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Zoox disponibiliza guia para programa de privacidade

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A Zoox disponibilizou o documento gratuito para empresas que ainda não se adequaram ou têm dúvidas sobre a LGPD

O ano de 2021 traz, com o novo ciclo, uma nova maneira, mais responsável, de como as empresas deverão tratar os dados pessoais de clientes e colaboradores, a partir da entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados. De olho nisso, a Zoox, empresa brasileira de tecnologia e soluções integradas de Big Data e Analytics com atuação global, disponibiliza para o mercado um resumo de seu Programa de Governança em Privacidade, reconhecido pela IAPP – International Association of Privacy Professionals, na forma de Guia Prático totalmente gratuito e que pode ser acessado através deste link.

Fundada em 2010 e hoje presente em sete países, a Zoox constantemente acompanha os assuntos, legislações e atualizações ligados à privacidade e proteção de dados e é expert no assunto, com um departamento exclusivo para lidar com as questões da área dentro da empresa, chefiado por Daniela Monte-Serrat Cabella, Head of Privacy and Data Complience.

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Segundo Daniela, “Vivemos um momento de transição para uma nova cultura, de uso sustentável dos dados pessoais. Conhecendo o tamanho do desafio e sua complexidade, e tendo recebido diversas solicitações de clientes e parceiros para que compartilhássemos a forma como estruturamos o Programa dentro de casa, resolvemos publicar uma versão resumida, no formato de um guia prático, para contribuir com o mercado e facilitar a implementação do mesmo tipo de Programa nas mais diversas organizações”.

O guia elaborado pela Zoox apresenta, de maneira simples e prática, as principais diretrizes para que o profissional de privacidade e proteção de dados atue com segurança, de modo a direcionar a organização para ir além da simples conformidade à legislação e contribuir para o bem comum (Foto: Pixabay/Niekverlaan)

O guia elaborado pela Zoox apresenta, de maneira simples e prática, as principais diretrizes para que o profissional de privacidade e proteção de dados atue com segurança, de modo a direcionar a organização para ir além da simples conformidade à legislação e contribuir para o bem comum. A primeira orientação do documento é em relação à gestão do programa, que deve ser realizada pelo Data Protection Officer (DPO), Encarregado pelo Tratamento de Dados Pessoais de uma organização ou Chief Privacy Officer (CPO), com o apoio de uma área dedicada ao tema de privacidade e proteção de dados pessoais.

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Os princípios que devem reger todas as ações e atividades do Programa também são os estabelecidos pelo framework internacional de Privacy by Design, criado pela Dra. Ann Cavoukian, PhD. Por exemplo, ele deve ser proativo e não reativo, preventivo e não corretivo; ter a privacidade como padrão; segurança de ponta a ponta; respeito pela privacidade do usuário; visibilidade e transparência, entre outros, totalizando sete princípios.

Daniela destaca: “Essa estrutura deve levar em consideração toda e qualquer legislação de proteção de dados que incida sobre a operação da organização, e deve incorporar a privacidade desde a concepção e por padrão. Quando implementado de forma adequada, contribui para a gestão e longevidade da organização, maior eficiência operacional e fidelização de clientes, e ainda lhe agrega valor, quase como um ativo à parte”.

O Programa também traz os cinco objetivos que devem ser contemplados, seguidos de um roteiro de implementação. São eles: Compliance (“Monitorar e melhorar continuamente o nível de compliance em Privacidade e Proteção de Dados Pessoais…”), Risco (“Realizar análise e gestão de risco à privacidade e proteção de dado de forma eficaz…”), Privacy by Design (“Promover a privacidade desde a concepção e por padrão nos produtos e serviços da organização”), Governança (“Elaborar, revisar, implementar, divulgar, atualizar e monitorar o nível de aderência a Políticas, Normas e Procedimentos de Proteção de Dados Pessoais…”) e Comunicação e Cultura (“Contribuir para a criação e fortalecimento de uma cultura de privacidade e segurança da informação tanto interna como externa à organização – mercado”).

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O material foi publicado em português e inglês, e pode ser utilizado pelas mais diversas empresas. Cada organização pode e deve adaptar as informações sugeridas ao seu próprio modelo de operação, lembrando sempre de cobrir os cinco objetivos para garantir sua solidez.

Reconhecimento

O Programa de Governança em Privacidade da Zoox foi reconhecido pela IAPP – International Association of Privacy Professionals – e publicado em seu Resource Center, fato que posiciona o programa da Zoox como exemplo de melhores práticas internacionais em Privacidade. Fundada no ano 2000, a IAPP é a maior e mais abrangente comunidade de profissionais de Privacidade do mundo e, assim como a Zoox, tem o objetivo de compartilhar know-how para implementação e gestão de medidas em prol da Privacidade. Neste sentido, a associação internacional realiza a curadoria de conteúdo relevante e exemplos de melhores práticas para o mercado, sendo o maior repositório global de materiais sobre o tema.

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