Nova plataforma busca segurança e recuperação do cenário brasileiro como destino turístico
A plataforma Turismo Seguro foi desenvolvida para oferecer mais segurança ao turista que viaja pelo Brasil e também para melhorar a imagem do Brasil como destino turístico mais seguro e responsável. Com a realidade da nova pandemia, a plataforma foi adaptada, destacando os padrões e ações relacionadas ao Covid-19, mantendo as orientações relacionadas aos demais riscos que não despareceram.
Inbal Blanc, Fundador da plataforma, esclarece que: “A convivência com o número de ocorrências envolvendo turistas por todo o País e analisando os alertas de viagens de outros Países e análises com os relatórios de competitividade do Turismo desenvolvidos pelo Fórum Econômico Mundial que classificam o Brasil como um dois últimos países no mundo em relação à segurança para o Turista, nos fez desenvolver uma plataforma aberta que possa ser utilizada pelos turistas e pelo Trade turístico para juntos melhorarem a segurança, a imagem e a confiança”, diz.
A empresa social foi desenvolvida na base de padrões internacionais adaptados à realidade dos riscos locais, pesquisas e análises das principais orientações que pode auxiliar o turista a evitar os riscos desnecessários. Outro aspecto importante é oferecer um espaço aos destinos e aos negócios turísticos de destacar as ações positivas e responsáveis que estão realizando e muitas vezes ficam se ter o destaque suficiente.
Principais objetivos:
- Melhorar a segurança e a proteção do turista brasileiro e estrangeiro que viaja pelo Brasil.
- Melhorar a imagem do Brasil criando um diferencial turístico que serve como base para o crescimento sustentável do turismo.
- Destacar destinos e diferentes negócios integrantes da cadeia de turismo que investem de forma responsável na proteção e segurança do turista.
- Oferecer mais informações aos agentes de viagem, servindo como referência para o planejamento de uma viagem mais segura
Blanc analisa os tópicos citados acima e vê o sucesso após a validação dos negócios do turismo. “Os dois primeiros objetivos serão alcançados através do compartilhamento gratuito de orientações claras aos turistas que viajam pelo Brasil e orientações para os negócios integrantes da cadeia de turismo. O terceiro objetivo será alcançado através da validação dos negócios do turismo que investem na segurança de forma responsável, com destaque para os turistas, empresas e outros negócios”, comenta.
Para o Fundador Blanc, o momento de crise oferece uma nova chance para o mercado. “O atual momento de crise oferece uma grande oportunidade de reposicionar o Turismo brasileiro como um Turismo Seguro e Responsável. A nova união no setor e a necessidade de destacar a segurança perante o turista é capaz de deixar um legado positivo do esforço e do investimento na segurança inicialmente em relação a Pandemia do Covid-19 com estendendo aos demais riscos. Convidamos as entidades, as empresas, as redes hoteleiras e os hotéis a trabalhar em parceria e destacarem seus esforços perante os clientes”, finaliza.
Além disso, como parte do movimento Turismo Seguro, serão realizados eventos, palestras e lives para conscientizar sobre a importância do investimento na segurança e sustentabilidade, visando consolidar o Brasil no mercado turístico mundial. As orientações também podem ser em Português, Inglês e Espanhol visando a futura retomada do turismo internacional.