Um convite a viajar pelas oportunidades do wellness tourism
Novos modelos de trabalho e a correria do dia a dia estão levando o cidadão a buscar refúgios para relaxar e a hotelaria se apresenta como uma opção atraente
Artigo de Arturo García Rosa* – Nunca antes se viu uma necessidade tão grande dos viajantes em encontrar opções turísticas que privilegiem a prática do bem-estar físico, mental e espiritual. E esse novo comportamento vem reforçando cada vez a relevância do wellness tourism, que no mundo movimenta em média US$ 651 bilhões ao ano e traz consigo perspectivas de crescer anualmente acima dos 8,5%, até 2027, conforme projeções do Global Wellness Institute.
Pós-pandemia, novos modelos de trabalho e a correria do dia a dia estão levando o cidadão a buscar refúgios para relaxar e a hotelaria se apresenta como uma opção atraente, principalmente quando reúne em um só lugar estruturas para promover esse bem-estar almejado. Nessa esteira, ganham destaque opções luxuosas e de alto padrão, all-inclusive, que oferecem serviços como spa, academia, práticas alternativas, alimentação saudável, tecnologia wellness, entre outras soluções.
Quando colocamos a lupa sobre a América Latina e o Caribe, a economia do bem-estar tem extrema importante para os destinos, movimentando cifras muito relevantes. E diante desse cenário, os grandes players da hospitalidade e investidores já começaram a se movimentar com velocidade para aproveitar essa “onda” buscando destinos e projetos que atendam o novo comportamento do viajante.
Os resorts ganham destaque nessa busca, uma vez que são empreendimentos que possibilitam que o hóspede encontre tudo em um único lugar, privilegiam o contato com a natureza, investem em alimentações diferenciadas e oferecem uma infraestrutura com opções para o hóspede se desconectar da correria da vida cotidiana. Ganham ainda mais relevância quando estão perto de grandes centros.
Grandes redes enxergam boas oportunidades no Brasil
Isso porque o tempo de deslocamento também entra nos critérios de decisão da próxima viagem. Ou seja, uma viagem de duas horas de carro possibilidade uma escapada aos fins de semana para curtir um novo ambiente e ter uma nova experiência. Viagens mais longas requerem mais planejamento. As grandes redes vêm anunciando sólidas expansões em toda a região da América Latina e Caribe. O balanço do segundo trimestre de 2024 registou 612 projetos hoteleiros em construção na região, o que representa um total de 97.597 quartos e um aumento de 11% em projetos e 10% em quartos face ao mesmo período do ano passado. A pesquisa é realizada pela Lodging Econometrics.
A Best Western Hotels, por exemplo, planeja 17 mil novos quartos no Brasil, três mil no Peru e outros 29 mil no México, além de inaugurações no Equador, El Salvador e Guiana. A rede Hyatt pretende abrir 30 novos projetos até 2027, em Curaçao, República Dominicana, Aruba, entre outros países. Wyndham Hotels & Resorts adicionou recentemente 50 novos resorts na América Latina e está planejando mais.
A Accor anunciou recentemente a meta de atingir 600 hotéis nas Américas até 2027. Hoje conta com cerca de 500, sendo pouco mais de 330 no Brasil. Os planos cobrem o México e o Caribe, com resorts e outros novos empreendimentos na Argentina, Peru, Chile e Colômbia. A Marriott International, após um forte 2023 com 57 transações na região, espera continuar crescendo em 2024, com expansão planejada nos segmentos econômico e de médio porte, visando cidades secundárias e terciárias.
Os novos empreendimentos vêm ganhando contornos diferenciados, com mais tecnologia à disposição do hóspede, compromissos com práticas sustentáveis, além de experiência que possibilitem comodidade junto ao conforto. Esse novo traço tem influência de alguns fatores, como o aumento de doenças mentais, como depressão e ansiedade, elevação da renda disponível, crescente adoção de serviços de viagens on-line, influência das mídias sociais e o aumento investimento do governo para atrair turismo. Ou seja, a passagem para embarcar nessa viagem está à disposição. Quem vai aceitar esse convite?
* Arturo Gracía Rosa é CEO do Grupo SAHIC que é especializado na gestão e organização de reuniões que facilitam a geração de negócios para os setores de hotelaria, turismo e projetos imobiliários relacionados.