3º HSMAI Brasil Strategy Conference tem início na capital paulista

Acontece nesta quinta-feira (10), no hotel Hilton São Paulo Morumbi a 3ª edição do Strategy Conference HSMAI – Hopitality Sales and Marketing Association International, entidade global voltada para estratégia e capacitação profissional na área de hotelaria e turismo. Participam do evento diretores e gestores da hotelaria, para debaterem variados assuntos pertinentes ao setor. O encontro conta com a Revista Hotéis como Media Partner.
Quem deu abertura ao evento foi Gabriela Otto, Presidente do braço brasileiro da associação. “Este é um evento de estratégia. Para quem é da área de marketing e relacionamento dos hotéis, este é o lugar certo”, comenta a executiva. A entidade foi fundada em 1927 e está há dois anos no Brasil, dando ênfase à receita, marketing e vendas.

Primeira palestra
O primeiro painel foi ministrado por Alex Fiz, VP de Vendas para Caribe e América Latina da Marriott e Paulo Salvador, Diretor de Distribuição da Intercity Hotéis, que abordou o tema “Consolidações: Novos tempos, Novos Modelos” sob a mediação de Ana Luiza Masagão, que faz parte do board da HSMAI Brasil.
Paulo Salvador inicou falando sobre Suppliers, como AccorHotels, sendo onde fine stay, Fairmont/Rafles, Fastbooking, 25 Hour Hotels e a mais recente aquisição pela Marriott da Starwood. Em seguida, exemplificou os buyers, mencionano a Expedia – HomeAway, Orbitz, E-long, Trivago e outras e Priceline, que adquiriu Opentable, Buteeq, Price Match, Hotel Ninjas e Rocket Miles, apontando uma tendência. “Quando se vai para o lado dos buyers, é ataque, e no caso dos Suppliers, é um mecanismo de defesa no domínio da preservação do negócio, que é a oferta de conforto e encantamento do cliente”.
Alex Fiz, que participou do painel de maneira virtual, apresentou o conceito da campanha global da marca Ritz Carlton, que aposta em portfólio de marcas, programas de fidelidade e culturas corporativas, que estão relacionadas ao trabalho dos colaboradores. A Marriott + Starwood conta com mais de 5700 propriedades no mundo, que comercializam 1,1 milhão de roomnights/ano. São 210 hotéis, 48,8 mil quartos.
Fiz falou ainda sobre o posicionamento das marcas, onde o relacionamento é essencial. “A rede nveste em tecnologia, oferecendo wi-fi em todas as propriedades. Colocar as pessoas em primeiro lugar é a premissa central da rede, com mais de 500 mil associados/colaboradores focados na excelência”.
Paulo Salvador acrescentou que a Marriott, após a aquisição da Starwood, garantiu globalmente 6% na participação do mercado hoteleiro, demonstrando seu poder como Buyer e a consolidação deste modelo de negócio. “Como analista, a grande conquista que estes grandes buyers tem é o controle sobre grandes destinos. Eles passam a ter um marketing maior, então precisam dos grandes centros para isso”, comenta.

Salvador acredita que quem deve correr riscos neste modelo de consolidação são os hotéis de médio porte, e não os hotéis independentes. Ele afirma que estes hotéis menores devem apenas cuidar de sua reputação online, e assim se defendem da atuação dos gigantes da hotelaria que imergiram nas fusões de marcas.
Fiz complementou o tema falando que hoje o hotel independente opta por ter uma experiencia de marca, engajando o cliente em um outro desafio, e afastando-se das OTAs. Para Paulo Salvador, o setor deve estar atento ao portal Alibaba, uma nova OTA chinesa que desenvolveu um modelo de market place, e todo o processo é intuitivo, assim como o Uber, onde o hóspede tem sua experiência sem ‘colocar a mão no bolso’. “O poder desta plataforma é gigantesco. Devemos estar presentes e alertas”, pontuou Fiz.

Confira galeria de fotos com alguns dos participantes do evento: