TAP lança rota Lisboa-Florianópolis
Lisboa e capital do Estado de Santa Catarina vão ter três ligações por semana

A TAP Air Portugal vai voar para Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, no sul do Brasil. A partir do dia 3 de setembro de 2024, a companhia aérea vai oferecer três voos semanais entre Lisboa e o Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz.
A escolha de Florianópolis como o 12º destino da TAP no Brasil, vai permitir continuar a desenvolver a estratégia de diversificação no mercado mais importante da companhia, reforçando junto dos brasileiros a conveniência geográfica de Portugal como porta de entrada para mais de 50 destinos na Europa.
A TAP vai operar para Florianópolis utilizando a aeronave Airbus A330-200 que transporta 269 passageiros, 244 em classe Econômica e 25 em Executiva. O voo vai ter a duração de cerca de 11h.
Os voos entre Lisboa e Florianópolis vão operar às terças, quintas e sábados, com partida de Lisboa entre as 10h10 e as 10h50 e chegada a Florianópolis entre as 17h15 e as 17h55. No sentido inverso, os voos partem da capital de Santa Catarina entre as 19h35 e as 20h40 e chegam à capital portuguesa entre as 9h50 e as 10h55 do dia seguinte.
De acordo com Luís Rodrigues, CEO da TAP, o lançamento do voo para o Estado de Santa Catarina já estava a ser avaliado e estudado há algum tempo. “Para a TAP, é muito importante termos conseguido antecipar o lançamento desta nova rota para um período em que, devido ao estado de calamidade no Rio Grande do Sul e encerramento do aeroporto de Porto Alegre, o Sul do Brasil tanto precisa”, afirma. “Um aumento de oferta para o nosso maior mercado, que é o Brasil, é algo normal e desejado por nós. Com esta nova rota, a TAP reforça o compromisso de continuar a investir para ser a companhia aérea europeia preferida dos clientes brasileiros”, conclui.

Para Jorginho Mello, Governador de Santa Catarina, “esta nova fase que estamos vivendo no estado reflete em boas notícias como a de hoje. Isso é uma conquista para Santa Catarina e para os catarinenses, que possuem relações importantes com a Europa. Receber um voo da TAP é sinal de prestígio e confiança nesta nova fase que vive o estado. Além disso, iremos potencializar ainda mais a experiência turística em nosso estado, recebendo portugueses e todo povo europeu em nossa terra e vamos ampliar as oportunidades de negócios em nossa relação comercial que pode crescer ainda mais. Faremos um importante intercâmbio de ideias e conhecimentos para levar e atrair negócios, através de feiras, congressos e parcerias. Não tenho dúvida de que é um grande acerto da TAP, mas também é um divisor de águas na história de Santa Catarina”, diz.
Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, comenta que, “temos conversas constantes com a TAP e estamos honrados em sermos o aeroporto escolhido pela companhia aérea para conectar o Sul do Brasil. O Floripa Airport está pronto para atender com qualidade essa nova operação, que já vinha sendo planejada dada a força da demanda de passageiros para este voo. Uma parceria que tem tudo para ser forte e duradoura”, observa.
Para Catiane Seif, Secretária de Estado Adjunta do Turismo, “é com imensa felicidade que anunciamos a nova rota aérea Florianópolis-Lisboa. Esta conquista é fruto de um forte trabalho do Governo do Estado de Santa Catarina, capitaneado pelo Governador Jorginho Mello e os parceiros Floripa Airport e TAP Air Portugal. Esse voo foi muito ansiado pela população, pois ele proporciona uma conexão direta que facilita o fluxo de turistas entre os dois destinos. Para Santa Catarina, essa ligação direta com a capital portuguesa traz o desafio de promovermos nossas belezas naturais, cultura rica e hospitalidade ao mercado europeu. Chegou a vez da Europa viver um estado de alegria”, comenta.
O Secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, afirma que “está feliz em poder participar e contribuir com este projeto que será um marco para o desenvolvimento turístico e econômico de Santa Catarina. O ano de 2024 entrará para a história como o período em que nos conectamos diretamente com a América do Norte e Europa. Serão outros tempos e devemos todos nos preparar para fazer deste momento algo perene e exitoso”, diz.