Wyndham anuncia estreia de marca na WTM Latin America
No segundo dia da 10ª edição da WTM Latin America, no Expo Center Norte, em São Paulo, um dos destaques foi a coletiva da Wyndham Hotels & Resorts, com a presença de Eduardo Cruz Del Rio, Vice-presidente de Operações para América Latina e Caribe; Ilka Padula, Diretora de vendas globais; e Hiram Della Croce, Diretor de operações para o Brasil e Bolívia. Na ocasião, além de um breve balanço das últimas movimentações da rede, também foram anunciados um novo empreendimento em Belo Horizonte, a ser inaugurado em aproximadamente 30 dias e a estreia da marca Dolce no Brasil, ainda sem data definida. Pelo que foi apurado, quem vai estrear essa bandeira será o hotel Ouro Minas.
Segundo Eduardo Cruz Del Rio, “Vamos iniciar a operação de nosso hotel da marca Ramada em Brasília no final de maio, uma parceria com a Hotelaria Brasil e de outra unidade para o mês de junho da marca Tryp”. A Wyndham tem atualmente 9,6 mil hotéis ao redor do mundo. “Desses mais de seis mil estão localizados nos Estados Unidos. Na América Latina e Caribe, são 236 hotéis. Wyndham é uma empresa hoteleira de franquias principalmente, que cobre todos os tipos de hotéis. Acreditamos na democratização das viagens e para conseguir isso, temos hotéis econômicos, mid e de luxo. Dentro do espectro de hotéis que temos em nível mundial, o número menor é do segmento de luxo, que é um segmento exclusivo.
Estamos crescendo de forma exponencial na América Latina e no Caribe, especialmente com marcas como Wyndham Grand e estamos anunciando o lançamento de uma marca que já é consolidada na Europa e cujo primeiro empreendimento na América Latina será aqui no Brasil”, complementou o executivo.
Crescimento a vista
De acordo com o executivo, o crescimento de luxo dentro da Wyndham deve continuar acontecendo de forma contínua, porém em menor velocidade por conta da sua exclusividade. O novo momento do mercado também foi abordado pelo executivo. “O Brasil é um mercado enorme, apesar do movimento ter assistido um leve declínio em 2020. No entanto, continuamos abrindo hotéis durante o ano de 2021 e nesse primeiro trimestre continuamos, com a abertura de um hotel em Porto Seguro da marca Ramada e outro em Belo Horizonte. Vamos abrir mais três hotéis, o já mencionado Ramada em Brasília, o Tryp Brasília e o Ramada Cruzeiro, este último com os parceiros da Atlantica. Aos poucos os destinos de mercado corporativo também se recuperam e o que vocês estão vendo nesta feira é um exemplo disso”.
O Brasil, segundo Del Rio, tem potencial para abrigar todas as 22 marcas do portfólio da Wyndham. “Todas as marcas possuem chance de desenvolvimento no Brasil. Atualmente são sete no País. A estreia dessa marca que anunciamos hoje se dará daqui a 30 dias. Outra marca que teve muito sucesso no Brasil e que gostaríamos de ver voltando para o País é a Howard Johnson, por exemplo”.
Para concluir, Del Rio afirmou que a Wyndham adotou diferentes estratégias de vendas para a retomada. “Flexibilidade no geral, para as pessoas que fazem reservas e se encontram em algum momento que as obriga a adiar ou cancelar, sem penalidades, por exemplo. Outra coisa importante foi o uso da tecnologia enquanto impossibilitados de atender presencialmente. Em 2019 fizemos muitas mudanças, como campanhas atrativas e tarifas mais atrativas ainda. Tudo isso já está rendendo bons resultados”.