OpiniãoÚltimas Notícias

Viva o Turismo no Brasil, com responsabilidade!

Artigo de Luiz Henrique Miranda*

Eu respeito a direita, o centro, a esquerda e as possibilidades combinatórias das três. Atendo a todos com hospitalidade. Busco sempre qualificar os serviços que oferto para todas as pessoas, sem nenhum tipo de discriminação. Todos são bem vindos. Meu nome é Turismo.

Respondo por 8% do PIB do nosso País. Em âmbito mundial, garanto renda para uma em cada nove pessoas da PEA – População Economicamente Ativa. Por isso, eu ganho destaque no ranking mundial dos setores que mais geram postos de trabalho. Tenho enorme potencial para distribuir renda.

Publicidade
Fispal

Atividade secundária

Infelizmente, o turismo é uma atividade é considerada secundária pela maioria das políticas públicas, nas instâncias municipal, estadual e federal, salvo as honrosas exceções. Por isso, a extensa rede produtiva que alimento sofre. Agências de viagem emissivas e receptivas, que atendem os mais diversos perfis de demanda. Operadoras turísticas; companhias aéreas, rodoviárias e marítimas. Resorts, hotéis, pousadas, hostels, restaurantes, bares, locadoras de automóveis, aplicativos de mobilidade urbana e o comércio em geral.

Artesãos, músicos, produtores culturais, de eventos, fornecedores de alimentos e bebidas; enfim, os mais de 50 setores econômicos que são impactados direta e indiretamente pelo turismo, enfrentam dificuldades impostas pela guerra travada contra a COVID-19.

Publicidade
Harus

 

Viva o Turismo no Brasil, com responsabilidade!
Os hotéis seguem protocolos rígidos de segurança sanitária para receber os hóspedes nesse periodo de pandemia da COVID-19  (Foto: Divulgação)
Prioridade no bem estar

Ainda assim, o turismo é o primeiro a recomendar distanciamento social, uso de máscara e constante higienização das mãos, além de adotar os mais rígidos protocolos de biossegurança. Contradição? Não. Ao contrário: priorizo o bem-estar de todos. Vivo de pessoas saudáveis e vivas na plenitude. No Brasil, em especial, vivencio experiências extraordinárias, contagiado pela alegria, solidariedade e receptividade dos brasileiros; a despeito daqueles que, há séculos, preferem dar as costas às riquezas naturais e culturais que possuem.

Publicidade
Ameris

O Brasil é reconhecido mundialmente por ofertar aos turistas os mais valiosos atrativos naturais do planeta. E por ocupar a 8ª posição entre os países que ofertam atrativos turísticos culturais. Apesar disso, em 2019 o Brasil recebeu a visita de apenas 6,3 milhões de turistas internacionais. Ou seja: 4% a menos do ano anterior. Com a pandemia, tudo se agravou. Clamo por sua ajuda, cidadã e cidadão brasileiro de nascimento e de coração!

Viva o turismo

Façam o que está ao alcance da nossa competente capacidade de comunicação e premiada criatividade para divulgar o que temos de melhor, até chegar aos ouvidos das autoridades esse apelo irrefreável por socorro. Permitam o turismo evoluir e ser reinventado. Viva o Turismo no Brasil, com responsabilidade!

*Luiz Henrique Miranda é Diretor Geral da Agência Amigo; jornalista e consultor em comunicação empresarial. É Diretor de Comunicação e Marketing do Skål Internacional São Paulo e voluntário do Movimento Supera Turismo Brasil.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA