Publicidade
Retomada do turismo

Um brinde ao Dia do Hoteleiro e aos 84 anos da ABIH Nacional!

 A ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, celebra o Dia do Hoteleiro nesta segunda-feira, 9 de novembro

*Por Manoel Linhares

Hoje, 09 de novembro de 2020, data em que comemoramos o 40º Dia do Hoteleiro no Brasil e os 84 anos da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, talvez seja o momento ideal para fazermos uma reflexão sobre o nosso setor, já que o impacto da pandemia, não só na economia global, mas na nossa própria vida, foi brutal.

Diante de tanta incerteza, a pergunta que de imediato vem em nossa mente é: será que temos o que comemorar, quando ainda estamos passando por um período complicado, com grande parte dos empreendimentos hoteleiros no país retomando lentamente e com grandes dificuldades suas atividades?

Publicidade
Unilever

Ninguém estava preparado para o que aconteceu com a pandemia mas, agora, passados alguns meses, inclusive com a queda de casos no país, podemos perceber que um dos principais, senão o principal ensinamento que aprendemos nesse período é o quanto precisamos uns dos outros. Essa, para mim, foi sem dúvida a lição mais importante para diversos setores econômicos, incluindo o de hotelaria: a valorização do associativismo. Tudo que aconteceu nos fez perceber a real importância e o papel desempenhado pelas associações e seus representantes, que foram fundamentais, desde março, quando tudo começou, para que hoje muitos de nós tenhamos a oportunidade de retomar nossas atividades e continuar a fomentar essa indústria que vem transformando o planeta.

Publicidade
Harus

Nesse momento, quando reconhecemos a importância de um dos profissionais mais relevantes para o turismo e que melhor simbolizam a atividade, o hoteleiro, e comemoramos mais de oito décadas de atuação de uma entidade de classe, temos muitos motivos para celebrar.

O 40º Dia do Hoteleiro no Brasil exige sim uma grande comemoração, pois apesar do momento difícil que estamos passando, finalmente alcançamos um consenso sobre nossas prioridades e apoiamos um governo federal que reconhece e acredita no potencial do turismo brasileiro.

Publicidade
RAP Engenharia

Muito ainda está por vir e a retomada será pavimentada quilômetro por quilômetro. As mesmas incertezas, que sempre fizeram parte do jogo e que agora dominam o cenário, serão as molas propulsoras para novas soluções, onde a hotelaria continuará a ser um dos principais pilares da indústria do turismo no mundo.

Manoel Linhares, Presidente da ABIH Nacional (Foto: Guilherme Lesnok)

Parabéns hoteleiro! Sem seu trabalho e sem os investimentos de quem acredita num Brasil forte e competitivo, simplesmente seria impossível haver turismo. Um viva para a hotelaria Nacional e meus sinceros parabéns para todos aqueles que desde 1936 vêm trabalhando para que a ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis possa representar o setor.

*Manoel Linhares é Presidente nacional da ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA