Viajantes brasileiros mudaram de hábitos e de comportamento
Segundo pesquisa da MaxMilhas, o novo contexto de pandemia de COVID-19 alterou hábitos, comportamento, custos, os destinos, o planejamento dos viajantes
Escolher um destino, comprar a passagem, fazer as malas e pegar o avião. Se antes esses eram os principais passos para se fazer uma viagem, agora já não é bem assim. Uma pesquisa realizada pela MaxMilhas, plataforma de venda de passagens aéreas com desconto, mostra como a pandemia de COVID-19 se refletiu no comportamento de compra durante esse ano atípico que foi o de 2020.
Uma das principais mudanças foi com relação ao planejamento. Se em 2019 a maioria dos clientes comprou passagens para voar em dois meses ou mais, no ano passado, a maior parte das vendas foi para viagens com antecedência entre 8 e 21 dias. “Com o cenário instável, principalmente nos primeiros meses da pandemia, as pessoas preferiram fazer planejamentos pontuais”, afirma Tahiana D’Egmont, CMO e sócia da MaxMilhas. Entre os destinos mais vendidos, o trecho SP-RJ foi o que teve, em média, o preço mais baixo em 2020, chegando a R$188,82. O mesmo trecho, em 2019, custava, em média, R$268,76.
Com relação aos destinos preferidos, as restrições das fronteiras e rotas internacionais intensificaram a procura pelas viagens dentro do Brasil, que representaram 92,26% das passagens vendidas em 2020. As cidades que mais receberam turistas foram as capitais nordestinas, com destaque para Salvador, Recife e Fortaleza. As viagens domésticas, inclusive, foram as responsáveis pelo reaquecimento do setor aéreo e de turismo. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o número de passageiros em voos domésticos em dezembro de 2020 foi 5,6 milhões. Esse número foi 36,4% inferior ao mesmo mês do ano anterior, no entanto, foi o maior volume registrado desde fevereiro de 2020.
Perspectivas para 2021
As viagens domésticas seguem sendo as mais buscadas este ano. Porém, as compras de passagens em janeiro mostraram que os destinos do Nordeste começaram a perder força na preferência dos viajantes, depois de meses liderando os planos de viagens.
As cidades de Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília entraram para o top 10 dos destinos mais comprados no primeiro mês do ano. A antecedência das viagens procuradas em janeiro está um pouco maior do que a média de 2020. As pessoas estão comprando passagens para viajar entre 30 e 45 dias, sinal de que podem estar se planejando para feriados próximos. Esta é uma tendência que deve se manter durante o ano.
A busca por locais próximos às capitais que ofereçam turismo ao ar livre continua sendo uma alternativa. Serras, grutas, cachoeiras, trilhas e outros locais pouco explorados e que não costumam ter aglomeração de pessoas seguem sendo uma grande pedida de boa parte dos turistas este ano.
Segundo Tahiana D’Egmont, “O perfil dos turistas está mudando não só por uma questão de saúde, mas também por questões financeiras. Os viajantes têm preferido ir para locais mais tranquilos, em contato com a natureza e buscando por destinos mais próximos de onde vivem. E claro, também continuará sendo fundamental procurar saber sobre as medidas sanitárias adotadas nos aeroportos, aviões e nos destinos para os quais se pretende viajar”.