Spas agregam requinte e novas receitas à hotelaria

Tratamentos de beleza e bem-estar ganham cada vez mais espaço nos hotéis, proporcionando ao hóspede uma experiência mais agradável durante sua hospedagem

O mercado dos spas no Brasil tem crescido muito nas últimas décadas e a hotelaria tem visto com bons olhos este serviço, que pode agregar muito mais valor aos serviços prestados. Dados da ABC Spas – Associação Brasileira de Clínicas e Spas apontam que o segmento movimentou no ano de 2012 mais de R$ 370 milhões nos diferentes tipos de spas do Brasil, que somam em média mais de 1000 empreendimentos. Atualmente, existem três modalidades de spa, sendo: Urbano, que representa 75% da malha de empreendimentos no Brasil, o qual é estabelecido dentro de cidades e é focado especialmente no combate ao stress, mas também presta serviços estéticos, este agrega várias modalidades de tratamentos em algumas horas; Spa Resort/Hotel, o qual representa 18% dos empreendimentos, e conta com serviços direcionados especialmente ao hóspede. Nessa modalidade, a demanda do spa é afetada diretamente pela ocupação do hotel. Em geral, quanto maior a proximidade do empreendimento dos centros urbanos, mais é possível explorar a demanda “local” e de “não hóspedes”, mas o grande enfoque nos serviços é para o hóspede do hotel. E o Spa Destino, que representa 7% do total de spas no Brasil, e tem como principal objetivo oferecer tratamentos completos com objetivos pré-definidos, onde o cliente passa por vários dias de tratamento e só sai após ter o seu objetivo alcançado. Esses empreendimentos ficam localizados longe dos grandes centros urbanos do Brasil.

Publicidade
Carbono Free

Conceito milenar

Desde os primórdios da humanidade, muitas civilizações antigas veneravam a água como método de cura do corpo, quando guerreiros ficavam imersos em banheiras com águas termais para curar as feridas causadas pela guerra. Existem muitas definições da palavra ‘spa’. Alguns dizem que ela refere-se ao termo em latim, o qual significa “Salut per Aqua”, ou “saúde que vem da água”. Se formos procurar no dicionário o significado da palavra, encontramos a seguinte definição: “Certo balneário da Bélgica. / Local de repouso e recuperação (balneário, dieta, atendimento médico etc.)”. Este local belga continha uma nascente de água quente e era muito frequentado por pessoas a procura de um banho relaxante e reenergizante.

LEIA MAIS
Publicidade
Desbravador

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

CLICK AQUI PARA ESCOLHER O IDIOMA DA LEITURA
error: ARQUIVO NÃO AUTORIZADO PARA IMPRESSÃO E CÓPIA