Tivoli Praia do Forte: 40 anos de sonho, sustentabilidade e legado

O resort tem uma história marcada por um compromisso inabalável com o desenvolvimento sustentável e uma profunda transformação social na Costa dos Coqueiros

O ano era 1969. Em meio às ruínas carregadas de história do Castelo Garcia D’Ávila, um encontro inesperado selaria o destino de um pedaço do paraíso baiano: a Fazenda Praia do Forte. Ali, o olhar visionário do Empresário Klaus Peters vislumbrou mais do que um terreno à venda; ele enxergou a semente de um sonho audacioso: criar um polo turístico que florescesse em harmonia com a natureza exuberante e a comunidade local. Mais de 15 anos depois, em 1985, o sonho ganhou contornos concretos com a inauguração do Praia do Forte Ecoresort. Um investimento de US$ 30 milhões, espalhado por 30 mil hectares, materializava a visão de Peters, sob a assinatura do Arquiteto Wilson Reis Netto. A premissa era clara e inovadora para a época: provar que sofisticação e preservação podiam caminhar juntas, sem apagar a alma da pitoresca vila de pescadores que ali resistia. Em 2025, o então Praia do Forte Ecoresort, hoje conhecido como Tivoli Ecoresort Praia do Forte, celebra quatro décadas de uma jornada extraordinária. Uma história marcada por um compromisso inabalável com o desenvolvimento sustentável e uma profunda transformação social na Costa dos Coqueiros, a apenas 50 minutos do aeroporto de Salvador.

Pioneirismo em projetos sustentáveis

Desde sua concepção, o resort nasceu com uma filosofia revolucionária: integrar o turismo com a preservação ambiental e o engajamento ativo da comunidade. Em seus vastos 300 mil metros quadrados, a inteligência na ocupação do solo é notável: menos de 20% da área foi construída, permitindo que a vegetação nativa, um verdadeiro santuário ecológico, permanecesse praticamente intocada.

LEIA MAIS
Publicidade
Harus

Edgar J. Oliveira

Diretor editorial - Possui 34 anos de formação em jornalismo e já trabalhou em grandes empresas nacionais em diferentes setores da comunicação como: rádio, assessoria de imprensa, agência de publicidade e já foi Editor chefe de várias mídias como: jornal de bairro, revista voltada a construção, a telecomunicações, concessões rodoviárias, logística e atualmente na hotelaria.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA