Stopover, belezas naturais e culturais aumenta turismo no Panamá
Em 2023, o Panamá registrou um total de 2,5 milhões de visitantes, alta de 29,4% em relação a 2022
A Cidade do Panamá é uma das capitais mais antigas das Américas, pois sua fundação data de 15 de agosto de 1519 pelo conquistador espanhol Pedro Arias Dávila. A construção do Canal do Panamá pelos Estados Unidos em 1914 foi de grande benefício para a infraestrutura da cidade, pois ajudou na erradicação da febre amarela e a malária bem como a introdução do primeiro sistema de água potável.
A rota interoceânica proporcionada pelo Canal do Panamá é um dos motores da economia do País, pois é onde passa cerca de 8% do comércio mundial, conectando mais de 150 rotas marítimas e 1.700 portos em 160 países. Com isso, o PIB do país em 2022, segundo o banco Mundial, foi de US$76,52 bilhões. A população atual do país é de cerca de 4.620 milhões e boa parte se encontra na capital que é o principal centro econômico e financeiro do país. Além do porto e do canal, a economia da Cidade do Panamá é baseada no setor de serviços, fortemente ponderado em direção a serviços bancários, comércio e turismo.
E o turismo é a atividade que mais cresce nos últimos anos no Panamá pelos viajantes que buscam uma combinação singular de cultura e natureza, ou mesmo os viajantes de negócios. Em 2023, o Panamá registrou um total de 2,5 milhões de visitantes, alta de 29,4% em relação a 2022, conforme dados da Autoridade de Turismo do Panamá. Os brasileiros cada vez mais são atraídos pelo destino que ganhou recentemente um guia digital em português. A obra Cidade do Panamá sem Escalas foi idealizada pela jornalista Anelise Zanoni, do projeto Travelteraoia em parceria com a Copa Airlines.
O guia pode ser baixado gratuitamente clicando aqui. Pelas 28 páginas do guia Cidade do Panamá Sem Escalas há informações divididas em segmentos, como dicas básicas, atrações turísticas para estadas curtas e longas, locais para se hospedar, restaurantes com gastronomia típica ou internacional, além de dicas de destinos turísticos próximos à Cidade do Panamá, como San Blás e Bijao. O conteúdo inclui também informações sobre os voos da Copa Airlines que fazem conexão direta entre o Brasil e a Cidade do Panamá. Atualmente, a companhia aérea tem voos diretos das cidades de Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo e em breve retoma os voos de Porto Alegre.
Stopover incrementa o turismo
E uma das grandes apostas da Copa Airlines para incrementar ainda mais o número de turistas ao país é o stopover. Através dessa ação os passageiros podem desembarcar no destino da escala – neste caso, na cidade do Panamá – antes de irem para o destino final, como o Caribe, América do Norte ou Central. O melhor de tudo é que essa experiência não tem custo adicional. Mas o Stopover no Panamá deve ser adicionado no momento da reserva. A parada pode ser realizada no caminho para o destino final ou na volta para a casa, variando de 24 horas a sete dias, de acordo com a sua preferência.
A Copa Airlines usa o Aeroporto Internacional de Tocumen como hub internacional, onde faz vôos para 85 destinos em 32 países da América do Norte, Central e do Sul. Conta com uma frota jovem e moderna de 100 aeronaves, sendo: 58 Boeing 737-800 Next-Generation e 32 Boeing 737 MAX 9, 9 Boeing 737-700, 1 Boeing 737 MAX 8. Em 2023, a Copa Airlines foi eleita uma das “15 Melhores Companhias Aéreas Internacionais” pelo prêmio Readers’ Choice da prestigiada revista Condé Nast Traveler.
