Fique AtualizadoÚltimas Notícias

Impactos da arquitetura hoteleira na satisfação dos hóspedes

Saiba como o planejamento arquitetônico eficaz pode elevar o nível de conforto e bem-estar dos clientes

Os hóspedes estão cada vez mais exigentes. Enquanto uns buscam mais conforto ou praticidade nos ambientes durante a viagem, outros se preocupam com o impacto ambiental da hotelaria. Isso quer dizer que a arquitetura de hotéis, pousadas e até hostels impacta significativamente a estadia do cliente, influenciando sua experiência como hóspede.

Publicidade
Desbravador

Para suprir a demanda por espaços mais responsáveis e acolhedores, é preciso se atentar a diversos fatores que se combinam e criam uma experiência memorável a quem se hospeda.  Apenas ter um espaço luxuoso não é mais suficiente para se destacar no mercado hoteleiro, é necessário agradar em cinco aspectos fundamentais:

Expectativa

A partir do momento em que os hotéis precisaram estar presentes nas redes sociais, a arquitetura externa e o design se tornaram ainda mais fundamentais. Esses são os primeiros elementos que chamam a atenção de um hóspede na internet. Um design impressionante pode criar uma expectativa positiva e uma sensação de luxo e conforto. Fachadas elegantes, paisagismo bem-cuidado e entradas convidativas tendem a atrair mais os clientes. Essa primeira impressão é capaz de se manter durante toda a estadia, caso a expectativa seja suprida. 

Novo restaurante do Renaissance Hotel abre as portas em São Paulo
O espaço localizado no Renaissance São Paulo Hotel proporciona ambiente acolhedor e casual para reunir família e amigos – Projeto: Flávia Romi Arquitetura | Imagens Renderizadas: Studio Noak
Publicidade
Clima ao Vivo

Funcionalidade

Além de garantir conforto, um design interno funcional e intuitivo torna a estadia do hóspede mais relaxante. Afinal, a hospedagem deve proporcionar descanso e praticidade, não dificuldades e obstáculos que podem irritar o cliente. Por isso, todos os espaços, desde recepção, corredores, áreas comuns até quartos, devem ser bem planejados. A arquitetura que facilita a movimentação e possibilita fácil acesso a serviços e comodidades melhora a experiência do hóspede.

Ambiente singular

A arquitetura pode ser utilizada para a construção de um ambiente exclusivo que reflete a identidade do hotel, diferenciando-o dos demais. Isso dá ao hóspede a sensação de que ele fez a melhor escolha e não há outro espaço melhor. A escolha de materiais, cores e iluminação desempenha um papel crucial na definição do ambiente e da atmosfera da hospedagem.

Sustentabilidade

Hotéis que possuem arquiteturas que contribuem para a preservação ambiental atraem hóspedes preocupados com questões ambientais e ainda tornam o espaço mais eficiente. A sustentabilidade na arquitetura hoteleira envolve um conjunto de práticas e técnicas que encontram soluções para problemas atuais. Ao incluir painéis solares, jardins verticais e sistemas de reciclagem ou reaproveitamento de recursos, o negócio se beneficia economicamente e proporciona uma estadia inovadora.

Publicidade
Tramontina

Ainda, pode agregar elementos naturais como jardins e vistas para a natureza para ampliar a sensação de conexão com a natureza. Valorizar o meio ambiente ajuda a passar uma imagem de responsabilidade e contribui para o bem-estar dos hóspedes.

Impactos da arquitetura hoteleira na satisfação dos hóspedes
Jardins e vistas para a natureza ampliam a sensação de conexão com a natureza, como acontece no Brach Hotel, de Paris – Foto – Divulgação
Publicidade
Carbono Free

Segurança e privacidade

Outra tarefa da arquitetura é a garantia de segurança e privacidade aos hóspedes. Isso inclui a implementação de sistemas de segurança eficazes e um design que minimize o ruído e maximize a privacidade, especialmente em quartos e áreas de descanso. Elementos como corredores bem iluminados, fechaduras de alta segurança e isolamento acústico aumentam a sensação de confiança e conforto dos hóspedes.

É possível afirmar que a arquitetura hoteleira desempenha um papel vital na experiência do cliente. Por ser um trabalho complexo, a harmonização dos elementos arquitetônicos muitas vezes demanda um profissional que cursou faculdade de arquitetura. Com o conhecimento adequado e o desejo de agradar os hóspedes, um hotel pode se destacar entre as tantas opções existentes por causa de sua arquitetura. Esse aspecto é capaz de influenciar tanto a satisfação e o bem-estar dos clientes quanto inovar o turismo.

Publicidade
Ameris

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA