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Trul Hotéis enxerga muitas possibilidades de crescimento no Brasil

A Trul Hotéis foi criada em 2016 como uma operadora multimarcas com o conceito da customização hoteleira contando com a expertise de André Bekerman, Luciano Carvalho e Alejandro Moreno

A Trul Hotéis foi criada em 2016 como uma operadora multimarcas com o conceito da customização hoteleira contando com a expertise de André Bekerman, Luciano Carvalho e Alejandro Moreno. O objetivo é encontrar possibilidades de criar parcerias para ter opções para oferecer para os diferentes projetos. Em 2023, a Trul Hotéis fechou 11 contratos de hotelaria e multipropriedade e faturamento de R$ 198 milhões que surpreendeu.

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A expectativa é que esse ano seja recorde de contratos assinados e bandeiras como Curupy e Dazzler começam a entrar no Brasil. Mas o objetivo maior da Trul Hotéis é consolidar os contratos já firmados, potencializando resultados destes e fortalecer a estrutura organizacional. Isso visa possibilitar um crescimento sustentável para os próximos cinco anos.

Rentabilizar o investidor é uma preocupação constante da rede e um bom exemplo, é o Wyndham Ibirapuera São Paulo Convention que a Trul Hotéis passou a administrar no dia 1 de janeiro desse ano. No último mês de junho, depois de seis meses na operação, o hotel já alcançou um recorde em faturamento e distribuição. Isso ainda sem os trabalhos de reforma que deverão ser começados em breve e com prazo de conclusão em um ano.

Multipropriedade é um dos focos de atuação da Rede, mas mesmo tendo uma operação mais rentável, requer muito mais trabalho e cuidados, pois o mais importante é realmente cuidar do proprietário sempre. A Trul Hotéis está animada com as oportunidades apresentadas pelo mercado no Brasil e pretende conquistar ainda mais espaço. Confira nessa entrevista exclusiva com Alejandro Moreno, CEO da Trul Hotéis.

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Trul Hotéis enxerga muitas possibilidades de crescimento no Brasil

Revista Hotéis – A Trul Hotéis foi criada em 2016 como uma operadora multimarcas com o conceito da customização hoteleira. Esse conceito ainda permanece? Existe exclusividade em relação a Wyndham ou pretendem inserir bandeiras de outras redes no portfólio?

Alejandro Moreno – Quando o André Bekerman idealizou a Trul foi com a ideia de ter uma empresa um pouco diferente em questão de acompanhar cada projeto de uma forma específica. Ao longo do tempo e com a participação do Luciano Carvalho e a minha, começamos a levar isso para os outros projetos nos quais temos participado. O resultado fala por si só, pois todas nossas operações depois que entramos, conseguimos dar um choque na gestão. Atualmente todas elas estão dentro das principais operações de cada cidade onde estamos presentes.

Em alguns casos preferimos abrir mão da continuidade nas operações onde não existe o investimento que os proprietários se comprometem a realizar e por algum motivo não acontecem. Temos em andamento várias negociações com outras bandeiras, não existe uma exclusividade com a Wyndham. Temos uma parceria igual a que eles possuem com outras operadoras o que nos permite ir atrás de novos conceitos e parceiros diferentes e adequados. Em breve anunciaremos uma série de parcerias em alguns destinos com projetos muito interessantes. O conceito de customização hoteleira é o que rege nossas estratégias e ações nos hotéis, pois acreditamos que cada hotel tem suas particularidades que devem sempre ser consideradas para o sucesso do empreendimento.

R.H – Como a Trul Hotéis está posicionada no mercado?

A.M – Somos uma empresa multimarcas e encontramos uma possibilidade de criar parcerias para termos opções para oferecer para os diferentes projetos. Atualmente está muito claro que sem um elemento de entretenimento forte os resultados não são tão bons como se espera de um investimento. Por isso, quando vemos que construir um parque aquático demanda muito capital e vendo o sucesso de uma empresa como Layback que está já presente com quase 20 parques, restaurantes, bares, etc, no Brasil nos aproximamos para criar uma parceria e assim nasceu a Layback Hotéis e Resorts. A marca oferece algo diferente no mercado, pois se trata de um conceito esportivo. Essa parceria abre uma boa quantidade de alternativas, skate, montain bike, beach tênis, surf, etc. Nas casas da Layback todo ano passam aproximadamente mais de 2.5 milhões de pessoas. Como bem sabemos para projetos de venda multipropriedade ou tempo compartilhado é fundamental um cliente adequado.

Trul Hotéis enxerga muitas possibilidades de crescimento no Brasil

R.H – A Trul Hotéis fechou 2023 com 11 contratos de hotelaria e multipropriedade e faturamento de R$ 198 milhões. Esse resultado surpreendeu ou ficou dentro do esperado? Qual é a expectativa de vocês em relação a performance nesse ano?

A.M – O nosso resultado do ano de 2023 superou nossas expectativas pela velocidade de conversão de hotéis e novos contratos, fruto de um posicionamento focado em resultados, relacionamento com os investidores e principalmente uma postura de vanguarda, trazendo muita tecnologia e inovação na gestão de nossos empreendimentos. O ano de 2024 segue com crescimento e novos contratos, porém focamos em consolidar os contratos já firmados, potencializando resultados destes e fortalecendo nossa estrutura organizacional. Isso visa possibilitar um crescimento sustentável para os próximos cinco anos.

R.H – Como a Trul Hotéis está enxergando as possibilidades de crescimento em relação ao segmento de multipropriedade e tempo compartilhado?

A.M – São muito boas e atualmente já temos contratos assinados em vários projetos e entre eles estão: O Wyndham Primeiro de Maio no Paraná, o Ramada by Wyndham Jaguaruna e o Dazzler by Wyndham Praia do Rosa, em Santa Catarina; o Ramada by Wyndham Taubaté, em São Paulo e o Curupy, em Mato Grosso. Para nós é algo natural, desde os anos que passei na RCI e trouxemos o conceito para o País. Sempre foi claro que é um dos elementos mais importantes que existem para que um resort tenha um bom resultado. Antes os hotéis de lazer tinham ocupação muito baixas, desde o que colocamos o modelo de time share todos os que fizeram investimento para operações tem tido êxito, tem desenvolvido e continuam crescendo no País. A multipropriedade é um elemento muito bom, mas requer como sempre falamos de muito cuidado e não é uma mágica. Requer um planejamento muito adequado e sobretudo de capital ou formas de financiamento. Isso já ficou muito claro no mercado, o que é fundamental para que os bons projetos prevalecerem. Não existe mágica, o negocio é muito bom desde que sejam tomados todos os cuidados e planejamento necessários. Acompanhamos vários projetos e temos certeza que teriam um excelente resultado pois conhecemos e sabemos o que tem que ser feito.

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R.H – Quais são as diferenças entre administrar um empreendimento hoteleiro convencional e um no conceito da multipropriedade? Essa operação é bem mais complexa ou mesmo mais rentável?

A.M – Realmente são modelos de negócios completamente diferentes, o hotel, condo hotel, multipropriedade, resort com ou sem tempo compartilhado. Cada projeto é diferente e requer um trabalho customizado. Multipropriedade é realmente mais rentável, mas requer muito mais trabalho e cuidados, pois aqui o mais importante é realmente cuidar do proprietário sempre. Isto não acaba quando ele vai embora, é uma venda constante, você é obrigado a cuidar dele como proprietário. Isso é independente se são duas ou uma semana o que possuem. A expectativa é sempre de ser atendido como merece.

Nós já temos montado uma equipe de atendimento, gestão, operação, etc. Elas são focadas no modelo, pois sabemos o que tem que ser feito em todas as áreas. Posso falar deste tema com propriedade, pois quando fui atrás do modelo, fiz questão de entender como funcionava e os cuidados que já eram dispensados para os compradores. Faz exatamente 12 anos que começamos com isto e realmente fico muito contente em ver o tamanho que a indústria alcançou.

“Multipropriedade é realmente mais rentável, mas requer muito mais trabalho e cuidados, pois aqui o mais importante é realmente cuidar do proprietário sempre”

R.H – No início desse ano a Trul Hotéis passou a administrar o Wyndham Ibirapuera São Paulo Convention Plaza. Como foi a negociação e na sua opinião o que levou os investidores a confiarem na marca Wyndham?

A.M – Foi uma negociação muito interessante que requeria uma marca que tivesse um apelo internacional, que trouxesse alguns elementos e que colocasse o hotel numa posição de destaque. Isso era necessário por se tratar de um dos maiores hotéis corporativos no País. Os proprietários foram atrás de outras marcas e a que teve a melhor proposta foi a Wyndham.

Trul Hotéis enxerga muitas possibilidades de crescimento no Brasil 

R.H – Como estão os resultados da administração desse empreendimento? E que performance esperam alcançar nesse ano?

A.M – Temos muitas coisas boas pelas quais podemos celebrar. Quando começamos essa operação no dia 1 de janeiro desse ano, o hotel se encontrava no número 101 da Tripadvisor, mas já estamos no número 33. Isso se deve é claro pela operação que tem sido feita no hotel, pois contamos com uma equipe motivada. O Reginaldo Cunha é um Gerente Geral experiente e o apoio do Conselho e sobretudo do Presidente do Conselho, Luciano Miranda que depositaram a sua confiança na gente para dar uma virada no negócio. No último mês de junho, depois de seis meses na operação, conseguimos um recorde em faturamento e distribuição. Isso ainda sem os trabalhos de reforma que deverão ser começados em breve.

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R.H – Como se encontra os investimentos que pretendem fazer para modernizar o Wyndham Ibirapuera São Paulo Convention Plaza? Quais mudanças vão implementar nesse empreendimento?

A.M – Estamos trabalhando na modernização do lobby que para nós é uma mudança fundamental no produto. Já estão em andamento várias outras mudanças dentro dos apartamentos que apresentam maior conforto aos nossos clientes. Com isso teremos mais elementos para compartilhar em breve e a ideia é modernizar o hotel nos próximos 12 meses.

R.H – Como está a parceria com a Wyndham e quais são as expectativas nos próximos anos?

A.M – Temos alguns hotéis com a Wyndham assinados e algumas negociações, mas estamos abertos a outras parceiras porque o mercado requer e porque não podemos ficar vistos como uma operadora da Wyndham. Somos uma empresa multimarcas que temos uma parceria com eles. Teremos com certeza alguns outros projetos com eles, temos trazido oportunidades para eles. Agora para outras empresas, pode ser feito, pois já temos uma equipe encabeçado pelo Luciano Carvalho, onde o Tiago Meloque, Erica Vacchi e Julio Pavlov trazem uma experiência da área de tempo compartilhado, multipropriedade e hotelaria de vários anos e conhecimento do mercado. Este ano deverá ser recorde de contratos assinados o que nos deixa muito contentes e positivos enquanto ao futuro da Trul no Brasil.

“Temos alguns hotéis com a Wyndham assinados e algumas negociações, mas estamos abertos a outras parceiras”

R.H – Muitos analistas preveêm que após o fim do PERSE haverá uma grande conversão de empreendimentos. Como a Trul Hotéis está se preparando?

A.M – O Luciano e equipe já estão com um trabalho em andamento e temos várias solicitações de projetos para analisar. Além disso, nosso pessoal de operações já está com uma boa atividade e experiência, temos confiança que poderemos atender nossos clientes atuais e futuros com sorte que possamos incrementar nossa atuação.

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Trul Hotéis enxerga muitas possibilidades de crescimento no Brasil

R.H – Quais os principais gargalos que você enxerga na hotelaria brasileira. Falta de recursos para se construir novos hotéis, escassez de mão de obra ou mesmo a carga tributária pesada podem ser considerados gargalos?

A.M – Como você bem coloca aqui, esses são elementos que tem estado presente sempre na indústria hoteleira. Por algum motivo não conseguimos ver uma política favorável para nossa indústria. O único caso que conseguiram foi com o PERSE, que é provavelmente a única coisa feita para favorecer, mas não passou sem ser ameaçada. Mão de obra é atualmente um problema muito forte em todas as indústrias não só na de serviços. A gente investe muito em manter nossos colaboradores comprometidos e contentes trabalhando conosco, acreditamos que temos obrigação de cuidar deles e investir em todos eles, o ano todo, o tempo todo.

R.H – Como você enxerga a Trul Hotéis nos próximos anos? O que o mercado pode esperar?

A.M – Estamos muito animados com o que vem pela frente, somos uma empresa jovem com uma proposta atual e cuidado de estar sempre ligados no que o mercado precisa. Com uma liderança que busca sempre ter todos os parceiros e colaboradores contentes. Só tenho agradecer pelo que temos conseguido fazer aqui e o que faremos no futuro, somos uma empresa com colaboradores engajados e contentes de estar conosco. Temos certeza que temos muito que agregar no mercado e estamos preparados para isso.

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Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 31 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

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