Mercado

Cidades-sede da Copa 2014 têm 70% da oferta hoteleira nacional

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou no último dia 25 de abril os resultados da PSH – Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2011, encomendada pelo Mtur – Ministério do Turismo. De um total de 7.479 mil estabelecimentos registrados, 70% estão localizados nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 e suas regiões metropolitanas. São 5.510 mil estabelecimentos em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro, Salvador (BA), São Paulo e Porto Alegre (RS).

 

Segundo o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, os dados demonstram a agilidade do setor hoteleiro em se preparar para a Copa 2014. Ele citou a linha Procopa Turismo, arquitetada a partir de uma parceria entre o MTur e o BNDES e que prevê financiamentos de mais de R$ 1 bilhão, com juros e prazos especiais, para a hotelaria. “Pesquisa do Ministério do Turismo durante o mundial da África do Sul revelou que o turista da Copa permanece, em média, três dias em cada cidade. A oferta disponível, os empreendimentos em construção e a rotatividade característica da demanda nos permitem afirmar que o setor dispõe de estrutura suficiente para atender bem aos turistas”, afirma Vieira.

 

O levantamento foi feito nos municípios das capitais, regiões metropolitanas e regiões integradas de desenvolvimento – RIDE. Ele identificou 327.678 mil unidades habitacionais (suítes, apartamentos, quartos e chalés) e uma capacidade de hospedagem de 741.303 mil na rede hoteleira nacional. As cidades-sede concentram 254.205 mil UH´s. Nelas, a oferta é de 567.195 mil, 76% do total, o que inclui leitos unitários e duplos.

 

De acordo com a PSH 2011, São Paulo é a cidade com o maior número de estabelecimentos hoteleiros (1.323), seguida pelo Rio de Janeiro (609) e Belo Horizonte (589). Na média nacional, são 44 unidades habitacionais por estabelecimento. Na capacidade de hospedagem, a média foi de 99 hóspedes. O Rio de Janeiro se destacou, com 137 hóspedes por estabelecimento.

Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA