Top Seller 2024 debateu o segredo para chegar ao topo
Conhecer bem o produto que vende, ter técnica de prender a atenção, persuassão e dar um pós venda foram alguns dos segredos apresentados
Direto de Teresópolis (RJ) – Dando continuidade à grade de programação da 12ª edição do Top Seller, que teve início hoje no Le Canton Resort, houve a palestra com o tema: Experiência e excelência, o segredo para chegar ao topo.
Participaram desse painel os executivos Paulo Araújo (Aviva), Fernando Nascimento (Ipioca), Patrícia Souza (My Mabu) e Alexandra Souza (Le Canton) que teve a moderação de Catiellen Vieira, Executiva de contas da RCI. Ele quis saber dos painelistas como eles chegaram ao mercado de multipropriedade. Quem iniciou as respostas foi Paulo que disse ter entrado na Aviva por influência de amigos que diziam que ‘esse negócio dava dinheiro’ e como ele já gostava de vendas acabou se envolvendo e já passou por diversos cargos na InCasa, até chegar a supervisar de vendas.
Já Patrícia disse que começou em 2018, já passou pela recepção, foi para pós vendas, consultoria de negócios e chegou ao cargo de supervisão de vendas. “Tive um grande conhecimento no My Mabu que acolhe bem e hoje faço parte de vendas on line de multipropriedade e está se apaixonado cada vez mais nesse processo de negociação”.
Fernando se mostrou muito motivado em trabalhar na MME que é bem consolidada no mercado, com quatro hotéis e resorts em funcionamento para poder passar credibilidade ao projeto que vende. “Em 2015 eu sai da Brasken, em Maceió, e não conhecia nada de turismo. Comecei a fazer eventos por conta própria e no Maceió Hotel conheci às vendas da indústria de tempo compartilhado e me identifiquei bastante. E na alta temporada iniciei o trabalho como captador e hoje sou líder de vendas da equipe”.
Em seguida Alexandra disse que em janeiro do próximo ano ela completa 10 anos no segmento. “Comecei na área em 2014 em Campos de Goytacazes para vender de Búzios e em pouco recebi um convite e vim para o Le Canton Resort, onde estou até hoje bastante motivada, pois temos um ótimo produto para comercializar”.
A moderadora Catiellen quis saber dos painelistas sobre alguma técnica que eles usam para ser o top do setor. Fernando disse que pós venda é essencial para fidelizar o cliente. “Eu passo muita credibilidade para meu cliente que acaba se tornando amigo. Na pandemia foi difícil a captação, pois o olho a olho faz a diferença. Manter relacionamento é essencial, pois o casal que comprou de mim em 2014, ainda se mantém ativo”. Patrícia concordou que pós venda, suporte de relacionamento com o cliente é essencial, ter conexão para quando o cliente precisar de um suporte estar próximo para atender, pois um cliente bem atendido, ele indica outro. Para Paulo a principal técnica que usa é ter clareza onde ele quer chegar, ter leitura dinâmica das pessoas, usar técnicas de prender a atenção, além de ter muito conhecimento do produto que vende. Alexandra disse que saber ouvir os anseios do cliente faz a diferença. “Quando estou atendendo me coloco no lugar do casal para oferecer a melhor solução para sua necessidade”.
Você nasce líder ou você se torna líder. Esse questionamento de Catelien teve a reposta de Patricia que informou que: “Tem gente que nasce com espírito de liderança, mas se você não tem conexão com o cliente, não faz sentido. Ter bons líderes que desenvolva colaboradores muda tudo”. Paulo disse que uma boa comunicação facilita a venda, mas se manter no topo a técnica faz a diferença. Fernando disse que treinamento é o principal ativo de quem vende, além de conhecer bem o produto e ter diferenciação na técnica de abordagem.
E finalizando as perguntas, o que significa o Top Seller. Fernando, disse que o evento tem muita energia e conhecimento e a primeira participação sua aconteceu em Costa de Sauipe e achava que era direcionado somente a vendas, mas é bem mais amplo. “Nada melhor conhecer a intercambiadora que rege o produto que vende, pois isso passa ainda mais credibilidade na venda que é mais consciente”.
Alexandra disse que sua primeira participação nesse evento aconteceu em 2017 no Mabu Resort em que ela tinha dois anos de consultora. “Quando vou ao Top Seller, absorvo muitas energias, fico conhecendo os projetos e as pessoas que fazem performance de sucesso. E isso faz muito mais sentido quando vai abordar um casal para fazer uma venda”.
Paulo disse que entrou em 2015 na Aviva e que já esteve em todos os Top Seller que é muito importante para troca de experiência. “A Aviva reconhece e dá uma grande importância nessa premiação, sendo uma grande emoção ao subir para receber e eu já estive no palco nos últimos quatro anos seguidos”.
A Revista Hotéis é Media Partner do Top Seller 2024 e a equipe de reportagem viaja a Teresópolis e se hospeda no Le Canton Resort para cobrir esse evento.