AconteceuMatériasÚltimas Notícias

Uso consciente de água é debatido em evento da AccorHotels

Esta palestra fez parte da programação do Property Meeting, evento focado em tecnologias e soluções e manutenção que a AccorHotels promove hoje no Novotel Center Norte, foi Osvaldo Barbosa de Oliveira do departamento de Engenharia de produção da Deca. Ele começou sua palestra destacando que o Brasil é lembrado mundialmente como um país rico em água. Mas água é um bem cada vez mais escasso e onde se concentra a maioria da população no Brasil, é onde existe a escassez cada vez maior de água. Por isto de ser uma preocupação constante e o tema deve ser tratado de acordo com a disponibilidade local”, destacou Oliveira.

Investimento proposta de redução de custos nos apartamentos apresentado Osvaldo Barbosa de Oliveira

Ele apresentou um comparativo sobre disponibilidade hídrica e mostrou um quadro preocupante. “Em qualquer grande centro urbano, por mais que a concessionária aumente a demanda, haverá a falta de água. Os hotéis devem encarar os novos usos de água. A Deca tem um programa para conservação de água chamado  ProÁgua. Mas para a mudança do hábito é necessário sensibilizar as pessoas para o tema. E neste contexto, os hotéis tem um papel forte e conscientização das pessoas”, lembrou Oliveira.

Cenário hídrico no Brasil apresentado no slide de Osvaldo Barbosa de Oliveira

Segundo ele, além da gestão de demanda, deve haver a preocupação cm o reuso, detecção de vazamento, diagnóstico de hábitos de consumo. “Estamos trabalhando para elaborar uma norma junto a ABNT criando uma série de parâmetros para uso consciente de água, assim como seu reuso. Além deste trabalho, estamos desenvolvendo um aplicativo para monitorar o consumo de água em vários setores nos hotéi, como cozinha, banheiros, apartamentos, entre outros. Temos também uma série de produtos e serviços que asseguram ganhos considerados, como: o sistema de descarga com duplo acionamento, restritores e arejadores, sensores nas torneiras e regulador de pressão nas torneiras, misturadores e monocomandos. O custo benefício destas tecnologias traz ganhos consideráveis de escala e redução de custos. Nos chuveiros temos algumas soluções como restrição de vazão máxima constante, onde inserimos uma espécie de bolhas no jato que proporciona maior conforto”, concluiu Oliveira.

Comparativo apresentado por Osvaldo Barbosa de Oliveira

 

Publicidade
Harus

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA