Publicidade
SPCVB

Turismo on-line: veja como conhecer destinos sem sair de casa

O Dia e horário dessa postagem está no final, assim como nome do autor. O tempo estimado de leitura é de 4 minutos

Em tempos de pandemia, o turismo on-line cresce e apresenta boas opções para quem deseja novidades sem sair de casa

Muitas pessoas estão fazendo isolamento social em casa para diminuir os riscos de transmissão da COVID-19. Por conta disso, planos de viagens e passeios acabaram sendo adiados ou cancelados.

Enquanto viajar segue como uma dificuldade, o turismo on-line vem crescendo como uma alternativa segura para conhecer novos lugares sem sair de casa. Também é uma forma de conhecer destinos seguros no Brasil e no mundo para planejar visitas futuras. Mas o que é turismo on-line?

Publicidade
Soluções 1

Tours em imagens de 360º com alta resolução, visitas guiadas em vídeo ou 3D e acervos digitais disponíveis nos sites de mapas virtuais, museus e outras organizações de turismo. Hoje essas são as principais formas de explorar locais e conhecer novas culturas virtualmente, a maioria gratuita.

Tudo que você precisa ter em seu computador, tablet ou smartphone é uma ferramenta reprodutora de multimídia como o Flash Player, para carregar as imagens e vídeos dos sites. E voilà! Conheça o mundo nas pontas dos dedos.

Visitas virtuais

Confira dicas imperdíveis de destinos para conhecer on-line e de forma gratuita agora:

Google Street View

No Google Maps você encontra imagens de satélite de todos os lugares do planeta! E entrando no Google Street View, imagens em 360º de ruas, monumentos, praias paradisíacas e até unidades de conservação nacionais como o  Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE), o Parque Nacional da Tijuca (RJ) e o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT). Só tem que clicar no quadrado do canto inferior esquerdo, ou arrastar o bonequinho do canto direito até o ponto do mapa que você quer explorar.

Publicidade
Encontro da Hotelaria

Você ainda pode fazer um tour pelas ruas movendo as setas do site e ver informações de cada local, como horários de funcionamento e avaliações de pessoas que estiveram lá. Dica: para planejar suas viagens futuras, você pode ir salvando as localizações que quer visitar no mapa. Basta estar logado com sua conta Google/Gmail.

Google Arts & Culture

Usando a tecnologia do Google Street View, o Google Arts & Culture te permite visualizar obras de arte, artefatos culturais de diferentes museus e espaços culturais, coleções de artistas renomados, histórias de culturas milenares e muito mais!

O site é uma parceria do Google com o Arts Project. Conheça coleções como as do Museu Nacional de Belas Artes, Museu Histórico Nacional, Museu Afro Brasil, do Projeto Portinari, Museu Villa Lobos e da Fundação Iberê Camargo com um só clique.

De Braços Abertos

Este é um projeto do Monumento ao Cristo Redentor para navegar pelo seu interior e admirar a vista da cidade do Rio de Janeiro, com diversos pontos e conteúdos exclusivos. E mais: ao chegar ao coração do Cristo Redentor, o visitante conhece histórias inspiradoras de brasileiros que, silenciosamente, cuidam de outras pessoas, do meio ambiente e de nosso patrimônio cultural.

Turismo on-line: veja como conhecer destinos sem sair de casa

Turismo on-line: O Museu do Amanhã pode ser visitado por meio de um tour virtual (Foto: Pixabay/jessicaFMatos)

Museu do Amanhã

Localizado na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, o Museu do Amanhã tem uma página em seu site chamada Tour Virtual Pra Todo Mundo, onde você pode explorar tanto a área externa da fachada na praça, quanto suas áreas internas, do átrio às exposições, como “Cultura do Comer”, “Novas Fronteiras Agrícolas” e “Saúde e Sociedade”. É a visão do futuro que queremos.

Turismo on-line: veja como conhecer destinos sem sair de casa

A Biblioteca Nacional Digital possui um vasto acervo disponível para consulta e leitura (Foto: Pixabay/geralt)

Biblioteca Nacional Digital

Como forma de democratizar o acesso à memória cultural do Brasil, a plataforma BNDigital disponibiliza para todos um vasto acervo de documentos, imagens em domínio público ou com autorização dos autores. Há também a Hemeroteca Digital, com arquivos de décadas dos principais jornais e revistas do país, e visita virtual às mais importantes exposições organizadas pela Biblioteca Nacional desde a primeira, de 1880, chamada a “Exposição Camoneana”, realizada em comemoração ao tricentenário da morte de Luís de Camões.

Museu da Pessoa – Acervo

Criado há 30 anos, o Museu da Pessoa defende o direito e dá a oportunidade para que cada pessoa de ter sua história de vida eternizada, e reconhecida como uma fonte de conhecimento e de perspectivas únicas da história do Brasil nos séculos XX e XXI. Além do acesso a mais de 20 mil histórias de vida, além de cerca de 62 mil fotos e documentos, o site também traz um passo a passo para que qualquer um possa compartilhar suas memórias e de sua família.

Publicidade
Clima ao Vivo

Conhecendo Museus

Em formato de série audiovisual, até o presente com 5 temporadas, “Conhecendo Museus” já divulgou mais de 150 museus brasileiros.  A iniciativa foi criada pela parceria entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a TV Escola – Ministério da Educação (MEC), e a Fundação José de Paiva Netto (FJPN). A maioria dos episódios já está disponível no canal do YouTube do projeto.

Publicidade
APP da Revista Hoteis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


CAPTCHA Image
Reload Image

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA