Publicidade
Pikolin

VOA Hotéis expõe potencial dos hotéis independentes

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 3 minutos

Em um momento delicado para o turismo, uma startup conseguiu expandir e levar consigo dezenas de parceiros. A VOA Hotéis, empresa que se descreve como “a maior parceira do hoteleiro independente”, aumentou sua carteira de clientes mesmo numa fase onde o setor amarga prejuízos por conta da pandemia de coronavírus. Até na maior cidade do País, hotéis com anos de história não resistiram e fecharam as portas. Segundo dados da Prefeitura de São Paulo, já são 28 hotéis que encerraram suas atividades definitivamente na capital paulista desde o início da pandemia. Ainda de acordo com a Prefeitura, a arrecadação do setor caiu 64,3% e 68% dos estabelecimentos tiveram que reduzir o quadro de funcionários no segundo semestre de 2020.

Publicidade
Engie

A VOA teve início no Rio de Janeiro em outubro de 2019, presente de forma tímida, em dez cidades do país. A nova rede de hotéis, é liderada por José Eduardo Mendes, co-fundador e CEO por quase dez anos do Hotel Urbano, a maior agência de viagens online do Brasil, com mais de oito milhões de diárias vendidas em 2019 e faturamento de R$800 milhões.

Em outro panorama, a VOA está crescendo lado a lado de seus parceiros, mostrando que seu produto funciona, chegando a triplicar a receita de alguns hotéis. Em junho de 2020, a rede digital de hotéis tinha 50 unidades no portfólio em 26 destinos. Hoje, totaliza 85 estabelecimentos em 35 diferentes localidades.

Com presença nas principais capitais, a challenger do mercado viu muita oportunidade de expansão no interior do país, onde o segmento é mais carente de correta estratégia de distribuição. Cidades interioranas de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso, por exemplo, estão entre os novos mercados secundário e terciários penetrados pela rede.

VOA Hotéis e hotelaria independente crescem na pandemia

A VOA Hotéis hoje totaliza 85 estabelecimentos em 35 diferentes localidades (Foto: Pixabay/davidlee770924)

Com um modelo de negócios baseado na venda de uma rede hoteleira focada em gestão tech, a empresa leva soluções e tecnologia para dentro de hotéis, muitas vezes, com gestão familiar. Entre elas: distribuição e precificação. A primeira melhora a taxa de ocupação do hotel. A segunda possibilita chegar a um preço correto de acordo com a demanda existente e com o momento em que a região está vivendo.

Publicidade
SPCVB

Segundo Karol Garrett, head Comercial, de Distribuição e Performance da VOA, “Através do nosso software de distribuição online de inventário, temos a possibilidade de ter um alcance muito maior a nível de presença nos principais canais de vendas. Estamos sempre atrás de novos parceiros para ampliar a presença dos hotéis a nível global, aumentando o share e a distribuição de clientes de uma forma homogênea”.

No entanto, a VOA prima por construir uma relação de reciprocidade com os hotéis antes de somar números em seu portfólio. A empresa acredita que 35 novos estabelecimentos parceiros nos últimos 10 meses é um número sutil, visto que opta por um crescimento mais lento, zelando pela consistência e qualidade dos empreendimentos que são trazidos para dentro da plataforma.

Potencial para ir longe

Fundada em outubro de 2019, a VOA é uma rede digital de hotéis com um conceito principal simples: fazer os hoteleiros ganharem mais dinheiro. A startup se propõe a profissionalizar a hotelaria independente do país com a dimensão dos empreendimentos de rede. Atuando em tecnologia, revenue management, distribuição, treinamento e padronização, faz com que os hotéis brilhem aos olhos do mercado.

Publicidade
Onity

Entre seus pilares está um DNA hoteleiro, com 90% dos colaboradores tendo suas carreiras construídas em hotéis, operadoras, OTAs e outras empresas do segmento de turismo. Com isso, o time domina 100% do processo, desde a análise da praça para prospecção até a metodologia final de implantação do hotel.

Para este ano, a VOA prevê chegar a 350 hotéis em sua carteira. Além disso, está ampliando a equipe de executivos comerciais para que esses estejam nos principais polos de clientes a nível nacional.

Karol Garrett conclui: “Como trabalhamos estratégias de vendas de uma forma bem dinâmica, estabelecemos agendas semanais com nossos parceiros sempre identificando oportunidades em conjunto, o que agrega muito para a VOA”.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA