AconteceuÚltimas Notícias

28ª edição da Expo Turismo Paraná tem início em Curitiba

Prestigiado por autoridades do trade turístico, evento pretende bater seus próprios recordes sem perder a qualidade que o consagrou

Começou hoje, dia 7 de março, a Expo Turismo Paraná, evento anual organizado e promovido pela Associação Brasileira de Viagens do Paraná (ABAV-PR), que marca em 2024 a sua 28ª edição. A solenidade de abertura foi marcada pelo prestígio de autoridades do trade turístico, do Paraná, de Curitiba e de outras localidades e instituições.

Publicidade
Desbravador

Além do Presidente da ABAV-PR, João Alceu Rigon Filho, estiveram presentes o Vice-governador do Paraná e Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana;  o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca; o Secretário de Estado das Cidades do Paraná e Vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o Secretário de Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes; o Diretor Superintendente do SEBRAE PR, Vitor Tioqueta; a Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra; e a Presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Gislaine Queiroz.

A cerimônia começou com uma menção ao Dia Internacional da Mulher, celebrado amanhã, 8 de março. Tatiana Turra foi convidada pelo Presidente da ABAV-PR para passar uma mensagem para o público presente e disse: “Quando falamos todas as mulheres do turismo, representamos mais de 50% dos cargos do setor. Temos um papel fundamental na decisão das viagens, e parabenizo a todas, uma saudação especial as minhas amigas de trajetória. Conceito de uma cidade que é inteligente e educadora, então isso me enche de orgulho”.

28ª edição da Expo Turismo Paraná tem início em Curitiba
Tatiana Turra, Presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, faz homenagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher – Luís Batista.
Publicidade
Ameris

Ela e outras três mulheres receberam flores da Associação, simbolizando as causas femininas e marcando a data. Além da Presidente do Instituto Municipal de Turismo, foram homenageadas a Coordenadora de turismo do SEBRAE-PR, Patrícia Albanez; a Presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Gislaine Queiroz; e a Agente de viagens e Vice-presidente da ABAV-PR, Adriani Nichele.

Em seu discurso, Rigon ressaltou o bom momento do turismo, com a retomada do setor e a força das políticas públicas do Estado e de Curitiba. “Só no último ano, em 2023, o Turismo no Paraná teve papel preponderante para o crescimento do setor de serviços. O IBGE ressalta o papel dos agentes de viagens e do nosso turismo como motores da economia, no segmento. Tivemos o terceiro maior crescimento do País, superior à média nacional e seguimos com métricas positivas ano a ano”, disse ele, mencionando a inclusão do Paraná na rota de cruzeiros marítimos e também o título mais recente de Curitiba, como o destino mais inteligente do mundo.

Publicidade
Harus

Como represente do Presidente da Fecomércio Paraná, o Vice-presidente da instituição, Paulo Cesar Nauiack, parabenizou o Presidente da ABAV-PR: ’’João Alceu Rigon, parabéns pelo protagonismo, força e intenção em realizar esse evento. Que alegria estar em mais um evento de turismo e poder nesse momento de abertura comemorar os resultados de turismo no Paraná, promovendo ações. Cada vez mais queremos ampliar o mercado de turismo, no qual são mais de 160 mil empresas da cadeia de turismo no Estado do Paraná’’, disse.

28ª edição da Expo Turismo Paraná tem início em Curitiba
João Alceu Rigon Filho, Presidente da ABAV-PR – Luís Batista.

O Secretário de Estado das Cidades do Paraná e Vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, enalteceu o Turismo no Paraná. “O Turismo do Paraná está muito forte, nunca vi um verão tão bom e um ambiente tão feliz’’. Citou também a importância da geração de emprego através do trade turístico. “Acredito muito no turismo, nessa indústria que gera emprego e renda, onde as pessoas estão consumindo, gerando e gastando’’, ressaltou.

Publicidade
Clima ao Vivo

O Secretário de Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes, trouxe a importância do crescimento do Turismo no estado do Paraná. “O Estado cresceu 7,8 %, três vezes mais que o Brasil. O turismo do Paraná, 10%, ou seja, foi o Estado que mais cresceu. Isso mostra que estamos no caminho certo. Segundo o IBGE, o segmento gerou 9 mil empregos esse ano no Paraná’’, afirmou.

28ª edição da Expo Turismo Paraná tem início em Curitiba
Rafael Greca, Prefeito de Curitiba, abre a Expo Turismo Paraná 2024 – Luís Batista.
Publicidade
APP da Revista Hoteis

O Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, ressaltou a importância de eventos de turismo. “Queremos avançar cada vez mais e o que temos já nos rendeu pelo sucesso do Natal. O foco é fomentar cada vez mais o turismo, inspirar e inventar o turismo de forma inteligente”, disse. Rafael Greca também divulgou a inauguração do Hiper visor Urbano, potencializando o título de Cidade Inteligente. “O aplicativo foi inaugurado na semana passada e, com isso, é possível ver as imagens das câmeras de segurança que protegem cidade. É um big data, que usa os dados de maneira inteligente, protegendo o centro inteiro da cidade, essa é visão sustentável do turismo’’, finalizou.

Publicidade
Fispal

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA