Vitais e invisíveis: manutenção dos equipamentos de grande porte

Água quente no chuveiro, temperatura ideal no quarto e a própria energia elétrica que faz tudo isso funcionar é o mínimo que o cliente espera quando viaja

Pensar em mimos para os hóspedes como chocolates ou brindes sobre o travesseiro pode ser uma boa estratégia para fazê-lo voltar ao hotel. Mas isso pode vir por água abaixo caso os confortos mais básicos de sua estadia não estejam funcionando bem. Água quente no chuveiro, temperatura ideal no quarto e a própria energia elétrica que faz tudo isso funcionar é o mínimo que o cliente espera quando viaja, e ter tudo isso sempre em funcionamento pode parecer simples, mas carece de total atenção do gestor hoteleiro.

A manutenção preventiva é um assunto recorrente na hotelaria. Geralmente quando esse assunto é levantado, logo pensamos nos pequenos danos que podem ser evitados, como uma dobradiça de porta que range ou uma pintura descascada. Contudo, tratando-se de equipamentos de grande porte como elevadores, geradores de energia, centrais de ar condicionado e bombas de aquecimento de água o cuidado é ainda mais minucioso: estes itens interferem fortemente nos custos do hotel, que incidem no valor da diária – o que volta a atingir o hóspede. Além disso, manter a segurança de todos os envolvidos, sejam clientes ou colaboradores, é essencial. Eles podem não ser vistos pelos hóspedes, mas certamente fazem toda a diferença.

A sinergia entre a equipe ou empresa terceirizada de manutenção é essencial. O gestor que não orienta seus colaboradores, de todos os setores do hotel, a reportarem qualquer problema durante sua rotina de trabalho, pode colher maus frutos no futuro. Ao contrário do que muitos hoteleiros possam pensar, a manutenção planejada é muito mais barata que a emergencial, mas é a segunda a mais recorrente. Desde o projeto arquitetônico até a entrega dos serviços ao cliente final, todo cuidado com estes equipamentos ainda é pouco.

LEIA MAIS
Publicidade
Anuncie conosco

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA