Virada Sustentável estreia em Curitiba com programação gratuita
Evento acontece entre os dias 11 e 17 de novembro, em vários pontos da capital paraense
A primeira edição da Virada Sustentável na cidade de Curitiba acontece entre os dias 11 e 17 de novembro. O evento com foco em sustentabilidade vai receber mais de 100 atrações gratuitas que ocuparão diversos espaços da cidade, com uma programação multicultural dividida em três eixos principais: cultura, ação e conhecimento. Serão intervenções visuais, performances, apresentações circenses, peças teatrais, oficinas, palestras e muita música, atividades que prometem envolver o público, levando a uma visão propositiva e criativa dos temas da sustentabilidade. Um dos pontos altos da programação será o show de Mariana Aydar, que vai se apresentar ao lado do sanfoneiro Mestrinho, no dia 16 de novembro, no Palco Virada, ocupando o estacionamento do Tribunal de Contas do Paraná.
Realizada em parceria com o Sistema ONU Brasil, a Virada Sustentável teve início em 2011, em São Paulo, utilizando arte e atividades lúdicas para mostrar a sustentabilidade de uma maneira atraente, envolvendo articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. De lá pra cá, passou também pelas cidades de Porto Alegre, Salvador, Manaus, Belém e Rio de Janeiro, entre outras, sempre apresentando uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões relevantes e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.
Programação Gratuita
Com uma programação 100% gratuita, a estreia do festival em Curitiba reforça o título da cidade como “Capital Ecológica do Brasil”. O icônico Museu Oscar Niemeyer, um dos pontos turísticos mais importantes da capital paranaense, está confirmado para receber parte da programação. Outros espaços próximos, na região do Centro Cívico, como a Praça Nossa Senhora da Salete e o Tribunal de Justiça do Paraná (Palco Virada), também terão palcos e atividades destinadas a todos os públicos.
A abertura oficial será no dia 14 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, com show da Bananeira Brass Band, coletivo curitibano de sopros e percussão que tem como objetivo difundir e valorizar a música instrumental. Na sequência, o evento segue pelos palcos oficiais e, também, por pontos tradicionais de Curitiba, como o Largo da Ordem. Durante o evento, a programação artística começará às 11h, e seguirá durante toda a tarde. O palco da Praça Nossa Senhora da Salete vai concentrar performances, contações de história e peças teatrais, enquanto shows e apresentações de dança ficarão no palco montado no Tribunal de Justiça do Paraná.
No dia 16, a Virada Sustentável, unida à Nova Despensa, promove uma coleta de resíduos variados, das 9h às 19h. Pela manhã, a partir das 10h, o evento promove um passeio ciclístico, com saída na Praça Nossa Senhora da Salete. O final da tarde do dia 16 será marcado pelo show de Mariana Aydar e Mestrinho, a partir das 18h, no Palco Virada, no Tribunal de Justiça do Paraná.
Durante todo o evento, o público poderá visitar a instalação Eggcident, que ficará exposta na Praça Generoso Marques, produzida pelo artista holandês Henk Hofstra, que simula grandes ovos fritos chamando a atenção dos passantes para o aquecimento global e as mudanças climáticas.
Já a instalação Girassois, de Eduardo Baum, poderá ser visitada no Tribunal de Contas do Paraná. A obra é composta por sete gigantescos girassóis esculpidos com materiais de embalagens plásticas pós-consumo, recolhidos por cooperativas de reciclagem, com painéis solares instalados no centro de cada girassol, que captam energia para iluminar a obra durante a noite toda.
Fórum Virada Sustentável
Durante a semana, a Virada Sustentável terá um “esquenta”: de 11 a 14 de novembro, o início da programação será marcado por um grande Fórum, realizado na PUC-PR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, reunindo especialistas, representantes do poder público, sociedade civil e iniciativa privada para apresentar e discutir em palestras, painéis e debates temas cruciais tratados pelo evento. No mesmo período, atrações especiais serão realizadas na Uninter, no Instituto Playing for Change, na Academia da AABB, na escola de danças Backstage e em diversos estúdios de yoga e pilates espalhados pela cidade.