Após inauguração, Centro de Convenções tem primeiro evento lançado

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Claudio Tinoco, Jorge Ávila, Manoel Linhares, Luciano Lopes e Gustavo Binardi (Foto: Paulo Sousa)

O lançamento do 62° Conotel e da Equipotel Regional em Salvador (BA), aconteceu na sexta-feira (24), no Mar Brasil Hotel, em Itapuã. O evento contou com a participação dos realizadores, o presidente da ABIH-BA, Luciano Lopes, o Presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares e o Diretor da Equipotel, Gustavo Binardi.

Também prestigiaram o lançamento o Secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco; representando o Secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, Jorge Ávila; o Presidente do Salvador Destination, Roberto Duran; o Presidente do Sindetur, Luiz Augusto Leão; a Presidente da Abav, Maria Ângela Carvalho; a Coordenadora da Câmara de Turismo, Avani Duran; a Coordenadora do Sebrae Bahia, Hirlene Pereira; o representante da Abrajet, Luis Cesar; e o ex-Presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos.

Trata-se do congresso do segmento da hotelaria no Brasil e da maior feira de equipamentos para o setor de hospitalidade e alimentação, que serão realizados, paralelamente, de 13 a 15 de maio, no novo Centro de Convenções.

Lançamento Conotel 2020 (Foto: Paulo Sousa)

O evento lotou o auditório do hotel com a presença dos representantes do trade turístico. A expectativa é que seja o maior Conotel já realizado no país, reunindo mais de 5 mil participantes, segundo o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares.

Gestora ou Gestor, o que importa?

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Rhaxwell Santos - Foto: divulgação

Artigo de Rhaxwell Santos*

O mundo em constante evolução traz consigo a necessidade de adaptação e isso difere os iguais. Mas a linha do tempo evolutiva não é uma reta: podemos entendê-la como uma grande espiral que, à circular, revisita o passado e nos faz confrontar paradigmas que viveram nossos pais e avós.

A diferença entre o ontem e o amanhã é exatamente o hoje. O que fazemos com a experiência vivida por nós ou por outros é o que determina nosso futuro, e isso é refletido na sociedade, na família e na empresa.

Em tempos de polarizações, extremismos, textões e reafirmações posturais, trago uma reflexão que, ao tempo que deve incomodar alguns, talvez alente outros. Mas, sem dúvida, povoa o imaginário de tantos líderes e empresários.

O gênero do gestor interfere na sua capacidade ou competência? E aqui abro parênteses para me permitir, sem criar polêmicas, restringir esse texto apenas aos sexos biológicos, tratando simploriamente o feminino como mulher e o masculino como homem.

Desde muito cedo, recebi uma sólida, formadora e emocional imersão no mundo fascinante da gestão, sendo minha mãe empreendedora e meu pai militar que coordenava equipes e as instruía. Sem contar as referências no mundo corporativo e profissional, outras tantas influências de membros próximos e de outros que sequer conheci em vida, como meu avô comerciante e empresário de sucesso, marcaram a minha história. Contudo foram as atitudes de minha avó materna, juntamente com minha mãe, empreendedoras natas, que me instigaram a ser um “resolvedor” nos negócios. As necessidades fizeram-nas ousar e buscar soluções “fora da caixa”, literalmente transformando o limão em uma linda, confeitada e deliciosa “Lemon cake”.

Fui moldado por exemplos de homens e mulheres com personalidades fortes. Afirmar que tal influência foi mais importante que outra seria menosprezar o todo e me fazer refém de uma comparação pobre e cruel. Posso dizer que fui conduzido por várias mãos, duras e suaves, de forma equilibrada, assim me sinto muito à vontade para tratar desse tema.

Entendo perfeitamente as diferenças peculiares dos universos masculino e feminino e me agrada o melhor que cada um deles tem a oferecer. No entanto, diferenciar mulheres e homens, no tocante à força ou ao jeito, ao quê, em que quantidade ou com que qualidade podem produzir ou dar resultados, não faz sentido.

Nessa trajetória profissional que me leva mais de 30 anos, pude vivenciar experiências boas e más com todo tipo de “gente”, de todos os gêneros. Deparei-me com pessoas inescrupulosas, arrogantes, incompetentes, medíocres, maldosas e pequenas. Já outras, formadoras e fantásticas, gentis, éticas, grandes e até algumas gigantes. De forma que “todas” elas, “pela dor ou pelo amor”, ensinaram-me alguma lição de que me valho até hoje.

Poderia descrever em laudas nomes e mais nomes de mulheres e homens surpreendentes, gestores e gestoras exemplares, líderes e membros de equipes ímpares, pessoas extraordinárias a quem eu tiro o chapéu.

Acredito nos direitos iguais, no respeito e na justiça, mas pauto as minhas avaliações com base no mérito. Os diferentes devem ser tratados com diferenças e isso tanto para os bons como para os maus. Percebam que a “coisa” que os difere não é o gênero, e sim suas atitudes, seus valores pessoais e profissionais.

Sempre fiz valer nas minhas equipes a pluralidade de pensamentos e estilos, isso enriquece o grupo, mas, nunca abri mão dos valores sólidos. Só me acompanha no “front” quem eu posso confiar a minha retaguarda e isso, meus caros, em quem confiar e com quem contar, não se define pelo gênero.

Os resultados, os modelos de negócio são determinados por grandes gestores e suas equipes vencedoras, coesas e de alta performance. Assim, não podemos simploriamente definir qualificação pelo gênero. Nesse barco todos homens e mulheres terão que remar, pois, acreditem: se o barco afundar, os tubarões não farão tal distinção. E os devorados terão um lugar frio e escuro na história, que é o esquecimento.

*Rhaxwell Santos é CEO da Estrela do Sucesso, Developer em fundos de investimentos no Brasil e Portugal, Hoteleiro, Professor universitário e formador de equipes vencedoras.  Contato – rhaxwell@estreladosucesso.com

Vila Galé Fortaleza apresenta brunch aos domingos

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Buffet é servido na barraca de praia do hotel e conta com opções de pratos quentes e acompanhamentos (Foto: Divulgação)

O Vila Galé Fortaleza, localizado na Praia do Futuro, deu início ao Brunch de Domingo. A refeição, que é uma combinação de elementos do café da manhã (breakfast, em inglês) e do almoço (lunch, em inglês), é servida na barraca de praia do hotel, o Vila Galé Café. O cardápio leva a assinatura do chef Cícero Disny que inclui ovos mexidos, pães, queijos e demais frios, salgados, opções de pratos quentes, como paella de frutos do mar, camarão na moranga e coquetel de camarão e, ainda, sobremesas, bolos e bebidas matinais sucos, café, chás e leite.

Silvanir Paulino, gerente geral do Vila Galé Fortaleza, destaque eu “O brunch é ideal para quem deseja aproveitar o domingo para domir até mais tarde e depois desfrutar de um programa que combina o café da manhã com almoço e praia”, disse.

Assim como o Vila Galé Café é aberto ao público, os restaurantes – Versátil, Inevitável, Massa Fina e Sushi Lounge – que ficam dentro do hotel também são. Tudo isso para que o público local bem como demais turistas da cidade possam conhecer e experimentar os serviços de gastronomia da maior rede de resort do país.

Stream Hotéis apresenta nova Gerente geral

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Pamela Duque (Foto: divulgação)

O Stream Palace Hotel e o Black Stream Hotel, em Ribeirão Preto (SP), apresentam sua nova Gerente geral: Pamela Campos Coró Duque. Formada em Gestão em Hotelaria, a profissional assume o cargo antes ocupado por Rosemeire Zuccolotto, que há mais de 20 anos foi responsável pela gerência do hotel, e acaba de se aposentar.

O desafio nesta nova função, segundo Pamela Duque, é trazer novidades e tendências do mercado de hotelaria e inseri-las na gerência dos dois hotéis – um com categoria premium e outro econômico. A intenção da profissional, que já conduzia a área comercial do Stream Palace desde o ano passado, é desenvolver uma operação estratégica a fim de que os hotéis mantenham sua qualidade que é referência na hotelaria da cidade. “Hoje, o Stream Palace Hotel é referência em atendimento e qualidade em serviços. O cliente busca essa performance aliada a um bom custo-benefício e, isso, o hotel tem de sobra. Estamos acompanhando o mercado, seguindo as tendências e ainda assim sem perder a personalidade da marca”, explica.

Pamela Duque tem 14 anos de experiência na área de hotelaria. Iniciou na profissão em 2006 como hostess de uma rede familiar em Ribeirão Preto. Passou por diversos hotéis – foi recepcionista, agente de reservas, coordenadora comercial, Gerente de receitas, Gerente de recepção e Gerente comercial.

Orgânicos e plantas comestíveis integram café do Restaurante Coralina (GO)

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Mesa posta do café da manhã do empreendimento (Foto: divulgação)

O tradicional café da manhã do Restaurante Coralina, instalado nas dependências do Mercure Hotel, em Goiânia, conta com novidades a partir deste ano.

Além das guloseimas e tradicionais alimentos necessários para começar bem o dia, o buffet conta agora com uma seção para tornar a primeira refeição dia mais saudável e natural. O cliente poderá incrementar o prato com produtos hortifrútis orgânicos (beterraba ralada, batata doce, tomate, alface e cenoura ralada, castanhas, chia, granola, cereal sem açúcar, iogurtes, coalhada seca, quinoa, mel, cream cheese e plantas) da horta do próprio hotel, como a ora-pro-nóbis, couve e manjericão.

O cardápio ainda oferece frutas, queijos e embutidos, variados tipos de pão, de bolos, cookies, ovos mexidos, calabresa, bacon, vegetais grelhados, salsicha e molho de tomate, tapioca e omeletes. E também iguarias da culinária regional, como biscoito de queijo, chica doida, tamarindo, bolo de arroz, arroz doce, pamonha, canjica e coalhada artesanal, entre vários outros itens da gastronomia goiana. Na parte de bebidas, além do tradicional, são oferecidos água de coco, leite desnatado, leite sem lactose, vitamina de fruta, água saborizada, suco de laranja e suco verde, cappuccino e chocolate quente.

Votação nos Melhores Fornecedores da Hotelaria de 2019 já bateu recorde

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Os vencedores ganharam um troféu modernizado e confeccionado pela empresa Sigmma Brasil

Faltando seis dias para finalizar a enquete que apontará os melhores fornecedores da hotelaria de 2019, os votos já superaram os 4.258 registrados na edição anterior. Após uma rigorosa apuração afim de detectar possíveis fraudes, na tarde desse sábado (dia 25 de janeiro) foram apurados e validados 4.567 votos únicos. E os votos chegam de todas as regiões do País e isso inclui desde pequenos meios de hospedagens, até mesmo renomados hotéis e resorts. Nessa contagem estão computados os votos que os fornecedores fazem para eleger a melhor rede/hotel que se relacionaram em 2019, assim como a implantadora hoteleira. Isso demonstra o engajamento de fornecedores, hoteleiros e implantadores, pois sabem a importância dessa conquista.

Um dos motivos dessa grande votação é o fato desse ano ser permitido ao hoteleiro votar em apenas uma única categoria e para encerrar o sistema, ele tem de votar também na marca mais lembrada, que é a categoria que mais tem votos. Outra novidade é que como existem muitos meios de hospedagens que ainda utilizam e-mails gratuitos, como os terminados em Gmail e Hotmail, a votação está sendo permitida, assim a votação fica ainda mais democrática. Mas existe um rigoroso controle para validar esse voto, afim de evitar possíveis fraudes. Por isso, 923 votos únicos já foram invalidados, pois era de fornecedor votando nele próprio, assim como o hoteleiro e o implantador. Vários votos de hoteleiros que usaram e-mails terminados em Gmail e Hotmail que não pode ter a comprovação da veracidade, também foram cancelados, pois entre a dúvida, prevalece a certeza para evitar que algum fornecedor seja prejudicado com voto fraudulento.

A marca de fornecedor da hotelaria mais lembrada é a que recebe mais votos e cinco empresas disputam de forma acirrada essa categoria seguida pela de Locação de equipamentos para eventos, onde dois tradicionais fornecedores se revezam na liderança. Cofre e fechadura eletrônica, enxoval de cama, mesa e banho, amenidades e colchões são as demais categorias que mais tem votos.

No próximo dia 31 de janeiro encerra a votação e a entrega dessa homenagem será numa grande festa no dia 17 de fevereiro, a partir das 18h30 no hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia para 350 convidados. Entre eles, muitos CEO´s, diretores e gestores hoteleiros, além de representantes de entidades, autoridades públicas, os representantes das empresas que conquistaram o troféu além de outros convidados.

Simone Kubo é a nova Gerente de Operações do Malai Manso Resort

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Simone Kubo: "estou muito motivada com esse novo desafio profissional"

A executiva começou a trabalhar nesse empreendimento localizado na Chapada dos Guimaraes (MT) no último dia 6 de janeiro e traz uma bagagem profissional muito boa, com passagens em redes como Blue Tree, Bourbon e diversas consultorias para renomados meios de hospedagem como o Unique Garden. Simone se formou em turismo e hotelaria em 2001 no Senac São Paulo e em 2002 começou a trabalhar no hotel Blue Tree Convention Ibirapuera, na capital paulista. Ela passou por várias áreas desse empreendimento e descobriu sua vocação pela gestão por processos. Por isso, decidiu fazer um curso de especialização na Fundação Vanzolini onde adquiriu muito conhecimento na área da gestão da qualidade e produtividade.  “Esse curso foi muito realizador, pois ampliou meus conhecimentos sobre padronização e qualidade das grandes empresas e industrias a serem aplicados na hotelaria. Com isso enxerguei muitas oportunidades na minha carreira profissional e passei a compreender melhor como tornar cada área mais produtiva”, destacou Simone.

Na transição das bandeiras Blue Tree para a Bourbon do empreendimento Convention Ibirapuera, Simone teve uma papel fundamental na implantação dos padrões e serviços entre as bandeiras, assessorando John Chen e Sérgio Assis, que foram responsáveis por essa transição de marcas e conceitos. “Posteriormente trabalhei como consultora em projetos de shoppings e empresas de segurança patrimonial, assim como em vários meios de hospedagem pelo Brasil. Entre eles o Unique Garden em que era responsável pela área de qualidade e projetos do empreendimento. Essa foi uma grande escola para mim onde atuei por quase três anos e aprendi muito os conceitos e padrões de um hotel de luxo”, revelou Simone.

E com essa bagagem profissional, Simone aceitou o desafio de ser a Gerente de Operações do Malai Manso Resort. “Faltava esse desafio profissional em minha carreira e trago comigo muita experiência nas diversas áreas operacionais combinando expertise de negócios, com convenções e lazer. Meu objetivo é implantar cada vez mais melhorias nos departamentos operacionais do Malai Manso Resort e estou muito motivada e segura para aplicar meus conhecimentos para treinar, motivar e desenvolver as aptidões nos colaboradores, mas respeitando os costumes e as diferenças regionais”, conclui Simone.

Palácio Tangará oferece acesso especial às piscinas para não hóspedes

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A piscina interna do empreendimento (Foto: divulgação)

O Palácio Tangará, primeiro hotel masterpiece da Oetker Collection na América Latina, é a mais nova opção de passeio para o dia. O hotel anuncia o lançamento de duas novas modalidades de acesso às suas áreas comuns – o SOU por Um Dia e o temporário Pool Day Pass. Confira os detalhes.

No SOU (Seu Oásis Urbano) por Um Dia, os benefícios são acesso às piscinas interna e externa do hotel, saunas e academia; 10% de desconto em alimentos e bebidas no Spa e nos apartamentos durante o dia da experiência, além de Valet Parking e acesso ao Wi-Fi. O valor pode ser consultado no site do empreendimento e crianças de até 12 anos pagam somente metade do valor. O pacote deve ser adquirido na recepção do hotel no dia da sua utilização.

A modalidade está disponível de segunda a sexta-feira, com check-in a partir das 10h00 e check-out às 18h00. A promoção não é válida para feriados ou dias de eventos no hotel. Os beneficiários do SOU por Um Dia receberão uma pulseira especial como garantia dos benefícios.

Já no Pool Day Pass, válido até 29 de fevereiro, os benefícios são acesso à piscina externa do hotel e Wi-Fi. Do valor total do pacote, R$ 100 são creditados em alimentos e bebidas a serem consumidos no Pool Bar durante o dia da experiência. Não há devolução caso o valor total não seja consumido. O Pool Day Pass deve ser comprado na recepção do hotel no dia da sua utilização.

É válido de segunda a sexta-feira, com check-in a partir das 10h00 e check-out às 18h00. A promoção não é válida para feriados ou dias de eventos no hotel.

Em ambas modalidades, o horário de permanência acompanha o funcionamento do Pool Bar.