Fique AtualizadoÚltimas Notícias

Latam acumula três meses na liderança do setor aéreo brasileiro

A Latam é novamente a companhia aérea líder da aviação comercial brasileira em abril de 2022, com uma participação* de 34,5% no mercado doméstico, segundo os dados consolidados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgados na sexta-feira, dia 3 de junho. No decorrer do mês, a companhia deu sequência ao seu processo de retomada e incrementou a malha aérea com mais voos entre as capitais e seus principais hubs (centros de conexão) e cidades-foco dos seus investimentos no Brasil. São Paulo (Congonhas e Guarulhos), Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Brasília e Fortaleza. Com isso, a Latam lidera o mercado aéreo brasileiro desde fevereiro deste ano.

Publicidade
Desbravador

 

De acordo com Aline Mafra, Diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil, “O turismo de lazer, principalmente para destinos do Nordeste brasileiro, já vinha se recuperando com o avanço da vacinação contra a COVID-19 e da flexibilização das restrições sanitárias. Recentemente, o turismo de negócios também começou a demandar mais voos. Por isso, ampliamos sequencialmente as operações na Ponte Aérea São Paulo-Rio de Janeiro e demais rotas capazes de conectar mais pessoas para mais destinos em nossos hubs”.

Publicidade
Clima ao Vivo

No Brasil, em abril de 2022, a Latam retomou 97% da sua oferta** doméstica de assentos e alcançou uma taxa de ocupação de 78,4%, transportando mais de 2,2 milhões de passageiros em uma média de 503 voos domésticos por dia para 49 destinos no País (antes da pandemia de COVID-19 eram 44 destinos).

A Latam programou quase 3 mil voos domésticos e internacionais para a alta temporada de julho no Brasil. O aumento das decolagens em relação a junho de 2022 visa atender à crescente demanda por viagens domésticas e internacionais no Brasil em um momento de retomada do turismo de lazer e durante o mês tradicionalmente caracterizado pelas férias escolares no País.

Publicidade
Carbono Free

Os principais incrementos no mercado doméstico são nos voos com destino ao Nordeste brasileiro a partir de São Paulo (Guarulhos e Congonhas), Rio de Janeiro (Santos Dumont); Brasília e Fortaleza. No mercado internacional a partir do Brasil, a companhia ampliará seus voos para Santiago, Buenos Aires, Miami e Orlando.

Além de incrementar a frequência de voos semanais em algumas rotas ao longo do mês de julho, a Latam também retomará rotas que foram suspensas temporariamente, como os voos diretos entre Porto Alegre e Lima e Fortaleza-Miami, e dará continuidade às estreias planejadas e mantidas para 2022. Isso porque, em julho, a companhia vai estrear 5 novos destinos no exterior e no Brasil: Roma, Montes Claros, Cascavel, Caxias do Sul e Juiz de Fora. Com essas estreias, a companhia alcançará as marcas de 54 destinos nacionais e de 20 no exterior em voos a partir do Brasil.

Publicidade
Ameris

No primeiro trimestre de 2022, a Latam foi considerada a companhia aérea mais pontual do Brasil, com 91,4% dos voos no horário planejado, de acordo com o ranking de pontualidade medido pela Cirium, empresa especializada em análise de dados da aviação mundial. Para chegar ao resultado no indicador OTP (On-time Performance), a consultoria Cirium avalia os voos comerciais de todo o mundo que chegaram ao seu destino dentro do horário previsto (até 14 minutos após o programado).

*RPK: sigla em inglês para Passageiros-Quilômetros Transportados

**ASK: sigla em inglês para Assentos-Quilômetros Oferecidos

Publicidade
Tramontina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA