Treinamento de pessoas: palestra Magna fecha Encatho & Exprotel
Quem ministrou a apresentação foi Anderson Nielson, Diretor de Gestão de Pessoas na Resultados Digitais, a maior empresa de Marketing Digital da América Latina
Direto de Florianópolis (SC) – O tema que regeu toda a edição 2018 do Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho & Exprotel foi exposto de forma específica na Palestra Magna que fechou a grade de programação do evento. Quem ministrou a apresentação foi Anderson Nielson, Diretor de Gestão de Pessoas na Resultados Digitais, a maior empresa de Marketing Digital da América Latina.
Ele contou sobre um processo seletivo que promoveu na empresa, no qual solicitou que uma das candidatas identificasse os problemas de seleção e depois voltasse com as soluções. Já escolhida para o cargo, Nielsen pediu que ela colocasse suas sugestões em prática. Hoje, a profissional segue carreira na tecnologia e tem grandes resultados em sua trajetória.
Com este case, Nielsen destacou a importância da empresa que tem um propósito, um ponto que motiva as pessoas a trabalharem. Programador de formação, ele iniciou sua carreira com uma empresa que desenvolvia aplicativos para acessar o Orkut e Fotolog em 2004. Poucos anos depois, ele abriu sua empresa contando com estagiários e pessoas em início de carreira que contribuíram para o desenvolvimento de muitas soluções.
Atualmente, a empresa está próxima de chegar a 800 funcionários, enquanto tinha apenas 7 em 2011. São mais de 2 mil clientes, sendo pequenas e médias empresas que buscam plataforma de marketing digital para mercados emergentes. “Desde cedo, a empresa tinha um código de cultura com os propósitos claros para ter pessoas que estejam alinhadas com eles. Fazemos questão de confirmar se o candidato tem esses requisitos, fazendo a cultura valer. Isso é importante para qualquer empresa”, conta o Diretor.
O código da Resultados Digitais tem como cultura contratar por talento, atitude e alinhamento cultural, se sobrepondo a experiência ou conhecimento. A empresa busca fornecer aos talentos os melhores recursos e desafios possíveis, para dar a melhor experiência em termos de aprendizado e realização que eles podem ter naquele momento de suas carreiras.
“Pessoas talentosas geralmente tem muita fome de aprender. Quanto mais temos nossas equipes preparadas e desenvolvidas, mais vamos satisfazer os clientes e atingir novos por indicação. Nós mensuramos um indicador do quanto os clientes e os funcionários indicam a empresa para outras pessoas”, comenta Nielsen.
A pesquisa “Desfios dos Empreendedores Brasileiros”, da Endeavor, mostrou que o desenvolvimento de liderança é o que gera maior impacto nas empresas. Já 87% dos Millenials e 69% dos não Millenials afirmam que desenvolvimento continuado é uma necessidade no ambiente de trabalho (Gallup, 2016).
No ano passado, 80% dos líderes da Resultados Digitais foram promovidos internamente, e 65% das posições de liderança eram ocupadas por pessoas contratadas. “Um dilema do mundo corporativo em relação ao desenvolvimento de pessoas é prepará-las para outras empresas. Mas quando temos pessoas que não estão capacitadas, isso pode gerar experiências ruins para o cliente final”, refletiu.
Nielsen pontuou alguns processos de desenvolvimento da equipe: Foco no impacto desejado, com mudança de comportamento; Lembrar que treinamento é um processo e mais prática e troca do que conteúdo. Ele comentou ainda que a comunicação está totalmente ligada ao desempenho do profissional. “As pessoas gostam que sejam verdadeiras com elas, isso tem um grande impacto no que elas vão entregar”.
Em resumo, Nielsen destacou que a gestão de pessoas envolve ter propósito claro e uma cultura bem definida, contratação de pessoas talentosas, treinamento da equipe constantemente, formação de líderes, incentivo ao compartilhamento de conhecimento de ideias, ter uma comunicação clara e aberta, definição de objetivos concretos e indicadores de desempenho, oferta de feedback e atuação sobre ele e recompensa aos bons resultados.
Homenagem à organização
Para declarar o encerramento do evento, Osmar Vailatti, Presidente da ABIH-SC, levou ao palco as quatro principais organizadoras do evento: Valdirene Melo, Diretora Regional da Costa Verde & Mar; Josiane Cartilhos; Juliana Bossi e Lara Perdigão. Brindes dos expositores da feira foram entregues por Rose Molon, responsável pelo setor comercial da Altenburg.
Por Raiza O.Santos
A redação da Revista Hotéis cobre o evento a convite da ABIH-SC e se hospeda no Faial Prime Suites.