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Boletim Braztoa indica fôlego no faturamento de operadoras

Ferramentas mais utilizadas para vendas, atendimento e pós-venda também fazem parte do levantamento da Braztoa

A aproximação do fim do ano, os avanços da vacinação e abertura de fronteiras somam fatores que favorecem a recuperação do Turismo. Diante de uma demanda reprimida que, mês a mês, se mostra apta a viajar, oferecer a melhor experiência, não apenas de viagem, mas também de escolha e de compra, é essencial para conquistar clientes e, acima de tudo, fidelizá-los. Os resultados das operadoras de turismo no mês de setembro e como elas estão usando as ferramentas atuais em prol do seu crescimento fazem parte do Boletim Mensal Braztoa, estudo realizado por meio de uma parceria entre a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e a UP Soluções, com o objetivo de gerar inteligência de mercado a partir de informações das associadas, e que, excepcionalmente nesta edição, não terá lançamento com apresentação ao vivo.

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Em setembro, 36% das operadoras alcançaram faturamento próximo da média histórica (75% ou mais) e 46% em patamares equivalentes a 25% dos números pré-pandemia. Já em relação ao ano passado, 43% das operadoras dobraram o faturamento de setembro de 2020

Ao se comparar o desempenho com o mês de agosto de 2021, 80% das operadoras tiveram faturamento igual ou maior no mês de setembro, o que mostra que o caminho de recuperação segue um processo de consolidação sustentável, com passos cautelosos, mas firmes e com cada vez menos chances de retrocessos.

Outros indicativos reforçam a linha evolutiva do setor: em setembro, 61,4% dos embarques nacionais foram de novas vendas, número quase empatado com o internacional, onde 62% dos embarques foram decorrentes de vendas novas. Dia após dia, estão sendo anunciadas aberturas de fronteiras para destinos turísticos relevantes para os brasileiros. Ainda assim, o mercado nacional segue representando a maior parcela dos roteiros comercializados e o Nordeste segue como a região mais procurada, seguida do Sul. Entre os destinos mais vendidos em setembro estão Salvador e Gramado em primeiro lugar, seguidos de Natal, que ficou em segundo, e Praia do Forte, São Paulo e Fortaleza, que dividem a terceira colocação. Foz do Iguaçu e Maceió despontam no ranking do mês como destinos com aumento expressivo de vendas.

Rayane Ruas, Head of Intelligence da UP Soluções, aponta: “Os destinos mais vendidos, corroboram com os dados de big data analisados pela UP Soluções, em que as viagens de praia e natureza correspondem a 20% das menções na mídia, seguida pelas viagens em família com 17%. Ainda, identificamos que os feriados e finais de semana equivalem a 37,5% das viagens. Portanto, um terço do turismo brasileiro está concentrado nas viagens de natureza e familiar e, nos feriados e finais de semana, estamos diante de uma alteração nas preferências e na da sazonalidade”. Sobre a data de realização das viagens nacionais comercializadas em setembro, 29,2% aconteceram no próprio mês da aquisição e 45% se realizarão até o fim de 2021.

No internacional, América Central/Caribe e Europa figuram entre as regiões mais procuradas, com aumento relevante da América do Norte, em razão do anúncio da liberação de viagens a turismo para os Estados Unidos. Entre os principais destinos estão Cancún, Dubai, Egito e Maldivas. Portugal e Tunísia figuram entre os destinos com crescimento expressivo nas vendas. Em relação aos embarques internacionais, 14,6% ocorreram no mesmo mês da pesquisa, 40,4% ocorrerão até o final do ano, enquanto 31% estão agendados para o primeiro semestre de 2022, 12,5% acontecerão no segundo semestre do próximo ano e apenas 1,4% ficarão para 2023.

Presença multicanal para prospecção, vendas e pós-venda

Este mês, a componente temática do boletim buscou fazer um diagnóstico da maturidade digital por parte das operadoras. Entre estratégias, ferramentas, investimentos e readequações em termos digitais, identifica-se nas operadoras o foco no uso da tecnologia para oferecer a melhor experiência para os clientes antes, durante e depois da compra. Nos meios de pagamento o Pix já se consolida como o segundo mais relevante das empresas, com 15,97% das operações, atrás apenas do cartão de crédito, que representa 64,9% das transações. Além da agilidade, o Pix pode ainda aumentar a rentabilidade das operadoras, visto seu custo e risco menores (não tem chargeback).

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No contato com o cliente, o e-mail e o WhatsApp se destacam. Embora Instagram e Facebook sejam as maiores vitrines das operadoras (93,3% estão presentes nestes canais de forma profissional), o e-mail é o canal mais utilizado para contato com os clientes, seguido pelo WhatsApp e telefone e, só então, figuram as lojas físicas. O envio de vouchers, materiais informativos, assinaturas de contrato e pagamentos são, em sua maior parte, feitos de forma automatizada pelas empresas, para garantir agilidade, qualidade e economia de tempo e pessoal dos operadores. Em se tratando do marketing digital, as empresas dão grande importância para imagem (reputação) e análise da concorrência (posicionamento no mercado). O diagnóstico apontou que 60% utilizam sistema de análise da reputação online e 53% de análise da concorrência.

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Segundo aponta o Presidente da Braztoa, Roberto Haro Nedelciu, “A transformação digital do governo federal, reconhecido pelo Banco Mundial como o 7º no ranking de digitalização dos governos mundiais, contribuiu para as operadoras de diferentes formas, principalmente com a implementação do Pix. Os nossos associados têm investido cada vez mais em diferentes iniciativas, como no setor administrativo/financeiro, que possui o maior grau de utilização dos processos digitais, com destaque para Relatórios Gerenciais que auxiliam a tomada de decisões estratégia das empresas. Além disso, na disponibilização de inventário e efetivação de reserva tem-se um grau de maturidade bem avançado. O processo de transformação é longo, muda rapidamente e exige muito investimento, mas constatamos, nesta edição, um resultado importante do esforço dos nossos associados”.

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