MercadoÚltimas Notícias

Hard Rock terá gestão técnica da GreenYellow em hotéis no Brasil

A VCI S.A., responsável pela chegada da marca Hard Rock Hotel no Brasil, e a GreenYellow, empresa de transição energética, encarregada de realizar toda a logística, gestão técnica e operação dos ativos instalados nos empreendimentos da incorporadora, fecharam um acordo para a implementação de sistemas modernos e sustentáveis de ar-condicionado em dois hotéis da rede, previstos para serem inaugurados em breve no País. Os complexos hoteleiros estão sendo construídos nas localidades de Ilha do Sol – próximo a Londrina, no Paraná, e na Praia de Lagoinha, no município de Paraipaba (CE). A conclusão do trabalho da GreenYellow está prevista para o final de 2023.

Publicidade
Desbravador

Os hotéis, que foram idealizados de acordo com padrões de funcionamento sustentável em vários aspectos, como no consumo de energia renovável e na utilização inteligente do recurso, contarão também com soluções eficientes do sistema de ar-condicionado e estratégias para aumentar a vida útil dos equipamentos, que serão do tipo inverter com refrigeração a ar. Além da instalação dos equipamentos fornecidos pela LG Business Solutions, a GreenYellow ficará responsável pela operação e manutenção da estrutura de ar-condicionado. “Um dos diferenciais deste contrato é o fato de oferecermos apoio full time in loco e remotamente, com o objetivo de garantir a disponibilidade do serviço sem interrupções”, afirma Marcelo Xavier, Diretor-presidente da GreenYellow. De acordo com o executivo, esse modelo de negócio já foi aplicado pela companhia em projetos greenfield de refrigeração comercial, iluminação no varejo e, agora, será implementado em ar-condicionado para o segmento de hotelaria.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

No hotel de Lagoinha, que possui 583 chaves, sendo 228 delas no edifício principal, por exemplo, o projeto consiste na implantação de 15 chillers a ar, à base de fluído refrigerante, que evitam desperdício de água no sistema, se comparado a um sistema de água gelada. A estratégia de contar com chillers menores e modulares visa tê-los à disposição para que sejam acionados à medida que cresce a ocupação dos ambientes, podendo ser usados também como backups para evitar indisponibilidade do serviço. Serão instaladas, ainda, 15 condensadoras de 16HP de VRF. Essa estrutura de climatização do hotel seria capaz de refrigerar, por exemplo, 500 residências.

Hard Rock terá gestão técnica da GreenYellow em hotéis no Brasil
Perspectiva do hall de entrada do Residence Club at the Hard Rock Hotel Fortaleza – Divulgação
Publicidade
Carbono Free

O projeto desenvolvido pela GreenYellow para o hotel localizado na Ilha do Sol (PR), contempla 509 unidades – que inclui os quartos que farão parte do complexo. À diferença de Lagoinha, onde a empresa optou por uma estrutura centralizada, composta por chillers, fancoils e fancoletes, no Paraná, que fica na região Sul do Brasil, a decisão foi adotar o sistema VRF (Variable Refrigerant Flow – Volume de Refrigerante Variável), com a preocupação de atender às necessidades tanto no inverno quanto no verão, no lugar de privilegiar somente a refrigeração do ar. Neste caso, o fluído utilizado nos equipamentos também será gás refrigerante HFC-410A, que está de acordo com o que foi estabelecido no Protocolo de Kyoto. Nesta unidade, alinhado ao conceito de sustentabilidade que envolve toda a concepção do projeto, o sistema de resfriamento e aquecimento vai aproveitar o rejeito do calor do ar-condicionado através de hydrokit para aquecer a água que será utilizada no hotel.

Hard Rock terá gestão técnica da GreenYellow em hotéis no Brasil
Perspectiva da fachada do Hard Rock Ilha do Sol – Divulgação
Publicidade
Ameris

Fábio Villas Bôas, CEO da VCI, enfatiza que o objetivo na hora de atrair os parceiros para a construção dos empreendimentos é contar com empresas que desenvolvem projetos com o que há de mais moderno e sustentável no mercado. “Temos a tranquilidade de saber que a operação, manutenção e garantia do sistema de climatização dos hotéis está nas mãos de uma companhia com know-how internacional e que trabalhará ao nosso lado para que possamos focar no core do negócio”, finaliza.

Publicidade
Clima ao Vivo

Denise Bertola

Denise Bertola - Repórter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA