HOME Matérias Especial São Paulo ganhou hotel padrão luxo superior da bandeira Four Seasons

São Paulo ganhou hotel padrão luxo superior da bandeira Four Seasons

O empreendimento foi implantado no bairro paulistano da Chácara Santo Antônio e estima-se que o negócio exigiu cerca de R$ 700 milhões em investimento

421
0
SHARE
Vista da fachada do Four Seasons São Paulo à noite - Foto: divulgação

A rede canadense Four Seasons Hotels and Resorts, conhecida mundialmente pela excelência nos padrões e serviços, colocou em operação na capital paulista no dia 15 de outubro, sua 112ª unidade no mundo. Ela foi erguida na Chácara Santo Antônio, ao lado da Marginal do Rio Pinheiros, integrando o complexo imobiliário Parque da Cidade. Esse espaço, que ainda está sendo urbanizado, contempla nove torres corporativas e residenciais, além de um shopping homônimo, que deve ficar pronto em abril do próximo ano. Essa é a primeira filial brasileira e a quarta na América do Sul — Buenos Aires e Bogotá (duas unidades) saíram na frente—, dessa bandeira padrão luxo superior, mas muitos especialistas consideram seis estrelas. Estima-se que houve um investimento de cerca de R$ 700 milhões na construção e implantação desse empreendimento pertencente à Iron House Real Estate, do Grupo Brennand, em parceria com a Tamweelview European Holdings, subsidiária da Adia – Abu Dhabi Investment Authority.

A moderna edificação foi projetada pelo escritório norte-americano HKS Architects em parceria com os brasileiros do Aflalo e Gasperini Arquitetos. Já o projeto das acomodações, spa, lobby e outras áreas públicas é assinado pelos designers do Bamo, de São Francisco. A proposta dos designers para o primeiro Four Seasons no Brasil apresenta o melhor da estética de luxo internacional com inspiração nas linhas e nos estilos de grandes nomes da arquitetura e da arte brasileiras. É do artista plástico pernambucano Francisco Brennand a escultura que recepciona os hóspedes no lobby. Materiais tradicionalmente brasileiros estão presentes em diferentes partes do hotel e peças de designers brasileiros, como Burle Marx e Paulo Mendes da Rocha, unem luxo com o charme paulistano.

Os apartamentos são bem amplos, modernos e funcionais – Foto: divulgação

Empreendimento inovador de uso misto

Os 28 andares são distribuídos com 254 luxuosos quartos de hotel nos primeiros 15 pavimentos e 84 private residences estrategicamente localizadas nos 12 andares mais altos da torre, com vistas para a região. Nessas residences os moradores podem usufruir de todos os serviços, infraestrutura e amenities disponíveis para os hóspedes do hotel, associados à infraestrutura e serviços exclusivos para os moradores. Os apartamentos, que chegaram a ser comercializados por R$ 20 mil o m2, estão disponíveis com uma ou duas suítes de 92, 98, 181 ou 213 m², e os interiores levam a assinatura do arquiteto Arthur Casas. O objetivo é possibilitar que moradores aproveitem a infraestrutura do hotel, como serviço de quarto, mensageiros, manobristas e até mordomos.
Já os apartamentos do hotel são classificados em diversas categorias. A menor metragem é de 38 m2 chegando a 220 m2 na suíte presidencial. Em ambos os apartamentos o conforto, requinte e sofisticação estão presentes em cada detalhe, pois muitos produtos foram desenvolvidos de forma personalizada e exclusiva. Para assegurar que os ruídos externos não atrapalhem a tranquilidade dos hóspedes, as janelas contam com vidros antirruído e as cortinas instaladas em tecido black-out, controlam a luminosidade do ambiente, assegurando ainda mais conforto. Os colchões da marca Simmons é um dos diferenciais e agradam celebridades que se hospedam em outras unidades mundo afora e, inclusive, podem ser comprados por clientes da rede de hotéis em alguns países. Os quase 300 conjuntos implantados nesse empreendimento foram desenvolvidos de forma exclusiva, utilizando a mais alta tecnologia.
O enxoval de cama leva o padrão de qualidade da Trussardi, assim como como a linha de mesa com toalhas de linho. Foi utilizado algodão egípcio confeccionado em medidas e acabamentos específicos para esse empreendimento. As toalhas 100% algodão foram detalhadamente confeccionadas de acordo com especificações da matriz da Four Seasons no Canadá.

