Fique AtualizadoÚltimas Notícias

Prefeitura lança relatório dos impactos da pandemia no turismo paulistano

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SMDET – Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, SPTuris – São Paulo Turismo e COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, divulgou o relatório dos impactos da pandemia de COVID-19 no turismo da cidade de São Paulo – 2020. Este documento atualiza e complementa o relatório preliminar lançado em 2020, com os dados do impacto no primeiro semestre. Assim como o documento anterior, o propósito deste relatório é documentar os impactos da pandemia, compilando e registrando o comportamento dos principais indicadores do turismo durante o ano que se encerrou e registrar a demanda por ações que contribuam para a retomada da atividade aos patamares pré-pandemia.

Publicidade
Fispal

É um documento alinhado ao Plano de Turismo Municipal – Platum 2019|2021 e passa a ser um adendo a ele, tendo em vista que o Plano – vivo e dinâmico – foi construído num cenário de evolução linear da atividade, seguindo tendências até então entendidas como prováveis para o setor.

Publicidade
Ameris
Este relatório está estruturado em quatro seções:

Contextualização – Se propõe a mostrar dados gerais sobre a pandemia no mundo e no Brasil e a forma como o turismo foi afetado;

Impactos – traz um diagnóstico com a evolução dos principais indicadores do turismo no ano, contemplando individualmente o panorama dos diversos setores que compõem a cadeia do turismo. Para elaboração desses indicadores, além de dados de entidades parceiras, foi realizado um amplo processo de pesquisas on-line, com cerca de 1.200 respondentes, contemplando os seguintes segmentos, de forma individualizada: hospedagem, agentes de turismo receptivo, guias de turismo, promotores e prestadores de serviços de eventos, espaços para eventos, atrativos turísticos e membros do COMTUR;

Prefeitura lança relatório dos impactos da pandemia no turismo paulistano
A capital paulista sentiu muito os impactos da COVID-19 (Foto: Pixabay/Pexels)
Publicidade
Tramontina

Tendências – apresenta as tendências para o turismo global daqui para frente;

Retomada – traz as primeiras medidas adotadas pelo poder público para amparar o setor e minimizar os danos, e as inovações e movimentos positivos desencadeados pela crise do setor observadas ao longo deste período. Complementa essa seção um compilado de ações propostas para que a retomada do turismo na cidade aconteça na maior brevidade e com os menores impactos possíveis, amparada nos objetivos estratégicos e específicos, e metas do Platum 2019|2021.

A elaboração do relatório, em especial os impactos e as propostas, contou com a participação fundamental das organizações, entidades, associações de classe e membros do COMTUR.

Para ver o relatório completo, ACESSE AQUI.

Publicidade
Harus

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA