Pesquisa Hoteis.com traz dados sobre tecnologia e IA nos hotéis
O relatório Hotel Room Innsights 2025 revela detalhes dos quartos de alta tecnologia, além das dificuldades e preferências dos hóspedes

Mais da metade dos hotéis (56%) afirmam sentir a pressão para atualizar a tecnologia nos quartos, segundo a pesquisa Hotel Room Innsights 2025 da Hoteis.com.* A pesquisa anual com mais de 450 propriedades em todo o mundo revelou como a tecnologia dos quartos de hotel evoluiu e se modernizou, da reserva ao checkout. Resultado: uma onda de inovação que deixou os quartos de hotel mais inteligentes e os hóspedes correndo para acompanhar o ritmo.
Principais descobertas:
- A confusão tecnológica é real: metade dos hotéis oferece um tutorial no check-in para ajudar os hóspedes a navegar pelos recursos relacionados à tecnologia, como iluminação inteligente, wi-fi e sistemas de entretenimento no quarto.
- ComfortTech é rei: os hotéis de alta tecnologia passaram a investir em inovações práticas para melhorar o conforto: ventiladores inteligentes, iluminação personalizável e Smart TVs ganham lugar dos robôs e automação.
- A interação humana ainda importa: 70% dos hotéis pesquisados identificaram que os hóspedes ainda preferem falar com um humano, especialmente no check-in, e, quando precisam de suporte, destacam a importância do atendimento presencial.
- O quarto de hotel do futuro: os hotéis pesquisados têm interesse em outras atualizações tecnológicas mais sofisticadas no futuro, como serviços de concierge com tecnologia de IA, controles de quarto ativados por voz e até mesmo chefs robôs, buscando aprimorar o serviço e a personalização.

Melanie Fish, Vice-Presidente Global de Relações Públicas, fala sobre a pesquisa. “De chuveiros inteligentes a robôs que entregam serviço de quarto, a pesquisa Hotel Room Innsights deste ano mostra que hotéis em todo o mundo estão usando a tecnologia de diversas maneiras, desde as funcionais até as inovadoras”, diz.
A ascensão de ComfortTech
Ao mesmo tempo que alguns hotéis adotam mordomos robôs e reconhecimento facial no check-in, a maioria está se concentrando na “ComfortTech” — melhorias práticas que aumentam o conforto e a usabilidade e estão rapidamente se tornando o novo normal. Um parceiro hoteleiro observou: “Recursos como Wi-Fi rápido, conectividade com a TV e controles intuitivos no quarto tornaram-se desejo padrão entre os hóspedes”.
De acordo com a pesquisa, as melhorias tecnológicas mais comuns incluem:
- Entretenimento no quarto: smart TVs conectadas a serviços de streaming e alto-falantes bluetooth;
- Tecnologia de sustentabilidade: sistemas de energia inteligentes, dispositivos que economizam água, ventiladores eficientes e redução do desperdício de alimentos;
- Atualizações de eficiência: check-in e checkout pelo celular ou dispositivo móvel;
- IA: serviços de concierge e chatbot com tecnologia de IA.
O cômodo mais inteligente do hotel: o banheiro.
Muitos hotéis estão fazendo melhorias significativas em uma área curiosa: o banheiro. Banheiros inteligentes podem oferecer aos hóspedes:
- Espelhos inteligentes com atualizações meteorológicas e notícias;
- Controles digitais de temperatura da água e torneiras com sensor de movimento;
- Chuveiros inteligentes que mudam de cor com base no consumo de água;
- Vasos sanitários japoneses e bidês inteligentes;
- Abastecimento de banheira ativado por voz;
- Inovações em acessibilidade, como banheiras que abaixam para cadeirantes.
A linha tênue entre inteligente e muito inteligente
À medida que os quartos de hotel se tornam mais sofisticados, muitos hóspedes têm dificuldade para acompanhar o ritmo. Os hotéis relataram que os hóspedes geralmente têm problemas com iluminação, wi-fi, sistemas de entretenimento e ar-condicionado. Para preencher essa lacuna, 52% dos hotéis passaram a oferecer um tutorial no check-in, reforçando a importância da interação humana.

Nem toda tecnologia permanece. Alguns hotéis admitiram que removeram recursos automatizados, como robôs no serviço de café da manhã ou no saguão. O cerne da hospitalidade ainda está nas pessoas: 70% dos hotéis pesquisados disseram que os hóspedes preferem a interação humana no check-in e no suporte da recepção.
O quarto de hotel do futuro
Os hotéis estão investindo em inovação. Quando questionados sobre em quais tecnologias estavam mais interessados, as respostas variaram de soluções com tecnologia de IA a funcionários robóticos, revelando uma visão ousada para o futuro das experiências dos hóspedes. Algumas das ideias de destaque são:
- Inovação com tecnologia de IA: serviços de concierge, automação com economia de energia e tradução presencial em tempo real.
- Robótica: robôs para cozinhar, transporte de bagagem, entrega de refeições, limpeza e manutenção externa.
- Melhorias na experiência do hóspede: quartos com controle de voz, dispositivos de monitoramento do sono e espelhos inteligentes.
Estadias tecnológicas
Muitos hotéis estão de olho na próxima onda de atualizações, como acesso biométrico aos quartos, personalização preditiva e experiências com tecnologia de IA. Embora alguns desses recursos possam parecer ficção científica, um número crescente de hotéis já está entrando nesse mundo. Eles estão investindo em tecnologia para reinventar a experiência do hóspede. Alguns exemplos de hotéis que trazem novidades:
- Hotel EMC2 (Chicago, IL): hotel boutique que combina arte, ciência e tecnologia com serviço de quarto robótico e integração com assistente de voz.
- Grand Hyatt Jeju (Coreia do Sul): paraíso tecnológico com quartos inteligentes, mordomos robôs, espelhos inteligentes e reconhecimento facial.
- FlyZoo Hotel (Hangzhou, China): desenvolvido pela Alibaba, o FlyZoo é um exemplo inovador de hospitalidade impulsionada por IA, com check-in por reconhecimento facial, assistente de IA Tmall Genie e serviço de quarto robótico.
- CitizenM New York Bowery (New York, NY): perfeito para viajantes a negócios que gostam de tecnologia, todas as propriedades da CitizenM oferecem quartos controlados por tablet, funcionalidade de tela e espelho e espaços para reuniões que os hóspedes podem reservar online.
- Pullman Singapore Orchard (Singapura): “quartos transformadores” com QR Code permitem que os hóspedes adaptem seu ambiente pessoal com o toque de um botão.
- The Thief (Oslo, Noruega): Além de chique e elegante, esse hotel também é inteligente. Oferece reconhecimento facial para check-in VIP, TVs com espelho integrado e curadoria de arte digital por meio de tablets nos quartos.
No aplicativo Hoteis.com, o visitante não perde nenhuma oferta. Basta ativar os alertas de preços de hotéis e receber as notificações sempre que o preço cair (sem necessidade de suporte técnico).
*A pesquisa coletou 450 respostas de 1º de julho de 2025 a 1º de agosto de 2025.