HOME Matérias Aconteceu Solenidade de abertura celebra 30ª edição do FESTURIS

Solenidade de abertura celebra 30ª edição do FESTURIS

82
0
SHARE
Cerimônia de abertura do FESTURIS reuniu um público de 1500 pessoas em Gramado (RS)

Direto de Gramado (RS) – Aconteceu na noite de ontem, quinta-feira, 8 de novembro, no Palácio dos Festivais, no centro de Gramado (RS), a cerimônia oficial que marca o início do FESTURIS – Feira Internacional de Turismo. A abertura do evento, que já está em sua 30ª edição e segue até o próximo domingo, dia 11, reuniu mais de 1500 pessoas, entre autoridades, jornalistas e convidados.

A Solenidade teve início com a entrega do Troféu Amigos do FESTURIS, prêmio de agradecimento aos parceiros. Na sequência, subiu ao palco Guilherme Paulus, Presidente da CVC Viagens e Turismo, que comentou sobre a força da indústria do turismo para o país ao gerar milhares de empregos. “Para conseguirmos trazer turistas de fora ao Brasil, precisamos trabalhar e não apenas esperar ações do governo. Temos que cobrá-los, mas jamais podemos nos acomodar”, enfatizou.

O Hino Nacional Brasileiro foi interpretado pelo cantor Luiz Carlos Borges e por bailarinos

Marta Rossi, Fundadora e Diretora da Rossi & Zorzanello, empresa organizadora do FESTURIS, em um discurso emocionado, agradeceu a todas as autoridades presentes. “Chegar à 30ª edição é, com certeza, motivo de orgulho. Sabemos do legado que deixamos a Gramado, ao estado do Rio Grande do Sul e para o turismo de todo o Brasil. E isso é apenas o começo do que pretendemos fazer. Todos nós que trabalhamos neste setor sabemos de seu poder de mudança para um país. O Brasil está cheio de esperança e desejando sair de uma era de recessão”, completou Marta.

Marta Rossi, Fundadora e Diretora do FESTURIS

Em seguida, Eduardo Zorzanello, também Diretor da Rossi & Zorzanello, afirmou em sua apresentação que o FESTURIS busca, todos os anos, se renovar e proporcionar aos expositores e participantes os melhores resultados de negócios. “Somos considerados pelo trade como a maior feira de turismo da América Latina. E, nesta 30ª edição, contaremos com um público superior a 15 mil pessoas”, declarou. Logo, houve uma homenagem à Sílvia Zorzanello, falecida em 2010, mãe de Eduardo e Fundadora do Festuris ao lado de Marta Rossi em 1988.

Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinícius Rossi

Alexandre Sampaio, Presidente da FBHA – Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, disse que o Brasil está num momento de transição e existe uma grande percepção que o turismo ocupará um espaço protuberante. João Alfredo Bertolucci, Prefeito de Gramado, também esteve presente na Solenidade.

Autoridades presentes na Solenidade de Abertura do FESTURIS

Encerrando, o Ministro do Turismo Vinícius Lummertz enfatizou que o Brasil precisa seguir no caminho da coragem. “Precisamos honrar nosso país para merecê-lo”. Fazendo uma analogia com o atual otimismo que vive o setor de turismo no Brasil, Lummertz citou uma frase do escritor Victor Hugo. “Nada é tão poderoso quanto uma ideia que chegou no tempo certo”.

O atual Ministro do Turismo Vinícius Lummertz
Autoridades que participaram da abertura

Em 2017, o FESTURIS movimentou mais de R$ 280 milhões em negócios segundo dados da UCS – Universidade de Caxias do Sul. Neste ano, conta com mais de duas mil marcas nacionais e internacionais distribuídas em 24 mil m² no Serra Park de Gramado. Serão mais de 60 destinos e empresas do exterior, caravanas com profissionais compradores de países como Estados Unidos, Portugal, Uruguai, Paraguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia, além de todos os estados da federação e principais destinos e produtos turísticos dos países representados.

A equipe da Revista Hotéis é parceira do FESTURIS e se hospeda em Gramado na pousada Aconchego da Serra.