Escada em caracol é uma das marcas da bandeira Four Seasons – Foto: divulgação

Gastronomia internacional

O chef executivo Paolo Lavezzini é o responsável por dar vida ao conceito gastronômico do restaurante Neto, cujo nome homenageia os descendentes de imigrantes italianos em São Paulo. Como diz o nome, o conceito surge da ideia de ser o neto de uma nonna pilotanto a cozinha e se traduz num menu contemporâneo com a premissa “Italian by heart, Brazilian by soul”, assinado pelo chef Paolo Lavezzini. O cardápio apresenta pratos como Lagostins acompanhados de couve-flor, pistache siciliano, lardo de Colonnata e tucupi. O Tagliolini feito com farinha de feijão preto, alho, azeite, pimenta de bode, couve manteiga e bottarga, personifica o que há de melhor na culinária das duas culturas. O Bar Caju segue a mesma filosofia e combina acepipes dos clássicos botequins com drinques desenvolvidos especialmente para reunir o que há de mais moderno na coquetelaria internacional com os insumos nacionais.
O restaurante apresenta um toque genuinamente brasileiro à tradicional cozinha italiana, em um ambiente criado pelo renomado estúdio norte-americano EDG. O chef italiano também supervisionará os menus do serviço de quarto, dos eventos e do bar do lobby, o Caju SP, inspirado nos botequins paulistanos. Caju por ser uma fruta brasileira e porque o drinque Caju Amigo é conhecido por ser um drinque paulistano. Serão servidos pratos de boteco com uma pegada mais elaborada.
A Schipper foi a empresa selecionada para fornecer diversos utensílios na área de alimentos e bebidas. Cada detalhe e escolha foi minuciosamente estudada para encantar os hóspedes. Os talheres, Rechauds e outros vários utensílios de apresentação são da renomada fabricante Alemã WMF. As porcelanas trazem a força da qualidade e acabamento da também Alemã Bauscher. A área de produção (cozinha e confeitaria) foi equipada com os melhores produtos da Francesa Matfer e com os utensílios nacionais de alto padrão. Na área de Eventos as mesas são da Inglesa Burgess que a Schipper também trouxe para atender as necessidades deste empreendimento diferenciado.

A culinária do restaurante Neto homenageia os descendentes de imigrantes italianos de São Paulo – Foto: divulgação

Moderna infraestrutura

O Fitness Center do novo hotel Four Seasons proporciona uma experiência única aos hóspedes com os equipamentos Technogym. Além do design moderno e exclusivo, é possível manter o ritmo dos treinos durante a hospedagem, com esteiras, bicicletas e equipamentos de cardio. Além da preocupação com o bem estar, a Technogym traz soluções atreladas à alta tecnologia, todos os aparelhos têm um sistema de programação dos treinos, que podem ser conectados diretamente a aplicativos como Netflix, Youtube, Spotify. Por meio do aplicativo My Wellness, é possível acompanhar e registrar todas as atividades com uma ampla gama de programas de treinamento, rotinas para atender às mais variadas metas e testes de desempenho, a fim de avaliar seu poder de limite e escolher o treinamento mais adequado para o usuário.
A área de eventos conta com um espaço de 1.409 m² com capacidade para receber 600 pessoas e, as salas de convenções atendem confortavelmente diversos formatos de eventos. Esse espaço também foi criado pela EDG, incluindo um salão que pode ser dividido em ambientes menores, sete salas de tamanhos variados e dois terraços externos. Os espaços são adaptáveis a eventos sociais, como casamentos ou pequenas celebrações em família, e também a diferentes formatos de compromissos de negócios.
A infraestrutura de serviços conta, ainda, com o Four Seasons Spa, um espaço desenvolvido para recarregar corpo, mente e espírito num lugar inspirador e envolvente com ênfase em elementos e materiais naturais. O menu conta com 17 tratamentos corporais, todos com foco no bem-viver, sendo três de assinatura exclusiva: Experiência Four Seasons, Feminino Sagrado e Jornada Olfativa. A linha escolhida para esse espaço foi a Botanique e cerca de cinco novos produtos foram desenvolvidos exclusivamente para o novo Spa e inclui: creme e óleo de massagem com ativador, gel esfoliante de maracujá, máscara corporal de argila da Amazônia e pomada capilar. A sauna com design celeste e a piscina indoor/outdoor coroam a experiência daqueles em busca de descanso, permitindo momentos ao sol e à sombra, como nenhuma outra na cidade.
Na área de lazer, um dos destaques é a piscina localizada na área do Spa, com 18m (é uma lap pool) e temperatura a 27°C com área interna e externa dividida por um vidro retrátil e parede lateral em vidro com vista para o horizonte paulistano.

 

O empreendimento conta com um moderno fitness center – Foto: divulgação

Desafios da implantação

A Tétris, empresa de Design & Build do grupo JLL com atuação global em 16 países no mundo, teve uma importância fundamental na obra do Four Seasons São Paulo. Ela foi responsável em ajudar a viabilizar os projetos de interiores, desenvolver e homologar os fornecedores, assim como realizar a implantação. “Mesmo com nossa experiência em gerenciar vários projetos de obras hoteleiras no Brasil, esse empreendimento foi nosso primeiro e grande desafio no País, pois envolvia a implantação de uma das marcas de hotéis mais luxuosas no mundo e não havia nenhuma experiência anterior no Brasil para se espelhar. Tivemos que homologar 165 fornecedores e especificar 2500 tipologias de produtos. Houve uma flexibilidade da Four Seasons em valorizar a cultura local e a grande maioria dos produtos adquiridos foram nacionais e muitos dos quais exclusivos e personalizados.

Mesmo com essa tropicalização, manteve-se as exigências e padrões internacionais da marca afim de evitar descaracterizar o projeto. Houve uma sinergia muito grande com a contratante Iron House, que fazia conjuntamente visitas aos fornecedores, checava toda a documentação necessária para ter certeza que o produto homologado seria entregue no prazo e nos padrões exigidos. Foi necessário montar protótipos do apartamento modelo e de alguns outros produtos e isso incluía: tecidos, marcenaria, carpete, mesas e cadeiras para restaurantes e diversos itens operacionais. Isso demandou nove meses de intenso trabalho em que foi necessário planejar uma logística perfeita nos prazos de entrega dos produtos para que a medida que fossem chegando a obra, fossem implantados nos seus respectivos ambientes, pois não contávamos com espaço para depósito. Esse foi um projeto complexo que exigiu muita dedicação de nossos profissionais, mas o resultado ficou acima de nossa expectativa”, ressaltou Alessandra Arnone, Diretora da Tétris.

Uma das salas com tratamentos exclusivos – Foto: divulgação

 

Produtos foram desenvolvidos de forma exclusiva, como se nota nos corredores com os carpetes e o revestimento de folha de bananeira nas laterais das portas dos apartamentos – Foto: divulgação

Grande parte do sucesso desse empreendimento é graças aos fornecedores contratados, pois vários deles desenvolveram produtos e soluções exclusivas. Além dos fornecedores já citados, confira a seguir mais alguns que estiveram presentes no Four Seasons São Paulo:

Assa Abloy: Fechadura eletrônica em RFID;
Dometic: Forneceu o minibar de gaveta (DM 50 CF) e o cofre com abertura superior (MDT 400 XQ);
A Janela Cortinas: responsável pela confecção das cortinas dos quartos e áreas sociais, além de almofadas decorativas;
Almavera: ateliê responsável pelo fornecimento de grande parte das obras de arte dispostas no hotel;
Artefacto: responsável pelo fornecimento de diversas peças, merecendo destaque a poltrona redonda do quarto One Bedroom Suite e os sofás do Club Loung de desenho exclusivo para o hotel;
Emi Decorações: desenvolveu sob medidas diversos estofados, inclusive a chaise amarela dos quartos Standards e as cadeiras do Restaurante Neto;
Moveis Reeps: marcenaria responsável por parte dos móveis dos quartos e áreas sociais; em destaque a mesa de centro do quarto One Bedroom Suite, as mesas do Restaurante Neto, os aparadores das Salas de Reunião, e banco da Piscina;
Nani Chinellato: revestimentos especiais como a palha de bananeira dos corredores e a trama em couro natual das cabeceiras dos quartos Standards. Além de diversos acessórios de cerâmica italiana;
Punto e filo: responsável pelo fornecimento dos tapetes, destacando o tapete do Lobby;
Dpot: entre outros mobiliários, forneceu a poltrona Esfera para a Suíte Presidencial e Two Bedroom Suite;
Empório Beraldin: desenvolveu a mesa de jantar da Suíte Presidencial, as mesas do Spa – material osso natural, entre outras;
Alarwool: responsável pelo fornecimento dos carpetes de desenho totalmente exclusivo para o hotel;
Bianca Barbatto: desenvolveu e forneceu todos os lustres do Ballroom;
Tidelli: Grande parte das peças de área externa, inclusive customizou poltronas para a piscina;
Tora Brasil: Forneceu o banco de madeira do Lobby e a mesa de recepção do ballroom – desenho totalmente exclusivo para o Four Seasons;
Estudio Bola: responsável pelo fornecimento das cadeiras da sala privada do restaurante, além das mesas externas de mosaico;
Lumini: Forneceu diversas luminárias para o Hotel, inclusive o pendente da escada do Lobby;
La Bottega: amenities dos quartos.

A piscina interna é uma das opções de lazer do Four Seasons São Paulo – Foto: divulgação