Tecnologia e o fim de práticas ultrapassadas são temas no FNH
Beto Sobrinho e Marcos Gay deram suas versões sobre como lidar com esses dois assuntos na hotelaria
O VI Fórum Nacional de Hotelaria, realizado pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil no dia de hoje (16), no Rosewood São Paulo, trouxe o painel “Eliminando Práticas Ultrapassadas e Abraçando uma Nova Era de Geração de Receita”. Os convidados foram Paulo Salvador, Sócio da Noctua Advisory no Brasil, que atuou como mediador; Beto Sobrinho, Solution and Business Manager da Totvs; e Marcos Gay, Fundador da B2B.reservas.
Paulo Salvador indagou os dois convidados com uma pergunta inicial: o que a tecnologia trouxe de mais importante para a hotelaria? Segundo Sobrinho, “a tecnologia veio para agregar e principalmente mudar o que o hoteleiro está acostumado a fazer desde sempre”, disse. Para Marcos, eliminar práticas ultrapassadas é imprescindível. “Não faz sentido falar em faturamento, check-in e check-out de forma manual nos hotéis, por exemplo. Hoje temos que trabalhar em três frentes: pessoas, processos e tecnologia. Não adianta investirmos em automatização de um processo ruim. A precificação também é algo que a hotelaria precisa cuidar melhor”, afirma.
De acordo com o representante da Totvs, hoje um hotel investe em média 0,8% em tecnologia, o que é muito baixo, pois ainda há muita insegurança quando falamos em tecnologia na área hoteleira. “Precisamos ter investimento em marketing digital, pois a tecnologia não é só melhorar o wifi de um hotel”, salienta.
Sobre a dificuldade da integração nos hotéis, Beto comentou que a Totvus tem mais de 32 API’s disponíveis e mais de 600 parceiros. “Caminhamos para uma integração sólida e está funcionando muito bem, mas há ainda muita coisa para melhorar”, ele conta. “A B2B.reservas criou um ecossistema único de integração e trouxemos uma inclusão digital para a hotelaria independente, mas hoje também estamos fortes nas grandes redes hoteleiras”, informou Marcos. “Não fazemos só reservas, prestamos serviços para os diversos atores envolvidos nessa questão”, ele completou.
Beto comunicou aos presentes que há um estudo em andamento da Totvs para 2025, visando os grandes hotéis, para facilitar uma integração mais transparente e mais segura, em parceria com a B2B.reservas. Hoje, 73% dos hotéis do FOHB tem uma aplicação da Totvs.