. Créditos: iStock
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Alguns quartos de hotéis já são também inteligentes. Através de um dispositivo, ou pela própria voz, é possível controlar as luzes, a temperatura, a cortina e até mesmo a TV. Assim, elimina-se a necessidade de procurar por controles remotos ou interruptores. Isso facilita a adequação do quarto às necessidades do hóspede, que pode adentrar o cômodo com suas preferências já programadas.

O sistema inteligente pode ainda servir como despertador para acordar o hóspede no horário que preferir ou ainda avisar sobre algum compromisso marcado. A personalização do quarto permite também oferecer sugestões de entretenimento que sejam relevantes para aquele indivíduo. Isso faz com o que o hóspede se sinta especial e bem-cuidado.

A evolução tecnológica tem revolucionado a indústria hoteleira, oferecendo aos hóspedes uma experiência ainda mais memorável. À medida que a tecnologia continua a avançar, é provável que surjam novas e excitantes formas de aprimorar ainda mais a experiência do hóspede, solidificando a importância da tecnologia na indústria hoteleira do futuro.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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