Sobe o número de atendimentos em centrais de informação turísticas de SP
Cresceu 49,5% o número de turistas brasileiros atendidos nas Centrais de Informação Turística da capital paulista. É o que afirma o levantamento do Observatório de Turismo e Eventos, núcleo de estudos e pesquisa da SPTuris – empresa municipal de turismo e eventos de São Paulo.
De acordo com os dados apresentados, foram realizados 9.081 atendimentos, onde 3.638 foram prestados a turistas brasileiros, considerando-se visitantes do Estado de São Paulo e outras unidades da Federação. Os números de atendimentos detalhados de julho foram:
– Turistas internacionais: 2.384
– Turistas nacionais: 3.638
– Estado de São Paulo: 693
– Outras unidades da Federação: 2.945
– População de São Paulo: 3.059
– Total de pessoas atendidas: 9.081
De acordo com Wilson Poit, secretário especial para Assuntos de Turismo e presidente da SPTuris, há uma tendência de o brasileiro visitar e conhecer destinos no próprio país diante da atual conjuntura econômica. “Julho também foi um período de férias, quando São Paulo torna-se um lugar ótimo para ser explorado, com ruas mais tranquilas, atrativos mais vazios e praticamente tudo funcionando. Por isso, muita gente de outras cidades preferiu vir à cidade e este é um excelente momento para o turismo doméstico”, disse.
O levantamento também apontou que o mês de julho foi o que teve maior movimentação de pessoas nos meios de transporte, com 15,1% mais passageiros nos aeroportos de Congonhas e Viracopos, e mais incremento de 1,5% de pessoas viajando pelos terminais rodoviários Tietê, Barra Funda e Jabaquara. Em números absolutos, houve, respectivamente, 2.691.181 passageiros nos dois aeroportos e 1.433.319 passageiros nas rodoviárias paulistanas.