Fique AtualizadoÚltimas Notícias

Mostra de Cinema de Tiradentes tem roteiro cultural paralelo

Música, dança, teatro, literatura, circo e muito mais estão entre as atrações artísticas da Mostra de Cinema de Tiradentes. Felipe Cordeiro, Maurício Tizumba, Sérgio Pererê e Cia Circunstância são alguns dos nomes que se apresentarão no evento. Toda a programação é gratuita

Além dos 134 filmes que compõem a programação da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes,  diversas apresentações estão no escopo do evento, incluindo música,teatro de rua, performances, intervenções artísticas, lançamento de livros, show de mágica, cortejo, dentre outros. A Mostra começa na próxima sexta-feira, dia 20, seguindo até o domingo, 28 de janeiro, na histórica cidade de Tiradentes.

Publicidade
Desbravador

 

Dando as boas-vindas ao público, a tiradentina Banda Ramalho abre a programação artística na sexta-feira (20/01), às 20h00, no Cine-Lounge. A Sociedade Orquestra e Banda Ramalho (SOBR) é oriunda da velha tradição musical da cidade e existe desde 1860. Atualmente, é a responsável por manter a tradição e as atividades musicais de Tiradentes, como festas cívicas e apresentações para o entretenimento da população, também sendo destaque em festas religiosas do interior mineiro.

Mostra de Cinema de Tiradentes tem roteiro cultural paralelo
Maurício Tizumba (Foto: Tamás Bodolay)

O multiartista Maurício Tizumba também está no roteiro da sexta-feira, dia 20. Ele se apresenta às 23h30 no Cine-Lounge, com seu show que traz forte influência do congado mineiro. Tizumba, que tem cinco décadas de carreira, se destaca por fazer um percurso de grande relevância para a cultura afro-brasileira.

E o tão esperado Cortejo da Arte, grande manifestação que fará a abertura da 26ª edição do evento está marcado para o sábado, dia 21, às 16h30, saindo da Igreja do Rosário. O Cortejo celebra os grupos de tradição locais; e traz também o circo e o teatro como representantes de outros corpos que existem e resistem na cena.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

DJ Confusa e DJ tttttuto encerram o sábado (21/01), no comando da pick-up com sua Performance audiovisual no Cine-Louge.  DJ Confusa (Ju Abreu) é integrante, artista e co-fundadora da companhia de teatro Toda Deseo, além de residente e sócia do espaço cultural GRUTA!. Suas referências vêm principalmente da música brasileira, desde estilos como samba, forró e carimbó até os mais pop e contemporâneos. O Dj tttttuto (Artur Souza) é arquiteto, artista gráfico e designer. Em seus trabalhos, busca os rastros e ruídos deixados entre o digital e o analógico, para criar narrativas contemporâneas que dialoguem com a cultura e o espaço urbano.

No dia 22, domingo, às 12h00 no hall do Cine-Teatro, a programação terá lançamento de livros com a presença dos autores e sessão de autógrafos. “A forma realizada: o cinema de animação”, de Dean Luis Reis; “Uma introdução ao cinema underground americano”, de Sheldon Renan; “Helena Ignez, atriz experimental”, de Pedro Guimarães e Sandro de Oliveira; e o “Guia de elaboração de projetos audiovisuais – Leis de incentivo e fundos de financiamento – 3ª edição”, de Guilherme Fiuza Zenha e Júlia Nogueira são as obras a serem lançadas no evento.

A criançada e os adultos vão se divertir com a Cia Circunstância e seu espetáculo “Antes solo do que mal acompanhado”, no  domingo, 22, às 12h30, no Cine-Praça. Apresentando números que envolvem malabarismo, acrobacias, mágica, equilibrismo, em meio a improvisações, o palhaço vai criando uma relação de cumplicidade com sua plateia com desafios e improvisos, decidindo o que vai fazer no calor da cena.

Publicidade
Harus

Também no domingo, 22, o grupo Moreira e as Irmãs Sacaninha vai promover um encontro das personagens/atrizes (Arlete Dias, Mary Jane e Wall Diaz) de “Voltei!”, com as trilhas musicais dos filmes da Rosza Filmes, dos homenageados da Mostra Ary Rosa e Glenda Nicácio, compostas por Moreira. Assim, vida e cinema se encontram na encruzilhada do Recôncavo Baiano e se transportam para o palco reverenciando os ritmos, gêneros e canções que compõem sua paisagem sonora. O show está marcado para as 23h30, no Cine-Lounge.

O grupo Diplomattas – composto por Gabriel Martins, Heberte Almeida, Kim Gomes e Robert Frank – se apresenta na segunda-feira, dia 23, a meia-noite, no Cine-Lounge. Com a apresentação “Uma Viagem Pela Música Preta”, os Diplomattas convidam o público a uma imersão no seu repertório festivo, vibrante e dançante. A performance revisita canções icônicas da música negra brasileira e internacional, revela novas músicas autorais do grupo e retoma faixas presentes nos longas-metragens mineiros “Marte Um” (Gabriel Martins) e “No Coração do Mundo” (Gabriel Martins e Maurílio Martins), produzidos pela Filmes de Plástico.

Mostra de Cinema de Tiradentes tem roteiro cultural paralelo
Felipe Cordeiro é um dos destaques da programação em Tiradentes (Foto: Estúdio Tereza e Aryanne)

Nome em destaque na cena contemporânea brasileira, o paraense Felipe Cordeiro será a atração da terça-feira, dia 24, à meia-noite, no Cine-Lounge. Pioneiro na fusão de estilos populares paraenses com a vanguarda pop, ele apresenta uma sonoridade definida como Pop Tropical que traz referências da guitarrada, tecnobrega, carimbó, new wave, MPB e música eletrônica. Com o ex-titãs Arnaldo Antunes , Felipe Cordeiro compôs “Ela É Tarja Preta”. É dele também a música “Problema Seu”, que foi eleita pela revista Rolling Stone Brasil a melhor canção de 2013.

O cantor, compositor e instrumentista Rodrigo Borges, filho de Marilton Borges, primogênito da família artística fundadora do Clube da Esquina, será a atração da madrugada de quarta (25) para quinta-feira (26), às 24h45, no Cine-Lounge. Com 25 anos de carreira, lançou seu segundo álbum solo, “Assim que a vida quiser”, em 2020, no qual dividiu os vocais com Mart’nália, Otto e Toninho Horta. Artista versátil, transitando do pop à MPB com domínio do canto, violão e guitarra, mantém o legado musical da família Borges – possui parcerias com Márcio Borges, Murilo Antunes, Otto, dentre outros.

Samba no pé

Na quinta-feira, 26, à meia-noite, também no Cine-Lounge, Adriana Araújo vai levar o melhor do samba para Tiradentes. Nome de destaque do samba produzido em Minas Gerais, a cantora chama a atenção pelas performances memoráveis e o timbre de voz único, sendo considerada uma das grandes intérpretes do gênero. A artista lançou seu primeiro álbum autoral “Minha Verdade” em 2021, trabalho que conta com composições de sambistas como Dona Eliza, Fernando Procópio, Evandro Melo, entre outros, além da participação de artistas como Sérgio Pererê e DJ A Coisa.

Na sexta-feira, dia 27, às 23h30, o Cine-Lounge vai receber os Djs Ressonantes e Vj 1mpar. Ressonantes é o nome do duo de DJs formado por Giffoni e Tobias, artistas atuantes na cena do Hip Hop de BH que apresentam  repertório que passeia pelo vasto universo da black music utilizando técnicas de turntablism (intervenções performáticas usando os toca-discos como instrumentos musicais).  VJ 1mpar é o pseudônimo de Henrique Roscoe, artista audiovisual, músico e curador.  O Vj trabalha na área audiovisual desde 2004, explorando caminhos da arte generativa e visual music; investigando as relações entre som, imagem e narrativas abstratas simbólica

Charrete Jazz Band vai animar o sábado (28/01), no Cine-Praça, a partir das 12h30. A banda é formada por Jonas Fernando (clarineta), Victor Gusman (saxofone tenor), Eduardo Nascimento (trompete), Daniel William (tuba), Gabriel (banjo) e Nil Dutra (percussão) e tem como referência a sonoridade e descontração das autênticas bandas de jazz americanas nascidas em New Orleans.

Também no sábado, dia 28, às 16h00, o Cine-Praça vai receber um show de mágica da Família Kradyn. O grupo – que  é formado por Kradyn, Eliana,  Carolina e Kradyn Junior –  já se apresentou em centenas de cidades de oito estados Brasileiros. Outra atração do sábado, 28, no Cine Tenda, será o professor de história por formação e DJ por feeling, Vinícius Amaral: Do House ao Techno, da Disco ao Synth Pop, o DJ consegue mesclar estilos e ter a versatilidade necessária ao profissional dos novos tempos.

E, encerrando a programação, Sérgio Pererê se apresenta no sábado, dia 28, à meia-noite, no Cine-Lounge. Cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e diretor musical, Pererê tem um trabalho autoral reconhecido pelo diálogo que estabelece entre a tradição e a experimentação, pela profusão de sonoridades – com destaque para as referências afro-latinas –, e pelo timbre peculiar de sua voz.

A programação artística da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes conta com a parceria cultural do Fecomércio MG Sesc Senac.

Publicidade
GTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA