MercadoÚltimas Notícias

Cursos online facilitam ingresso de trabalhadores no turismo

Cursos EAD com certificação europeia podem ampliar a possibilidade de brasileiros atuarem tanto no Brasil como em Portugal e outras nações da UE

Cursos profissionalizantes online de hotelaria e de cruzeiros, com certificação europeia, são uma opção prática e vantajosa para brasileiros que buscam qualificação para trabalhar no setor de turismo. Estes tipos de cursos ainda contam com apoio das escolas portuguesas de ensino a distância (EAD) para consultoria curricular, após a sua conclusão, e posterior indicação de agências de recrutamento e seleção com as quais possuem parcerias, para atuar no Brasil, Portugal ou outras nações da União Europeia. Há também a possibilidade do interessado fazer o curso em Portugal, conciliando estudo e trabalho, de acordo com a política lusa de vistos que concede essa permissão para cursos com mais de 12 meses de duração – o aluno pode optar em fazer a parte presencial em Lisboa ou no Porto e ainda finalizar a qualificação com um estágio em hotéis 4 ou 5 estrelas.

Publicidade
Carbono Free

Para Renata Maida Freire, Diretora da Academia eFuturo no Brasil, uma das escolas portuguesas de formação profissional que capacita brasileiros para o mercado laboral este é o momento perfeito para fazer uma transição de carreira e ingressar em empresas da cadeia de turismo, como hotéis, pousadas, resorts, albergues, cruzeiros marítimos ou fluviais, restaurantes, bares e cafés. “Desde a pandemia de Covid-19, muitos profissionais experientes acabaram deixando o setor em Portugal e também em outros países da UE e, com isso, se abriram oportunidades para as pessoas que buscam trabalhar nessas áreas”, afirma .

Publicidade
Tramontina

A certificação europeia é uma vantagem para o currículo e valoriza o profissional brasileiro que busca emprego em turismo, seja na Europa ou mesmo no Brasil. A idade mínima dos alunos dos cursos profissionalizantes é 18 anos e, para melhor aproveitamento, é recomendada a conclusão do Ensino Médio, equivalente ao 12º ano completo em Portugal. O estudante tem a opção de fazer o curso online no Brasil e, posteriormente, fazer as aulas práticas e o estágio em terras lusas. Mas atenção: o estágio não costuma ser remunerado em Portugal, por isso é recomendável ao aluno contar com recursos financeiros até a formatura ou mesmo até que encontre emprego. Importante também ressaltar que as escolas profissionalizantes lusas não se responsabilizam por vistos, fornecendo apenas a prova de matrícula dos alunos que querem estudar em Portugal.

Publicidade
Ameris

Além de obter o diploma com validade em países da UE, os formados podem passar por uma consultoria oferecida pela própria eFuturo, na qual recebem orientações quanto à participação em processo de recrutamento e seleção em hotéis ou cruzeiros parceiros da escola, inclusive para o trabalho no Brasil. Uma das parceiras da eFuturo é a Infinity Brazil, agência brasileira que recruta e seleciona candidatos para trabalhar em navios de cruzeiros. “Estamos iniciando em junho as contratações para alta temporada de tripulação para cruzeiros, e recebemos infelizmente muitos candidatos sem qualificação técnica e/ou sem inglês para comunicação. Mas com a nossa parceria os candidatos são mais qualificados”, relata Jerusa Pedrosa, CEO da Infinity Brazil.

Cursos online facilitam ingresso de trabalhadores no turismo
O curso completo oferece capacitação em zeladoria, recepção, restaurante e bar – Foto: Freepik
Conheça mais sobre cursos de hotelaria e cruzeiros

O curso completo oferece capacitação em zeladoria/housekeeping, recepção, restaurante e bar, e tem duração de 12 meses. Há ainda um curso especialmente direcionado aqueles que já têm experiência de três anos em hotelaria, mas querem ampliar seus conhecimentos para o segmento de cruzeiros, o Diploma de Cruzeiros. Mas para quem não tem interesse em atuar em navios, é possível fazer um curso focado somente em hotelaria.

Publicidade
Clima ao Vivo

Além desses dois cursos mais completos, há outros específicos para determinadas funções, como os de capacitação profissional para guest service em cruzeiros ou de recepcionista em hotéis, além de cursos técnicos de restaurante e bar para cruzeiros ou hotelaria, de garçom para cruzeiros ou hotéis, de barman para cruzeiros ou hotelaria, de assistente de cabine em cruzeiros, de governanta de hotel e, finalmente de cozinheiro para cruzeiros e hotelaria/restauração, este último disponível somente na unidade da eFuturo na capital portuguesa.

Publicidade
Desbravador

Denise Bertola

Denise Bertola é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA