Especialista do Senac SP apresenta novos conceitos turísticos
Entre as tendências estão conhecer novos destinos, culturas, paisagens ou simplesmente desfrutar de experiências inéditas em diferentes lugares no seu próprio país
![Especialista do Senac SP apresenta novos conceitos turísticos](https://cdn2.revistahoteis.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Foto-1-Passaporte.jpg)
Conforme a pesquisa da FecomercioSP – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo, o turismo brasileiro está em alta e o primeiro trimestre de 2024 já é o melhor para o setor desde 2019, ano da pré-pandemia. Além disso, o faturamento do período registrou R$ 48,2 bilhões, número 1,9% maior que o mesmo período de 2023.
Para auxiliar os diversos perfis de turistas, Bruno Manhães, docente da área de turismo do Senac São Paulo, apresenta as tendências e novos conceitos turísticos que devem agradar aos viajantes em busca dos mais variados tipos de experiências. “Viajar faz parte da vida contemporânea, é sinônimo de qualidade de vida e impacta na perspectiva social. O turismo está popularizado, não é para elite, e pode ser feito na própria cidade”, conta Bruno Manhães.
- Turismo de experiência
Neste estilo de viagem, o turista é o protagonista. A ideia é que o viajante tenha muita interação e vivências com a comunidade, a cultura local e leve os aprendizados para casa.
- Turismo Criativo
Este segmento busca encontrar potencialidades da indústria criativa em locais onde não existe, digamos assim, um turismo tradicional. A intenção é aproximar os turistas dos produtores culturais locais que serão anfitriões e proporcionarão experiências genuínas, a exemplo de uma caminhada fotográfica com um fotógrafo local, visita aos ateliês em diferentes territórios para aprender a fazer renda ou viajar para degustar pratos regionais
- Turismo Pedagógico
Tem por objetivo usar o território ou a cidade como espaço educativo. O aprendizado é lúdico, profundo e o aluno vivencia o aprendizado na prática, conforme os conteúdos pedagógicos. Neste segmento, a finalidade da viagem não é só lazer e exige planejamento e articulação coletiva entre o guia de turismo, professor e aluno.
- Turismo Cultural
É um segmento amplo, complexo e está conectado com o turismo de experiência e criativo. A cultura está em todo lugar! A motivação do viajante é ampliar o repertório, adquirir novas referências seja em atividades eruditas ou populares como curtir festivais de música, festa junina, conhecer o folclore, visitar museus, entre outros.
- Slow travel
É perfeito para quem busca viajar com mais qualidade e menos quantidade de lugares para visitação. O foco é desacelerar e participar de experiências imersivas relacionadas ao bem-estar, apreciar os detalhes arquitetônicos, belezas naturais ou realizar uma simples conversa com a população local sobre cultura, história e tradições. Tudo sem pressa!
- Turismo Étnico e Afro
É o passeio certo para quem deseja vivenciar e conhecer as culturas dos povos originários ou visitar os territórios do povo preto em aldeias ou quilombos, respectivamente. Neste segmento, é importante procurar agências responsáveis que prezam por deixar um legado positivo às localidades, como por exemplo, a contratação de guias de turismo locais que possam falar com legitimidade sobre a sua cultura.