Sustentabilidade: Como implementar ações ESG na hotelaria?

Para a hotelaria, esta temática está ainda mais presente, uma vez que já faz parte da realidade dos negócios há um certo tempo

*Por Larissa Dias Vieira – Para indústrias em geral, temáticas de sustentabilidade, hoje denominadas como ESG – Environmental, Social and Governance, em português Ambiental, Social e Governança, são uma das principais pautas. Visando preservar o planeta que nos abriga, além de desenvolver ações de melhor e mais positivo impacto social, levar a pauta verde para o dia a dia das empresas se tornou cada vez mais presente.

Publicidade
Clima ao Vivo

Para a hotelaria e turismo, esta temática está ainda mais presente, uma vez que já faz parte da realidade dos negócios há um certo tempo. Em estadias, pequenas mudanças diárias – como avisos para reutilização de toalhas, a fim de menor consumo de água, são cada vez mais comuns. Deste modo, essa tão rica indústria consegue ser exemplo para outros negócios, uma vez que não perdeu sua essência, a hospitalidade, ao incorporar novas e verdes práticas.

Ainda assim, discutir temáticas ESG pode encarar certa barreira, principalmente quando falamos de negócios menores, pela dificuldade de sua incorporação. Segundo a Hotel Tech Report (2024), mais de 60 empresas hoteleiras fazem parte da Sustainable Hospitality Alliance, representando 4,5 milhões de quartos de hotel, o que ainda é apenas 25% do total no mundo.

Mas quais práticas podem ser facilmente aplicadas e, gradativamente, impactarem o ecossistema hoteleiro em geral? Richard Rehwaldt, Vice-presidente LATAM do grupo hoteleiro BWH Hotels, uma das principais atuantes de ESG no setor, explica: “Implementar estas ações pode parecer difícil. No entanto, para isso funcionar para as nossas propriedades regional e globalmente, entendemos a peculiaridade de cada negócio e localidade, assim como estudamos cada prática sustentável. E logo conseguimos entrelaçar as melhores ações para cada modelo, facilitando sua implementação. Basta querer conhecê-las!”.

Sustentabilidade: Como implementar ações ESG na hotelaria?
As práticas ESG são uma das principais pautas da hotelaria – Pixabay.
Publicidade
APP da Revista Hoteis

Pequenas ações fazem a diferença para um grande ecossistema ESG

Em 2023, o grupo que conta com a renomada rede Best Western Hotels & Resorts anunciou uma parceria com a Tesla para a instalação de estações de carregamento de veículos elétricos. Somente esta ação impactou mais de 65% na redução de emissão de carbono, somente na América do Norte.

Na América Latina, a região que abriga a maior e mais biodiversa floresta do mundo, a Floresta Amazônica, as ações são ainda mais focadas nos mercados locais. Na Costa Rica, por exemplo, o hotel beira-mar Best Western Tamarindo Vista Villas, em alinhamento com o governo local, é um dos responsáveis pela limpeza das praias, que além de ter equipes especializadas, também conta com o apoio indireto dos hóspedes, a partir de avisos e outras ações durante as hospedagens. Portanto, com pouquíssimas movimentações no ecossistema da empresa, eles são um dos principais responsáveis pela preservação da beleza natural do rico país.

Publicidade
Desbravador

Para redução no consumo de plástico, hotéis da rede na região também já iniciaram a implementação de estações de água potável nos corredores, com acesso livre para os hóspedes, sem a necessidade de garrafas de água mineral nos quartos. Este investimento, uma vez completado, pode significar ainda um superávit no balanço mensal do negócio. “Vimos um impacto muito positivo em nossa propriedade Libre Hotel, BW Signature Collection, em Lima, no Peru, ao fazer essa pequena troca. Os hóspedes, também muito atuantes e um dos principais pressionadores para mudanças ESG, facilmente se adaptaram e valorizaram a mudança”, comenta Richard.

Planejamento gera impactos ainda mais positivos

Ações maiores e planejadas desde o início das construções são ainda mais impactantes para um futuro mais verde. No Brasil, um dos principais países da região, o hotel interiorano Best Western Suites Le Jardin, que possui quatro piscinas de águas termais naturais, conta com um sistema de reúso próprio, de modo que sua estação de tratamento (ETA) faz o processo de limpeza da água e a reutiliza nas descargas dos mais de 280 quartos e limpezas externas.

Publicidade
Carbono Free

Estes são alguns exemplos de pequenas, médias e grandes ações que funcionam para hotelaria em geral e que, ao fim, agem para o mesmo objetivo: um impacto extremamente positivo e relevante para o nosso meio ambiente. “Este é o foco da BWH Hotels para os próximos anos. Não podemos pensar em crescimento, sem pensar no futuro, e esse futuro é verde!”, conclui Rehwaldt.

*Larissa Dias Vieira é Jornalista e Especialista de Marketing da BWH Hotels LATAM

Publicidade
Anuncie conosco

João Bernardes

João Bernardes é Repórter da Revista Hotéis

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA