Turismo & HospedagemÚltimas Notícias

Porto de Galinhas: destino para quem ama mar, sol e diversão

Um verdadeiro paraíso na Terra, a praia de Porto de Galinhas é um dos principais roteiros de viagem procurados na região Nordeste do Brasil. O destino atrai turistas de todo o país e do mundo com suas piscinas naturais, ricas em vida marinha, e sua excelente infraestrutura, com boa oferta de passeios, hospedagens, bares e restaurantes.

Publicidade
Desbravador

O que era apenas uma vila de pescadores com vasta faixa de corais se tornou um grande polo turístico a partir dos anos 1990. A grande procura de turistas pelo local desde então gerou a necessidade de se criar regras de visitação para a preservação ambiental, como limitação de tempo no passeio às piscinas naturais e proibição de passeio de buggy pela faixa de areia.

Apesar de ser bastante badalada, a praia oferece lugares bastante tranquilos para aqueles que querem descansar e não estão interessados em muito movimento. Saiba mais sobre o destino.

Porto de Galinhas: destino para quem ama mar, sol e diversão
A beleza de Porto de Galinhas atrai turistas de várias partes do mundo (Foto: Quelmarchiori)
Publicidade
Tramontina
Qual a localização?

Porto de Galinhas é um distrito do município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, situado a 64 quilômetros ao sul da capital, Recife. Para chegar lá, há ônibus que saem diretamente do Aeroporto Internacional de Recife – Guararapes. Há ainda opções que partem da Rodoviária de Recife.

Onde ficar?

Porto de Galinha oferece uma diversidade de opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. Há chalés, pousadas de pequeno e médio porte, resorts e casas para temporada. As opções vão desde estalagens mais rústicas e simples até as mais luxuosas. Busque aquela com que você e seu grupo de viagem mais se identificam.

Porto de Galinhas: destino para quem ama mar, sol e diversão
Porto de Galinhas apresentam muitos empreendimentos hoteleiros de qualidade internacional, como o Enotel Porto de Galinhas (PE)
Publicidade
Ameris
Quando ir?

O litoral do Nordeste brasileiro tem dias de calor e sol o ano todo. Mas, para evitar que sua viagem caia justo em uma temporada de chuva, a recomendação é que você agende o passeio entre os meses de setembro e março. Neste período há outra vantagem: a visibilidade dos mares também é maior, podendo chegar a 25 metros de profundidade em mar aberto.

Quando for marcar sua viagem, uma coisa importante de se verificar é a tábua de marés. Isso porque as praias e as visitas às piscinas naturais se tornam mais interessantes quando o índice da maré está abaixo de 0,5. Você pode acompanhar o calendário das marés em sites especializados.

Que passeios fazer?

Agora chegamos à parte mais importante deste artigo: o que fazer no paraíso Porto de Galinhas! Confira as principais opções de passeio no destino.

Porto de Galinhas: destino para quem ama mar, sol e diversão
Passear de buggy em Porto de Galinhas é uma atração imperdível – Foto Divulgação
Publicidade
Clima ao Vivo
Passeio de buggy de ponta a ponta

Neste passeio você conhecerá todas as praias do município de Ipojuca, indo da praia do Muro Alto até o Pontal de Maracaípe, onde há o encontro do rio com o mar. O passeio é tranquilo, sendo feito majoritariamente na estrada, e pode levar de quatro a nove horas, a depender do combinado.

Praia da Vila de Porto de Galinhas

Esta é a praia mais badalada da região, ficando próxima ao centro do Porto de Galinhas. Ela é repleta de turistas e vendedores ambulantes. Além disso, tem águas calmas e lindas. O mar é cheio de jangadas e é desse ponto que saem os passeios para as piscinas naturais.

Na região você passeia de jangada e ainda encontra um cenário belíssimo de águas cristalinas e uma diversidade enorme de vida marinha. Recomenda-se levar um snorkel para ter uma visibilidade ainda maior debaixo d’água.

Porto de Galinhas: destino para quem ama mar, sol e diversão
Praia de Muro Alto, em Ipojuca, no litoral pernambucano (Foto Bruno Lima — MTUR)
Publicidade
Fispal
Praia de Muro Alto

A Praia de Muro Alto é uma das mais bonitas da região. Possui um extenso arrecife que forma uma imensa piscina natural com águas mornas, calmas e transparentes. Ela é ideal para relaxar, brincar com crianças e também para praticar esportes náuticos, como windsurf e stand up paddle.

Praia do Cupê

Com mar mais agitado, esta praia é perfeita para a prática de esportes como o surf e o kitesurf. Ela tem uma faixa de areia bem extensa e é pouco frequentada, o que a torna tranquila. No Pontal do Cupê se formam piscinas naturais ótimas para banho.

Porto de Galinhas: destino para quem ama mar, sol e diversão
Porto de Galinhas oferece muitas opções de praias paradisíacas – Imagem de Buenas Dicas buenasdicas por Pixabay
Praia de Maracaípe

Com areia branca e fofa, coqueirais e cajueiros, essa praia não tem tanta estrutura, sendo super sossegada para relaxar. Seu mar agitado é bom para o surf. Além disso, o local possui o pôr do sol mais bonito da região, que pode ser visto da areia ou de uma jangada.

No fim dela encontra-se o Pontal do Maracaípe, onde o rio se encontra com o mar. Desse lugar parte um passeio incrível pelo rio que leva os turistas para verem cavalos-marinhos.

Publicidade
Harus

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA