TradeÚltimas Notícias

MTur apresenta novo Fungetur em evento no Rio Grande do Norte

O funcionamento do programa foi detalhado durante o Fórum Debate para o Desenvolvimento

Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, participou na última quinta-feira (23.05) do Fórum Debate para o Desenvolvimento, promovido pela ABDE – Associação Brasileira de Desenvolvimento, em Natal (RN). Na ocasião, o representante do Ministério do Turismo apresentou o Fungetur – Novo Fundo Geral de Turismo e os seus benefícios e facilidades para os empresários do setor. O evento contou com a participação do governo estadual, instituições financeiras, parlamentares e empresários do trade do estado.

Publicidade
Ameris

Durante sua apresentação, o Secretário Carlos Henrique Sobral destacou as expectativas para este ano e como que o Ministério do Turismo está trabalhando para fazer com que este recurso chegue para todo o trade. “É uma determinação do ministro Celso Sabino fazer com que o Novo Fungetur, esse recurso disponível, possa chegar mais rápido à ponta e de forma mais desburocratizada. Este ano, a nossa meta é que possamos fazer com que todos tenham acesso, utilizando 100% do limite disponível do Fundo.” disse.

Publicidade
Clima ao Vivo

O funcionamento do Fungetur foi detalhado durante o painel “Turismo como vetor de desenvolvimento local e o papel das Instituições financeiras de desenvolvimento para acelerar o acesso ao crédito das micro e pequenas empresas”, onde o secretário realizou uma apresentação sobre o fundo e respondeu a perguntas da plateia. Os participantes puderam conhecer os objetivos do Fundo, que são: proporcionar crédito competitivo para os empresários do setor; apoiar a infraestrutura turística básica; proporcionar o desenvolvimento do turismo; gerar renda e aumentar a oferta de empregos diretos e indiretos.

Publicidade
Desbravador
Fungetur

Voltado preferencialmente a micro, pequenas e médias empresas e operado por 24 agentes financeiros credenciados, o Novo Fungetur permite acessar até R$ 15 milhões por linha de financiamento, tendo juros de até 8,23% ao ano e até 5 anos de carência. A relação de beneficiários inclui meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, bem como todos os empresários registrados no Cadastur.

Para acessar o Fundo, basta procurar uma das instituições financeiras habilitadas, às quais cabe analisar os pedidos e liberar os recursos. Desde que assumiu o cargo, o ministro Celso Sabino tem percorrido o país e estimulado a utilização do Fungetur pelo trade turístico. A iniciativa integra o “MTur Itinerante”, que promove a descentralização dos trabalhos do órgão e proporciona a exposição de ações e programas do Ministério em estados e municípios.

Publicidade
Carbono Free
Fórum Debate para o Desenvolvimento

O fórum também contou com a participação da coordenadora executiva de Relações Institucionais e com o Mercado da Federação das Indústrias do RN (FIERN), Ana Adalgisa Dias; do diretor técnico do SEBRAE-RN, João Hélio; do secretário do Gabinete Civil do RN, Raimundo Alves; do presidente da ABDE – Associação Brasileira de Desenvolvimento, Celso Pancera; da diretora-presidente da AGN -Agência de Fomento ao RN, Márcia Maia; da deputada federal Nathalia Bonavides; do presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz; e de representantes do Governo Federal.

Publicidade
Anuncie conosco

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA