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Visão do ‘C-Level’ da multipropriedade é tema do 10º ADIT Share

Direto de Olímpia (SP) – Após a abertura do 10º ADIT Share, realizado neste ano no icônico Thermas dos Laranjais, em Olímpia, no interior paulista, subiram ao palco Gustavo Rezende, CEO do GR Group; Maria Carolina Pinheiro, VP Development Latin America da Wyndham Hotels & Resorts (como moderadora); Manoel Vicente, sócio-presidente da GAV Resorts; e Sérgio Ney Padilha, CEO do Hot Beach Parque & Resorts, para o painel “A visão estratégica do C-Level da propriedade compartilhada”.

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Ameris

 

Maria Carolina começou a apresentação destacando o recorde de participantes da edição. “Isso é fantástico, e é emocionante para nós que participamos desse mercado há tanto tempo. É o reconhecimento de um trabalho, de tudo que a ADIT Brasil está fazendo”, observou. “Quando olhamos hoje para Olímpia e no que essa cidade se transformou, vimos que é fundamental a atuação do poder privado, pessoas que investiram e apostaram nesse mercado. Copiem o exemplo de Olímpia que vai dar certo, é o que costumo dizer”.

Visão do 'C-Level' da propriedade compartilhada é tema do 10º ADIT Share
Maria Carolina Pinheiro moderou o primeiro painel do 10º ADIT Share, em Olímpia

O primeiro a detalhar a sua trajetória, foi Sérgio Ney Padilha, CEO do Grupo Ferrasa. “Lançamos todo o complexo Hot Beach em fevereiro de 2013. Nesta data, tudo o que vocês conhecem como Hot Beach, era pasto. Começamos a conversar sobre multipropriedade em 2011, 2012, aproximadamente. Trata-se de um grupo olimpiense, que faz o ciclo completo: fazemos o projeto, incorporamos, vendemos, construímos e administramos. Estamos partindo para o quinto empreendimento agora”.

Gustavo Rezende, CEO do GR Group, ressaltou: “É muito gratificante ter um evento dessa proporção em Olímpia. Fazer um destino turístico leva muito tempo e é um desafio complexo, todos sabemos disso. Em 2013 estávamos começando as negociações com o Gramado Parks, e participamos daquele ADIT Share com muitas dúvidas e perguntas, e hoje somos gratos, estamos em Barretos, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte. Lançamos mais um gigante aqui em Olímpia e quero destacar que muitos aqui presentes foram visionários no setor e são responsáveis pelo que está acontecendo nesse momento”.

Visão do 'C-Level' da propriedade compartilhada é tema do 10º ADIT Share
Gustavo Rezende, CEO do GR Group
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Desbravador

Manoel Vicente, sócio-presidente da GAV Resorts, explicou a entrada da companhia no segmento: “A GAV é talvez a mais nova no segmento. Não temos como contar essa história sem o G da história que é a família Gratão, que desbravaram a multipropriedade, com um empreendimento que já estava lançado e já tinha uma carteira. Trouxeram um negócio realizado e vendido, então mais fácil de ser assimilado. No começo assustou um pouco, é uma conta diferente do que se está acostumado no mercado tradicional. Amadurecemos o destino Salinas, decidimos que antes de expandir, faríamos todas as etapas em Salinas para depois empreender em outras praças, prospectar negócios fora. Hoje fico feliz em ver todo esse trabalho, temos estudos e referência do Caio Calfat Real Estate Consulting no mercado como orientadora dessa jornada”.

O fundamental para o sucesso do projeto de multipropriedade

Sobre os itens essenciais para o sucesso de um projeto de multipropriedade, primeira questão levantada por Maria, Sérgio Ney afirmou que receita de bolo não existe e sim fatos, conceitos e itens de base que não podem ser esquecidos. “A primeira coisa é identificar o público, quais os benefícios que esperam, como irão usar. Se você tem essas informações, você está começando bem. A partir disso, você vai desenhar o produto para ele e não o inverso. Faça um bom projeto com uma boa localização e uma arquitetura que agrade e sirva o seu cliente. Siga regras legais e procure uma modelação financeira estruturada e cuidadosa. Daí pra frente, uma boa equipe de vendas e uma boa estratégia de captação”.

Gustavo Rezende pontuou que a multipropriedade depende de escala. “Tem que ter um bom fluxo, precisamos de escala, que atenda todo o mapeamento. Precisamos de entretenimento para manter a pessoa por mais tempo. Não adianta só piscina e prédio. Precisamos despertar o desejo de retorno desse cliente. O Thermas dos Laranjais sempre foi âncora, mas os parceiros trouxeram o Museu de Cera, o Parque dos Dinossauros, hoje temos melhores restaurantes, melhores serviços, mão de obra qualificada. Nesses anos, Olímpia se enquadrou, foi uma junção de pessoas e iniciativa”.

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Manoel Vicente, da GAV Resorts, no primeiro painel do 10º ADIT Share

Manoel Vicente observou: “Temos projetos em desenvolvimento, mas o futuro da multipropriedade está atrelado ao entretenimento. Temos hoje em torno de oito salas em Shopping Centers, que nos dá um suporte muito grande. A multipropriedade, no caso de Salinas, por exemplo, que não tinha nada, trouxe vantagem de diminuir a sazonalidade. Durante a semana, o cotista aluga a sua semana e o fluxo melhora de forma pulverizada”.

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Harus

Todos os painelistas concordaram que a multipropriedade é uma grande alavanca de desenvolvimento para destinos e para o turismo do Brasil. “Vimos casos de, em plena pandemia, hotéis com hóspede. E eram proprietários de multipropriedade. Tivemos casos de empreendimentos que criaram entretenimento para crianças dentro dos apartamentos”, afirmou Maria Carolina.

Visão do 'C-Level' da propriedade compartilhada é tema do 10º ADIT Share
Sérgio Ney Padilha, CEO do Grupo Ferrasa

Sérgio Ney ressaltou que os erros geram oportunidades de crescimento. “Primeiro erro básico é querer lançar tudo de uma vez. Faça o seu sonho grande, mas divida em etapas estratégicas. Precisamos desse cuidado. Como é que não existe um seguro nesse setor, para a modelagem financeira? Não estou falando de seguro para dez mil frações, disso nos encarregamos, e sim de um seguro que levaria o custo a uma redução. É uma ideia para as seguradoras. Esses problemas acarretam atrasos de obras que geram mais inadimplência. Os erros que parecem crassos, foram pagos, passamos por tudo, está registrado em nossas experiências, está ai e está valendo para nossos próximos lançamentos”.

A dica de Manoel Vicente sobre os cuidados a serem tomados na multipropriedade é acima de tudo, cuidado nas vendas. “É um trabalho que, se o público estiver sempre se renovando, vale a pena. Há de se pensar nos prazos, pois o cliente sempre abre mão daquilo que não se usa. Olhamos para o negócio todos os dias, recebemos muitas oportunidades, mas se não vendermos, não adianta. A venda é o pilar”.

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