Ela é uma companhias aéreas que faz parte da aliança com a Marriott Bonvoy. Apresenta benefícios exclusivos para que os clientes de ambas as marcas possam maximizar suas recompensas e desfrutar de experiências de viagem. Entre as promoções exclusivas estão: A transferência de pontos para seu programa de passageiro frequente e, como bônus, podendo ser adicionado até cinco mil milhas para cada 60.000 pontos transferidos para milhas ConnectMiles. A transferência de pontos para milhas pode ser na proporção de três para um com o programa ConnectMiles e os clientes podem transferir de 3.000 a 240.000 pontos/dia.
Onde se hospedar na cidade do Panamá
O Marriott Panama Hotel possui a localização privilegiada é um dos diferenciais, pois fica inserido no Albrook Mall, um grande complexo de compras a poucos metros do terminal de transporte nacional do Panamá. Fica próximo a centros empresariais e das principais atrações turísticas da cidade, como o Canal do Panamá, Casco Antiguo e Amador Causeway. Sua infraestrutura é bem moderna e conta com terraço da piscina com vista para a Cerro Ancón e um moderno fitness center com equipamentos de última geração com uma ótima vista panorâmica.
Possui infraestrutura para atender desde uma simples reunião de negócios, a grandes eventos, pois conta com 21 salas de eventos e um centro de convenções que pode acomodar até 2000 pessoas. O restaurante Canal Bistro oferece uma seleção de cozinha internacional e pratos tradicionais da culinária panamenhos e serve café da manhã, almoço e jantar. Já o restaurante Colina de Ancon tem como foco a culinária asiática e oferece uma seleção de pratos japoneses e peruanos, bem como uma deliciosa variedade de pratos para compartilhar.
A sustentabilidade é uma das grandes preocupações do hotel que reduziu o uso de plásticos. Possui em cada andar uma central para servir água gelada em garrafas de vidro de forma gratuita aos hóspedes. O hotel está investindo na geração de energia limpa e em breve terá energia solar fotovoltaica. As diárias variam muito dependendo do periodo, mas fica em torno de US$ 250 e vale a pena se hospedar, pois os serviços são impecáveis.
Marriott Bonvoy
Quem se hospeda no Marriott Panama Hotel pontua no Marriott Bonvoy que tem um portfólio de mais de 30 marcas hoteleiras e um programa de viagens altamente premiado. Ofereça aos hóspedes fiéis muitas maneiras de aproveitar ao máximo sua associação para desfrutar de viagens mais gratificantes e experiências exclusivas para membros. Os membros têm acesso a mais de 30 marcas de hotéis e 10.000 destinos globais onde podem ganhar e resgatar pontos para estadias gratuitas. O portfólio inclui uma grande coleção de propriedades de luxo e estilo de vida, bem como marcas premium.
Os membros podem ganhar pontos em quase 8.800 propriedades Marriott Bonvoy participantes em todo o mundo e acelerar os pontos que podem ganhar para estadias gratuitas ao usarem cartões de crédito de marca conjunta Marriott Bonvoy para fazer compras diárias. As experiências atualmente disponíveis na plataforma incluem jantares privados com chefs em restaurantes exclusivos, bem como experiências de parceiros globais como o Manchester United, a National Football League e a equipa Mercedes-AMG Petronas F1.
O antigo harmoniza com o novo
A cidade do Panamá possui muitos edifícios modernos e arranha céus, mas também preserva sua história e tradições. Conta com dois distritos declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. A mais antiga é Panamá Viejo, um sítio arqueológico que preserva as ruínas da primeira cidade, fundada em 1519 e destruída por piratas. Já Casco Antiguo é murada repleta de cores, sabores e história que pode ser percorrida a pé e oferece diversos museus e uma agitada vida noturna, com bares na cobertura e restaurantes como o Lazotea Restaurant & Rooftop que mistura harmoniosamente sabores latino-americanos com influências mundiais em um terraço espetacular do pôr do sol e com uma das melhores vistas da cidade do Panamá.
O local é a porta de entrada de quem visita o bairro histórico de Casco Antigua. Quem lidera a gastronomia é o Chef Executivo Jorge Rausch e no menu podem ser encontrados Fricassé de Cogumelos, assim como o refrescante Ceviche de Polvo, os Tacos de Camarão com Conchas de Jicama (únicos no Panamá), o original Tartar de Salmão com molho oriental, e muito mais. Entre os pratos principais estão a Burrata Stracciatella com emulsão de tomate de árvore, assim como o Pork Knuckle com purê de Boronia ou o Lamb Stew com purê de banana verde, soro costeiro, emulsão de abacate, cebola, chalotas em conserva e beterraba crocante. Os pratos e petiscos são harmonizados com coquetéis originais de assinatura preparados pelo renomado mixologista Raymundo Frías. Entre as criações exclusivas de Ray, estão o Lazotea Sunset, Peach Moon e Camino al Cielo. Música ao vivo com DJ´s tornam o espaço imperdível para uma visita.
Casco Antiguo
É um charmoso bairro histórico na cidade do Panamá considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Esse distrito data de 1673 e conta com praças vibrantes e ruas pitorescas pavimentadas com tijolos e cercadas por edifícios coloridos. Uma visita imperdível e a Catedral Metropolitana Santa María la Antigua da Cidade do Panamá, localizada na praça principal. O início de sua construção é de 1688 e sua fachada em pedra escura (provenientes da antiga catedral, em Panamá Viejo), contrasta com as duas torres brancas laterais, com os arremates piramidais recobertos de nácar. A edificação está muito bem preservada e em seu interior guarda muito acervo sacro.
Ao lado da Catedral está o Museu do Canal Interoceânico do Panamá que oferece insights sobre a importância histórica e a engenharia do Canal do Panamá, que liga o Atlântico ao Pacífico. Os visitantes podem encontrar vídeos, painéis, fotos, recortes de jornais, objetos, entre outros itens, todos ligados a essa construção, considerada uma das mais importantes do mundo.
I Love Panamá
Essa é a loja de uma tradicional produtora chocolate de alta qualidade que conta a história e a cultura do Panamá através de barra de chocolates. Está localizada nas ruas estreitas de Casco Antiguo, atrás do museu que conta a história do canal que recebe uma barra de chocolate na homenagem de inauguração em 1914. Outras barras de chocolates homenageiam as influências afros do Congo, o Barú, uma fruta típica da região, o Diablo que leva pimenta em sua composição, entre outros. Existe a possibilidade de produção de barras de chocolates personalizadas de acordo com, quantidades mínimas.
Os visitantes podem conhecer e experimentar as sementes da fruta do cacau produzidas das terras úmidas da província de Bocas del Toro, no Caribe panamenho, através de visita guiada, assim como adquirir barras de chocolates. Num espaço refrigerado, estão esculturas feitas de chocolates por vários artistas que retratam um pouco da cultura e tradições que cercam o cacau panamenho. Esse é uma visita imperdível para quem vai conhecer o centro histórico da cidade do Panamá.
Amantes da natureza e do ecoturismo
Esse perfil de viajante encontra na cidade do Panamá um clima tropical e vegetação abundante que proporciona um bom contato com a natureza e o ecoturismo. O Parque Nacional Soberania oferece trilhas e observação de aves, enquanto o arquipélago de Coiba, Patrimônio Mundial da UNESCO, é perfeito para mergulhadores, com recifes de corais vibrantes e vida marinha exótica. A vista para a cidade a partir do Parque Metropolitano é espetacular. O Causeway de Amador é formado por quatro ilhas unidas pelas rochas escavadas durante a construção do Canal do Panamá. É um dos lugares favoritos dos panamenhos para passear, patinar e pedalar, com várias marinas em que é possível alugar barcos de pesca ou ir de barca até o Archipiélago de las Perlas. No local se encontram o Biomuseo, o Panama Convention Center e o Smithsonian Research Institute, que construiu um centro dedicado à exploração do mundo natural.
A reportagem da Revista Hotéis viajou a Cidade do Panamá a convite da Marriott Hotéis, Marriott Bonvoy e Copa Airlines para fazer essa divulgação.