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QR Code: como integrar essa tecnologia no ramo da hotelaria?

O uso de QR Code pode agilizar processos rotineiros da hospedagem e melhorar a experiência geral dos clientes

A inclusão digital já se tornou uma realidade nos mais diversos setores do mercado de trabalho. Pouco a pouco, empresas de diferentes segmentos vêm encontrando formas de explorar as principais tecnologias do momento dentro de sua rotina operacional, buscando otimizar processos e garantir mais produtividade no dia a dia.

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O ramo da hotelaria não fica de fora dessa lista e também vem tirando grande proveito de uma tendência que chegou para ficar: os QR Codes. Essa tecnologia não é totalmente inédita, mas foi nos últimos anos que passou a ser explorada de uma forma mais intensa. No ramo hoteleiro, já vem sendo amplamente utilizada para a realização de check-ins e nos cardápios dos restaurantes.

Escaneando o QR Code para fazer um pagamento – Crédito da foto iStock
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Os QR Codes são uma evolução dos códigos de barras tradicionais. Eles possuem duas dimensões e conseguem carregar uma quantidade muito maior de informações, mas sua maior virtude fica a cargo da democratização do acesso. Qualquer pessoa que tenha um smartphone consegue escanear esses códigos e verificar seu conteúdo, bastando utilizar a câmera do celular.

Os números apurados ao longo de 2022 apenas reforçam como esse recurso vem sendo decisivo nos diferentes mercados em que atua. De acordo com um levantamento da QR Tiger, o escaneamento de QR Codes quadruplicou no primeiro trimestre de 2022, registrando mais de 430% de gerações e conversões ao redor do mundo.

Indo além do setor de hotelaria, a presença de QR Codes já está bem abrangente em lanchonetes e restaurantes, onde grande parte dos estabelecimentos substituiu os tradicionais menus de papel por cardápios digitais. O cliente só precisa escanear o código com o celular para verificar o menu completo e, em muitos casos, fazer o seu pedido diretamente pelo smartphone.

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Nos hotéis, a prática também vem se tornando comum. Alguns clientes se apresentam mais resistentes a esse tipo de mudança, mas são diversos os benefícios em longo prazo: menos gastos com produção de cardápios (o que também é favorável do ponto de vista sustentável), maior liberdade para editar o menu quando desejar e possibilidade de coletar dados da clientela para fins analíticos.

Contudo, o principal papel dos QR Codes na hotelaria fica a cargo dos chamados “check-ins sem contato”. Alguns estabelecimentos já estão substituindo por completo os métodos tradicionais, dispensando a necessidade de os hóspedes formarem filas ou esperarem para ser atendidos. Nessa nova metodologia, o próprio cliente preenche todos os dados e dá entrada na sua estadia, sem precisar sequer interagir com os recepcionistas.

O QR Code é uma forma de pagamento rápida e segura – Crédito da foto iStock
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A aplicação de QR Codes para check-ins é especialmente útil durante altas temporadas ou períodos de eventos específicos, quando a movimentação nos hotéis aumenta. Basta incluir um link que direciona a um formulário de cadastro para que os hóspedes consigam conduzir todo o processo sem dificuldades, bastando retirar a chave na recepção após ter concluído o passo a passo.

A utilidade dos QR Codes não se limita somente aos check-ins, podendo se expandir para a divulgação de outros tipos de informações importantes. Nos quartos, por exemplo, é possível disponibilizar códigos que instruam os hóspedes a utilizarem certos recursos ou os informem a respeito dos protocolos de segurança. Acaba sendo uma alternativa muito mais prática do que utilizar panfletos ou cartazes.

Por trás do QR Code existe muita tecnologia – Crédito da foto iStock
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Por ser uma ferramenta 100% digital, os QR Codes também ampliam as possibilidades de melhorar a eficiência administrativa do hotel. Dependendo da forma como forem utilizados, podem ser combinados com outros recursos, como é o caso dos sistemas ERPs (sigla em inglês para Planejamento de Recursos Empresariais). Esses softwares de gestão permitem a utilização de diferentes tecnologias para automatizar processos administrativos, entre outras funções.

Fazer bom uso das principais tecnologias do momento deixou de ser uma medida opcional para as empresas, já se tornando uma questão de sobrevivência no mercado. Neste mundo cada vez mais conectado em que vivemos, é indispensável acompanhar essas mudanças de perto para garantir os melhores resultados em longo prazo.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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